Os três caminhos possíveis para Eduardo Leite nas eleições deste ano
Nome que chegou a empolgar legendas do espectro de centro durante as prévias do PSDB, Eduardo Leite decidirá seu futuro político nas próximas semanas. Hoje, há três possibilidades na mesa do governador do Rio Grande do Sul: permanecer no PSDB e travar uma disputa dentro da legenda para substituir João Doria como candidato ao Planalto,...
Nome que chegou a empolgar legendas do espectro de centro durante as prévias do PSDB, Eduardo Leite decidirá seu futuro político nas próximas semanas. Hoje, há três possibilidades na mesa do governador do Rio Grande do Sul: permanecer no PSDB e travar uma disputa dentro da legenda para substituir João Doria como candidato ao Planalto, concorrer à reeleição ou deixar o partido rumo ao PSD para também tentar se viabilizar como nome à Presidência.
Embora seja a hipótese menos provável, entre os tucanos anti-Doria que se reuniram na noite de terça-feira, 8, em Brasília, para discutir alternativas à candidatura do governador de São Paulo ao Planalto há um grupo que ainda sonha com a troca de candidato. No caso, a substituição de Leite por Doria. Como a homologação das candidaturas só ocorre em agosto, haveria tempo hábil para a manobra. Aliados do gaúcho, no entanto, temem que, caso ele se empenhe nesse sentido, acabe ficando com a imagem de "mau perdedor", já que ele foi derrotado por Doria nas prévias do PSDB. Se optar por esse caminho, para não sair com a imagem arranhada, Leite terá que jogar parado e esperar que os demais membros do partido tomem a decisão em favor de seu nome.
Já se quiser disputar a reeleição ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB, Leite terá de dar um cavalo de pau no discurso adotado desde a campanha que o elegeu. O governador, por princípio, sempre foi contra o instituto da reeleição. E reiterou sua posição por diversas ocasiões ao longo dos últimos quatro anos. Leite, no entanto, tem sido pressionado por empresários e lideranças políticas locais a concorrer a um novo mandato, mesmo que contrarie frontalmente o que ele pregou desde 2018. O argumento principal dos que defendem a recondução de Eduardo Leite é que o Rio Grande do Sul vive hoje um cenário de bonança, com salários de servidores em dia, dívidas com hospitais quitadas e anúncios de investimentos.
A terceira e última hipótese, ou seja, se filiar ao PSD de Gilberto Kassab na esperança de se tornar o candidato do partido ao Planalto, passou a ser avaliada de duas semanas para cá. A ideia atrai o gaúcho, mas o flerte de Kassab com Lula nos últimos dias gerou desconfiança. Na quarta-feira, 9, Kassab disse não ser impossível uma aliança com o petista já no primeiro turno. Terminar 2022 aliado ao PT seria o pior dos mundos para quem sempre se declarou como oposição ao partido. O comandante do PSD também cogita filiar o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung para que ele seja mais uma opção do partido ao Planalto -- essa possibilidade, porém, é improvável.
“Eduardo é inteligente e saberá não cair em situação que seja capaz de manchar sua história”, diz um aliado. “Qual a garantia que o Eduardo terá de que ele será o candidato à Presidência pelo PSD? Há esses movimentos com Lula, a filiação do Paulo Hartung. Eu no lugar do Eduardo teria uma preocupação caso saísse do PSDB. Isso precisa ser levado em consideração”, pontua o deputado Lucas Redecker, presidente do PSDB no RS.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2022-02-13 14:00:35MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Míriam
2022-02-13 09:36:05Eduardo Leite faria bem à sua biografia se ficasse fora da cafajestada contra Dória. É contra a reeleição, muito bem. Saia candidato ao Senado.
Odete6
2022-02-13 00:24:13Lógico que é a reeleição, Governador EDUARDO LEITE. Fora isso, a única, equilibrada - e útil - possibilidade é o Senado. Não torne-se um pródigo insano desperdiçando suas conquistas com delírios insanos.
PAULO
2022-02-12 19:55:171- Todos estes balões-de-ensaio são inoportunos e contraproducente. Eu gosto do Eduardo Leite, que é um bom administrador, assim como o Doria. Mas ele é mais frágil que o Doria, e o governador de SP, não tem nenhuma chance de ser eleito presidente. Doria pelo menos é senhor no PSDB. Já o Leite, vai ser um vassalo do Kassab, que busca colocar um boi de piranha, assim como o MDB faz, para garantir a vitória do Lula.
MARCOS
2022-02-12 12:36:58VÁ PARA O SENADO.
Nivaldo Simonassi da Silva
2022-02-12 12:29:42Que tempo gasto com quem não tem capacidade de decidir se quer ou não ser honesto e competente. Não é nem uma coisa nem outra. Perdeu assume o resultado e segue em frente, não vá se juntar com quem tem como conduta subverter a lei em tudo o que faz, diga-se aécinho e quem surfou na ilegalidade, diga-se aluysio, com quem não se despe da cultura da imposição, diga-se coroné tassu e afins, nem mencionar o camaleônico e asqueroso kissab...
Nilson
2022-02-12 12:20:47Kassab é um mutante oportunista, vai pra onde sentir o cheiro mais próximo de chegar ao poder. Eduardo leite tem muito feijão pra comer ainda deveria continuar onde se encontra, daqui a alguns anos tenta a presidencia.
AMAURY FEITOSA
2022-02-12 10:45:09cuidado Eduardo este Kassab é do babado naquilo que tem de pior .. o oportunismo o cinismo e o compadrio com qualquer um que lhe propicie vantagens .. você jamais poderá se ligar a ladrões lembre que aquilo que o faz forte e respeitado tem motivação clara .. sua dignidade e decência .. se liga cara se liga.
AMAURY FEITOSA
2022-02-12 10:35:09Leite é um homem digno corajoso e tem todo direito a aspirar algo maior ... mas infelizmente pertence a um bando em clara extinção que se tornou peça ínfima no congresso nacional e política nacional face seus crassos erros e incoerências .. é tempo de reeleição e ele inteligente sabe disto.
Globo e desselixo
2022-02-12 08:56:05Bichinha! Pega seu macho e se manda!