Papa admite que padres abusaram sexualmente de freiras
Ao retornar de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos na terça-feira, 5, o papa Francisco admitiu que padres e bispos abusaram sexualmente de freiras em vários lugares do planeta. "É verdade. Padres e bispos fizeram isso", disse ele, respondendo a uma pergunta de um jornalista. "Estivemos trabalhando por muito tempo sobre esse assunto. Suspendemos vários...
Ao retornar de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos na terça-feira, 5, o papa Francisco admitiu que padres e bispos abusaram sexualmente de freiras em vários lugares do planeta.
"É verdade. Padres e bispos fizeram isso", disse ele, respondendo a uma pergunta de um jornalista. "Estivemos trabalhando por muito tempo sobre esse assunto. Suspendemos vários clérigos."
Foi a primeira vez que ele tocou no assunto. Francisco também contou que seu antecessor, Bento XVI, dissolveu uma ordem religiosa de freiras em 2005 por essa razão. "A escravidão tinha se tornado parte dela, inclusive escravidão sexual por parte dos padres e do fundador", disse ele. Segundo o porta-voz do Vaticano, trata-se da ordem das Irmãs Contemplativas de Saint-Jean, na França.
Na semana passada, um artigo escrito por uma feminista, Lucetta Scaraffia, na revista Women Church World, do jornal do Vaticano L'Osservatore Romano, disse que os abusos acontecem por causa do enorme poder dos padres. "O abuso das mulheres resulta em procriação e, portanto, está na origem do escândalo dos abortos obrigatórios e das crianças não reconhecidas pelos padres", escreveu Lucetta.
"Mais coisas devem ser feitas quanto a isso? Sim. Nós temos a vontade? Sim. Esse é um caminho que já começamos a trilhar", disse o papa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
1984
2019-02-07 08:22:44Tenho que reconhecer a coragem desse Papa. Imagina o poder dos pastores de Igrejas evangélicas lideradas por curandeiros bilionários, e o que náo acontece nos bastidores, ( vide Joáo de Deus ) náo acredito nesses caras, nenhum.
Soniah
2019-02-07 07:58:43Mas também há histórias mais bonitas entre padres e freiras. Conheci um jovem padre que numa missão conheceu um jovem freira, largaram batina e hábito, casaram-se e foram ser felizes! Embora seja contra o celibato imposto, não estamos mais na Idade Média,ninguém é obrigado a permanecer onde não se encaixa. Pelo menos parece esse papa está tentando tirar o pé da Igreja da Idade Média onde ela parou!
Rogério
2019-02-07 03:31:03Não é o celibato que gera a perversão sexual entre os padres. Mas o combo sacerdócio/celibato acaba atraindo para o sacerdócio indivíduos sexualmente pervertidos, por encontrarem ali o ambiente ideal pra seus vícios e ainda manterem as aparências. Tem solução? Sim. Somente ordenar ao sacerdócio homens casados ou castrados. Tudo ou nada.
Mario
2019-02-06 20:06:40Como se demonstra que a Igreja Católica é um puteiro? Como se demonstra que ela é rica? O problema do catolicismo é o capitalismo ou marxismo?
André
2019-02-06 19:47:17A igreja católica e um verdadeiro puteiro. Rico, mais um puteiro.
João
2019-02-06 14:57:26Uma coisa é a pessoa errar; outra é a Instituição Igreja Católica encobrir. Apenas os idiotas acreditam que Deus está no comando dessa religião; se isso for verdade, Deus é um embuste.
MARCONDES
2019-02-06 14:23:15Padres e Freiras não podem casar-se, devido ao fato do Capitalismo da Igreja Católica, em que, todos os bens que esses sacerdotes possuírem , após a morte, o herdeiro oficial chama-se Igreja. Ela não pensa na lei natural que Deus deixou, simplesmente pelo fato de que só pensa em dinheiro.
Charles
2019-02-06 13:43:14Quer dizer que costuma rolar uma suruba entre os padres e as freiras pelas irmandades e sacristias pelo mundo afora?
Fernando
2019-02-06 13:32:52Viu no que dá Padre não poder casar?
Ester
2019-02-06 13:11:11Deveriam permitir que os padres se casem,o celibato imposto pela Igreja é o gde vilão.