Pacheco diz estar atento a atos que possam intimidar o Congresso
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), declarou nesta terça-feira, 10, que o parlamento está atento a todas as manifestações que possam colocar em dúvida as "balizas democráticas" do país e pregou o respeito à Constituição Federal. O senador manifestou-se horas após o desfile de veículos blindados das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios, com...
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), declarou nesta terça-feira, 10, que o parlamento está atento a todas as manifestações que possam colocar em dúvida as "balizas democráticas" do país e pregou o respeito à Constituição Federal.
O senador manifestou-se horas após o desfile de veículos blindados das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. A exibição aconteceu na mesma data em que a Câmara deliberará sobre a proposta de Emenda à Constituição que prevê a adoção do mecanismo adicional de voto impresso.
Parlamentares entenderam o movimento como uma tentativa de intimidação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal -- este último protagoniza uma escalada nos embates com Bolsonaro, que tem difamado ministros e propagado teorias conspiratórias para levantar suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Pacheco não fez uma avaliação própria sobre o comboio, mas, diante de pronunciamentos de colegas, que encararam o episódio como "algo indevido, inoportuno e um tanto aleatório", reafirmou o compromisso do Congresso com a democracia. "Nada nem ninguém haverá de intimidar as prerrogativas do parlamento", pontuou.
"Sem supervalorizar aquilo que não deve ser valorizado, mas absolutamente atentos a todas as manifestações que possam constituir algum tipo de constrangimento ou de intimidação ao Congresso Nacional, estaremos sempre prontos, todos nós, e isso é algo que nos converge, a reagir a arroubos, bravatas a ações que definitivamente não calham no Estado Democrático de Direito", completou.
O presidente do Congresso acrescentou não interpretar o ato do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Presidência da República como uma investida pela intimidação do parlamento e emendou tampouco acreditar que, com a "maturidade institucional" alcançada pelo Brasil, "haveria um risco nesse sentido".
Pacheco, porém, fez um adendo. "Em alguns momentos, em que se acirram os ânimos, em que se discutem ideias de uma maneira mais acalorada e às vezes até mais agressiva, em que se bloqueiam as relações institucionais que são absolutamente indispensáveis para a democracia do Brasil e muito importantes para os brasileiros, nós devemos afirmar, pelo Congresso Nacional, a nossa posição de absoluta e plena obediência à Constituição Federal, de absoluto e pleno respeito ao Estado Democrático de Direito, que prevê as garantias fundamentais, os direitos individuais, as liberdades públicas, inclusive a liberdade de manifestação".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2021-08-11 13:25:17Valente que teve CPI empurrada,goela abaixo por Luiz Roberto Barroso
Maria
2021-08-11 09:07:15Acho Pacheco um pouco frouxo ,precisa responder as provocações com maior ênfase
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-08-11 08:33:08é tão gratificante ver o boneco de olinda falando.
Lucia
2021-08-11 01:49:38Não faz nada porque não tem moral! Aliás, ninguém tem estatura moral para criticar os outros e fazer alguma coisa que preste nesse país. O único ato digno nos últimos trinta anos foi a prisão de Lula.
Claida
2021-08-10 22:28:23Ufaa.demorou...
Vera Firmino
2021-08-10 21:40:58Sr. PR do Senado, não usarei palavras chulas para criticá-lo, mas forçoso é reconhecer que sua reação tardou. O fato é que o Senado pouco exerce suas competências de modo a se fazer respeitar pelo PR da república de plantão, como, por exemplo, não aprovando nomes por ele indicados para cargos que dependem de aprovação do Senado. Já seria um início. Se V.Exa. quer se destacar e voar mais alto na carreira política, comece a exercitar os músculos, pois inteligência e saúde para isso tem.
Marcos
2021-08-10 21:25:48Senado covarde, anti democrático, frouxo, medroso, cagao...
Odete6
2021-08-10 19:25:21Enquanto isso, o POVO BRASILEIRO dddoooooooooobbbraaaaaaaaaaa de rir com os óóótiiiimos memes que abundam na internet sobre a palhaçadinha milica do dia!!!!!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆 ......
Carlos
2021-08-10 19:02:58O Presidente do Senado ao dizer que ninguém intimida o Parlamento, esqueceu de acrescentar "exceto o STF".
ANTONIO
2021-08-10 18:41:38Esse Pacheco é um safado que tá lá pra defender seus interesses e os da patota dos transportes. Os apedeutas não leem e pensam que esse safado que tá lá é santo.