Pai do ministro Fábio Faria é denunciado por desvios de R$ 3,7 mi
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o ex-governador Robinson Faria, do PSD, por desvios e lavagem de dinheiro de 2,7 milhões de reais. Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2010, quando ele presidia a Assembleia Legislativa do estado. Robinson é pai do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que não está entre...
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou o ex-governador Robinson Faria, do PSD, por desvios e lavagem de dinheiro de 2,7 milhões de reais. Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2010, quando ele presidia a Assembleia Legislativa do estado. Robinson é pai do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que não está entre os alvos da investigação.
O ex-governador é acusado no âmbito da Operação Dama das Espadas, que mirou um suposto esquema de "rachid" - desvio dos salários dos servidores - no Legislativo potiguar. Ele também responde por desvios de 1,1 milhão de reais na mesma investigação.
A denúncia narra que, na condição de presidente da casa, Robinson Faria teria dado aval para que o então secretário administrativo, Rodrigo Marinho, indicasse um "time de confiança" de servidores fantasmas. Os recursos arrecadados com os desvios dos salários serviram para a manutenção de um haras turístico que pertenceria a Marinho.
A "Dama das Espadas" chegou a cumprir buscas e apreensões contra Robinson Faria, em 2017. Uma ação controlada - método de investigação em que a Polícia Federal monitora e grava a prática de crimes enquanto estão sendo cometidos para obter provas - flagrou um assessor do ex-governador tentando comprar o silêncio da principal delatora dos esquemas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)