Adriano Machado/Crusoé

O pacote de Moro e a disputa pelo protagonismo com a Previdência

05.02.19 14:01

Lideranças do Congresso Nacional avaliam que o governo errou ao permitir que o ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), apresentasse seu pacote anticorrupção e antiviolência antes do texto da reforma da Previdência.

Para parlamentares, como a reforma previdenciária foi elencada como prioridade número um da gestão Jair Bolsonaro, qualquer outro projeto maior só deveria ser apresentado ao Congresso Nacional depois dela.

Ao apresentar uma proposta relevante antes, lideranças partidárias avaliam que o governo pode ter passado à sociedade e, principalmente, ao mercado, a ideia de que a reforma da Previdência não é tão prioridade assim.

A avaliação feita nos bastidores por parlamentares foi externada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ao site O Antagonista, ele afirmou que o pacote não pode atrapalhar a reforma da Previdência.

“Não tem problema encaminhar outras pautas, mas precisam ter um debate que não atrapalhe a agenda da Previdência”, afirmou o parlamentar fluminense nesta segunda-feira, 4.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Na minha opinião não há nada de errado nisto. As duas são prioridades do Governo, e os Senhores Congressistas têm muito a fazer e rápido para realmente mostrar ao país que estão do lado das mudanças que o povo brasileiro quer ver acontecer.

  2. Quem sabe os dois estão querendo preencher o vácuo deixado pelo presidente e Rodrigo Maia fala isso pq não “gosta” do pacote de Moro

  3. Fico pensando quando leio uma nota como essa, quem será que paga um profissional para “achar”e denominá-lo ,“especialista”? Sem dúvida, o brasileiro.

  4. A questão da violência é urgente!! Segurança Pública é sempre colocada em segundo plano. A qualquer momento podemos ter nossos próprios familiares ceifados numa situação de violência que a sociedade já não aguenta mais.

  5. Não existe disputa, duas reformas distintas e necessárias e serão conduzidas cada uma a seu tempo quem decidirá é o presidente infelizmente estando grande parte do congresso envolvidos em corrupção vai gerar muita polêmica e o país não pode esperar sendo assim previdência é mais fácil já que a outra vai depender da pressão da população pra ser aprovada. O país não pode ficar paralisado 12milhoes de desempregados vamos chegar lá quem esperou 20anos .....

  6. Acho que a reforma da Previdência e a segurança precisamos seguir ao mesmo tempo pois nossos problemas de violência são urgentes!!! penso que a segurança deveria pedir primeiro que a reforma pois é algo que temos vivido agora. Dariamente a sociedade sofre, tendo seus familiares tomados e eliminados por violência.

  7. Não podem se excluir...essas jogadas são inadmissíveis... é preciso concomitâncias ...p estudo e celeridade...Rodrigo Maia vai ser vaiado tb pela sociedade se se prestar a fazer a política do passado ...

    1. Esses caras ganham verdadeiras fortunas e benesses e não podem analisar duas pautas ao mesmo tempo?? É inacreditável esse nosso Congresso!! Que ponham suas cabeças pra funcionar, o Brasil tem urgência nas duas questões, tanto a previdenciária quanto a criminal! O povo não pode mais esperar por soluções que não chegam nunca!

    2. Querem travar o andamento das reformas necessárias? A urgência se impõe. Comissões distintas, muitos assessores. Só não será possível se faltar a vontade de trabalhar...

  8. Claro que os bandidos não querem pacote do Moro. A maioria e financiado pelo crime organizado. Ou são os próprios criminosos.

    1. Apoiado. Abaixo a bandidagem. Ou, melhor ainda, debaixo do chão.

  9. O congresso tem que trabalhar de segunda a sexta, e assim acelerar as aprovações das propostas feitas pelo executivo, é não ficar julgando o que é prioridade, o Brasil precisa mudar urgentemente...

  10. vejo tanta gente "elogiar" esse Gadelha, agito entendo pq. Se existe 1 pessoa n/governo q qr distância d protagonismo ele c chama Moro. O Juiz tem luz própria ñ precisa fazer algo p/ aparecer, aliás ele ñ fazendo nada e de boca fechada, aparece muito + q todos do governo. Gadelha ressucite o Noticias Populares é bem o seu perfil...

  11. Um NÃO prejudica o outro. Previdência é PEC, necessita de 2/5 dos Deputados (308). Projeto de Lei, caso em tela, apenas 257.

  12. As medidas foram encaminhadas juntas até para viabilizar o debate da sociedade e não deixar o assunto morrer no nosso impoluto congresso. Gadelha, na boa , vai pesquisar...

  13. será que esse pessoal não consegue fazer dois trabalhos de uma vez? quantos bilhões são gastos anualmente pra manter esses preguiçosos do congresso, dinheiro do povo? Vergonha descarada

  14. Pessoal que está de saco cheio da crusoé Recomendo o pingo nos is da jovem pam que passa todo dia a partir das 18:30 é possível acompanhar ao vivo pelo youtube ou depois também eles publicam a reprise !! Muito bom por sinal!!!

  15. Esses projetos tem que andar em paralelo, um pela Comissão de Justiça e outro pela de Finanças. A população 60% já reconhece a necessidade da previdência 80% apoia as mudanças do pacote de segurança. Vamos ver se conseguiram polemizar essas pautas esses deputados.

  16. Gadelha , você não le o que os SEUS leitores comentam sobre suas publicações??? Todo mundo só mete o p... você não percebeu ainda!!?!?? Você é muito ruim cara Que lixo de notícia Você acha que o leitor é idiota? Eu não vejo UMA pessoa se quer falando algo bom das suas publicações!!! Mané tenha um pouco de bom senso!!!

  17. Sabem de nada as "lideranças do Congresso", queremos segurança e justiça, de nada adianta aposentadoria se te matam antes chegares a idade da aposentadoria.

    1. Deixa de ser chato e deixa o jornalista fazer o seu trabalho!

  18. Políticos bananeiras! Falam muito e trabalham pouco! A pauta contra a criminalidade é muito importante pra economia também!

  19. Começa o mimimi. Esse pessoal não gosta de trabalhar, não? Qual o problema de tocar os dois projetos juntos. Só de pensar o quanto os projetos são ser emperrados nas comissões... dá até calafrio. Querem é negociar o voto. Essa gente, nova ou velha, não aprende.

  20. Será que o congresso só pode trabalhar em um projeto de cada vez? Está na hora de parar com este mi-mi-mi e discutir / votar os projetos importantes. E vcs da imprensa que ficam cobrando, cobrando e cobrando medidas e agora dizem que vai atrapalhar? Cobrem que este povo arregasse as mangas e trabalhem.

  21. Os caras estão com medo de trabalhar ?? Que isso , tem que mandar pautas sim ... aproveitar o apoio popular para arrumar a casa. O que não pode é deixar espaço para que derrubem as pautas. A população está cansada de esperar que os politicos trabalhem para a população. Temos que fazer a nossa parte também , numa marcação cerrada com os nossos deputados federais e senadores.

  22. Os caras estão com medo de trabalhar ?? Que isso , tem que mandar pautas sim ... aproveitar o apoio popular para arrumar a casa. O que não pode é deixar espaço para que derrubem as pautas. A população está cansada de esperar que os politicos trabalhem para a população. Temos que fazer a nossa parte também , numa marcação cerrada com os nossos deputados federais e senadores.

  23. Ambas as reformas São fundamentais e são propostas de campanha. Se o Congresso for dificultar a tramitação de qualquer uma delas, não importa a ordem de apresentação. O importante é ver que o governo está funcionando e as negociações terão que acontecer. Sobre o "sentimento" do mercado, acho que já está amadurecido para enxergar que a reforma da Previdência vai acontecer muito em breve. Não vejo esse risco que o jornalista expõe.

  24. O Maia quer, unicamente, diminuir de importância o combate à corrupção - é isso que se pode inferir de tudo. De modo que, o Governo acertou ao não interpretar como excludentes suas prioridades. Dito assim, parece que o presidente da Câmara preferia que a articulação política ficasse a cargo do Guedes em consonância com o Renan, para continuar o achaque político costumeiro, fazendo desse governo mais um refém das velhas práticas daninhas.

  25. porrada esses caras nunca encararam o batente de frente. tem dois pacotes de leis para discutir e votar! e daí! vcs não sabem o que é o fim de mês e. um depto comercial. vai trabalhar bando de vagabundos, que valorização extrema. vai descarregar um caminhão de saco de cimento. cansado dessas frescurites. bota essa outra na comissão e vão trabalhar porra!!!!

  26. Sinceramente, eu acredito que a tua visão está equivocada. Por que um simples projeto de lei não pode tramitar junto com uma emenda constitucional? Nem todo administrar público é egocêntrico. As pessoas que pensam assim, talvez as pessoas não acreditem mais em patriotismo.

  27. O objetividade tem que fazer parte desse governo. As medidas do ministro da justiça são tão importantes quanto a reforma da previdência, uma não inviabiliza a outra, as duas devem ter seus cursos no congresso em regime de prioridade urgente, para isso o congresso foi renovado, a começar pelos seus presidentes (câmara e senado), precisa ser rápido, agir com eficácia e concisão.

  28. Revista Caras Crusoe, relatando pequenos fatos plantados. ONDE estão os analistas de notícias? Bando de jornas de bunda de chumbo.

  29. Mas que noticiazinha safadinha..... estamos aqui falando de ciuminhos e mimimi?!? Aiaiai!!!! Sérgio Moro falou antes de Paulo Guedes... que notícia mais desinteressante!!!

    1. se ele não tivesse ficado com ciúmes não tinha divulgado a minuta da reforma da previdência depois do anúncio de Moro...

  30. Bando de parlamentares de m$#%&erda!!!! Caramba, o que que tem andar 2 reformas em paralelo???? Não dá pra perder nem 1 minuto. Tem que tocar ambas e na maior velocidade possível! É só trabalhar que sai rapidinho!

    1. Também acho!! Qual o problema da carroça vir antes dos bois, se vão fazer o mesmo caminho?!

  31. Não vejo problema. A Reforma da Previdência tem que continuar sendo prioritária. O Presidente da Câmara tem que saber encaminhar. Moro fez bem em colocar o seu pacote de medidas para ser debatido publicamente e, quem sabe, até melhorar esse pacote.

    1. Essa imprensa fica o tempo todo cobrando do governo medidas dos ministros, agora quando se apresenta fica com essas conversas sem relevâncias, fica o tempo todo dizendo que o ministro da casa Civil não se dá com o presidente da Câmara, eles deviam se empenharem por fazer reportagens com conteúdo de relevância para o momento que passa o país, que exigirá muita empenho de todos para o melhor do Brasil, e não fazer reportagem com esse conteúdo que parece mas fofocas.

  32. É o perfil da nossa imprensa, no lugar de perguntar com será que o parlamento pretende colaborar com o país aprovando essas duas reformas, perguntam (pautam) como pode atrapalhar. Vale lembrar que todos os especialistas com as aspas e sem aspas diziam que o Golias Renan não seria derrubado.

  33. Lamentável que tudo que esse governo faz, a mídia critica. São coisas diferentes, e importantes. Segurança é menos ou mais importante do que a previdência? Todos são importantes.

  34. Na minha opinião o pacote do Moro é mais importante que a reforma da previdência. Se o pacote do Moro emplacar, e restringir a corrupção, o toma lá da cá da política, qualquer projeto ou reforma séria será tratada como deve ser tratada, ou seja, de forma republicana, buscando o melhor para o povo brasileiro, e não como é hoje onde o que importa para o político é a sua própria manutenção no congresso.

  35. Para o Maia bom mesmo teria sido deixar a articulação política nas mãos do Guedes em consonância com os desígnios do Calheiros. O achaque permaneceria, tendo o Brasil como refém de S.s. Ex.as.

    1. De modo que o governo acertou não atuar de modo excludente em suas prioridades.

Mais notícias
Assine agora
TOPO