Crusoé
16.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Os sinais enviados por Gabriel Boric ao escolher seus ministros no Chile

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric (no centro da foto), anunciou na sexta, 21, os nomes dos 24 ministros que irão compor seu gabinete. Dos 24 escolhidos, 14 são mulheres, ou 58% do total. Para o Ministério da Fazenda, Boric chamou Mario Marcel. Próximo do Partido Socialista, ele assumiu o Banco Central em 2016, durante...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 22.01.2022 12:14 comentários 10
Os sinais enviados por Gabriel Boric ao escolher seus ministros no Chile
Gabriel Boric gabinete ministros Chile
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric (no centro da foto), anunciou na sexta, 21, os nomes dos 24 ministros que irão compor seu gabinete. Dos 24 escolhidos, 14 são mulheres, ou 58% do total.

Para o Ministério da Fazenda, Boric chamou Mario Marcel. Próximo do Partido Socialista, ele assumiu o Banco Central em 2016, durante o governo de Michelle Bachelet. Com a posse de Sebastián Piñera, ele seguiu no posto, até renunciar na última quinta, 20.

Marcel era o preferido dos mercados, o que pode acalmar as tensões geradas pela eleição de Boric, que veio da extrema-esquerda e prometeu um forte aumento de impostos. Com o anúncio de seu nome, a bolsa de valores subiu 3%.

O Ministério de Relações Exteriores terá à frente a advogada Antonia Urrejola, que foi presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a CIDH, da Organização dos Estados Americanos. A escolha de Antonia sugere que não deve ocorrer um apoio tácito a ditaduras de esquerda da América Latina. "Ela é uma pessoa muito séria, o que deve colocar em ridículo o governo argentino, que apoia as ditaduras da região", diz o advogado argentino Brian Schapira, pesquisador da Fundação Cadal, em Buenos Aires, que conheceu Antonia pessoalmente.

"Boric parece indicar que fará um governo de esquerda, só que racional, que respeitará os direitos humanos. Pelo que ela já disse antes, Antonia deverá ser firme com Venezuela, Cuba e Nicarágua", diz Schapira.

Outro destaque é a neta do ex-presidente Salvador Allende, Maya Fernández, que foi deputada pelo Partido Socialista, o mesmo de seu avô. Ela também é sobrinha da escritora Isabel Allende. Bióloga e veterinária, Maya ocupará o cargo de ministra da Defesa. Ela cresceu em Cuba, onde sua família se exilou. A escolha não deixa de conter uma ironia, uma vez que seu avô foi deposto em um golpe militar, em 1973.

Diários

"Corrigir" Homero? A Odisseia

Dennys Xavier Visualizar

Indústria é o setor mais exposto ao tarifaço de Trump

José Inácio Pilar Visualizar

Tarifaço afeta US$ 11 bilhões em exportações, diz Amcham

Redação Crusoé Visualizar

Argentina pode ser punida por faixa sobre as Malvinas

João Pedro Farah Visualizar

"AtlasIntel não mudará sua técnica por pressão política"

Redação Crusoé Visualizar

Líbano e Israel avançam em acordo para retirada de tropas do sul libanês

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

Ahmadinejad é preso por suposto plano com Israel

Ahmadinejad é preso por suposto plano com Israel

Visualizar notícia
Argentina: disputa por 2027 já começou

Argentina: disputa por 2027 já começou

Visualizar notícia
Chegou o dólar de ouro de Trump

Chegou o dólar de ouro de Trump

Visualizar notícia
Flavinho paz e amor ainda não convence brasileiros

Flavinho paz e amor ainda não convence brasileiros

Visualizar notícia
Já começou a debandada de Flávio?

Já começou a debandada de Flávio?

Visualizar notícia
Lula autoriza educação política na escola: ideologização?

Lula autoriza educação política na escola: ideologização?

Visualizar notícia
Lula inova com "ponte-contêiner" no Nordeste

Lula inova com "ponte-contêiner" no Nordeste

Visualizar notícia
Lula mente ao dizer que mora em São Bernardo desde 1965

Lula mente ao dizer que mora em São Bernardo desde 1965

Visualizar notícia
Nikolas critica Lula por silêncio sobre abusos contra crianças

Nikolas critica Lula por silêncio sobre abusos contra crianças

Visualizar notícia
Renan alerta para "terra arrasada" pelo Congresso

Renan alerta para "terra arrasada" pelo Congresso

Visualizar notícia

Tags relacionadas

América Latina

Antonia Urrejola

Chile

direitos humanos

Gabriel Boric

Maya Fernández

OEA

Salvador Allende

< Notícia Anterior

Para vice-presidente do PSB, discussão de federação com PT só cria tensão

22.01.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Dividida entre Lula e Ciro, Rede deve liberar militância e focar na Câmara

22.01.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Jose

2022-01-23 14:23:26

Então Paulo, o problema não é aumentar impostos. Em uma sociedade decente, os impostos são proporcionais aos ganhos. No Brasil é o inverso. Em uma sociedade decente, os impostos são reinvestidos para diminuir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida de todos. No Brasil é o inverso. Portanto, o problema não são os impostos, mas como se cobra e se usa os impostos!


Jose

2022-01-23 14:18:50

Julio, não entendi. O objetivo de um governo de esquerda não é melhorar a qualidade de vida dos mais pobres? Como eles trabalham contra a educação se a educação é considerada pela esquerda como a melhor forma de evitar o voto de cabresto criado pela direita? Será os modelos dos paises nórdicos é maligno?


Júlio

2022-01-23 12:25:21

Começam o governo com cara bonitinhas, disfarçadas de boas para a população mas no fundo são todos malignos. Trabalham contra o capital e contra a educação do povo para terem seus futuros melhores. Escravizam o povo tornando-os dependentes do estado e iludidos com esse modelo maligno, que podem ser comprovados em todos os lugares governados por eles. Seguramente eles sairão do governo com os bolsos cheios. É só esperar e ver o estrago que esses bandidos vão fazer no Chile.


PAULO

2022-01-23 09:54:13

8- Lula e todos os seus cupinchas estariam presos, e não soltos e de volta à política, como acontece agora. MORO PRESIDENTE 🇧🇷


PAULO

2022-01-23 09:52:39

7- Imagina se tivéssemos um Senado comprometido com os cidadãos. Poderia ocorrer o impeachment de ministros do STF, além e punir os seus pares, como o senador do dinheiro na cueca. Imagina se tivéssemos uma Câmara dos deputados comprometida com os cidadãos. Poderia punir um PR corrupto com o impeachment, além de punir seus pares, como o tal Maranhãozinho. Imagina se tivéssemos um STF comprometido com a justiça.


PAULO

2022-01-23 09:50:52

6- Quem trabalha contra mudanças no status quo é o Mecanismo. Bolsonaro foi o cavalo de Troia do Mecanismo. Ele acabou com a Lava Jato, maior símbolo de combate à corrupção do Brasil, e hoje se une ao ex-presidiário Lula, na desconstrução dos integrantes da operação. Eles lutam contra às mudanças, pois elas são uma ameaça ao Mecanismo. Imagina se tivéssemos um PR comprometido com os cidadãos. Poderia escantear empresários como o André Esteves.


PAULO

2022-01-23 09:48:41

5- Quem se beneficia da corrupção no Brasil, são os detentores do poder, estejam eles no executivo, no legislativo, no judiciário e nos negócios, que é a graxa que movimenta o Mecanismo. O benefício é o poder que gera muito dinheiro, sem nenhum risco, pois nossa justiça se emporcalhou. Alguns atores na política (ex. Moro e Dallagnol) na justiça (ex. TRF4)e na sociedade civil. Porém o MECANISMO CORRUPTO É BRUTO, basta ver o que fizeram e estão fazendo com os integrantes da Lava Jato.


Jose

2022-01-22 22:19:24

Vamos pensar Paulo. Quatro perguntas: Quem se beneficia do sistema corrupto que temos hoje? Quais são estes benefícios? Quem trabalha contra a mudança do sistema atual? Porque lutar contra as mudanças?


PAULO

2022-01-22 22:04:42

4- Um governo corrupto querer me cobrar mais, será um incentivo para mudar de país, no caso de atividades que permitem isso. Ou fazer como alguns grandes fazem, buscar os caminhos na justiça e na política, para me livrar dos impostos, alimentado ainda mais à corrupção. MORO PRESIDENTE 🇧🇷


PAULO

2022-01-22 22:04:05

3- Jose, sempre apontam taxar as grandes fortunas, como a panaceia para resolver a desigualdade social. Verdade, nos países nórdicos os impostos são altos, mas os serviços públicos são de qualidade, e realmente eles não tem desigualdade social. Só que na minha opinião, falta algo no seu raciocínio. Lá a corrupção é menor. Eu sou rico, tendo que pagar além dos impostos altos do Brasil, tudo em duplicidade: saúde, educação, segurança, etc.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Jose

2022-01-23 14:23:26

Então Paulo, o problema não é aumentar impostos. Em uma sociedade decente, os impostos são proporcionais aos ganhos. No Brasil é o inverso. Em uma sociedade decente, os impostos são reinvestidos para diminuir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida de todos. No Brasil é o inverso. Portanto, o problema não são os impostos, mas como se cobra e se usa os impostos!


Jose

2022-01-23 14:18:50

Julio, não entendi. O objetivo de um governo de esquerda não é melhorar a qualidade de vida dos mais pobres? Como eles trabalham contra a educação se a educação é considerada pela esquerda como a melhor forma de evitar o voto de cabresto criado pela direita? Será os modelos dos paises nórdicos é maligno?


Júlio

2022-01-23 12:25:21

Começam o governo com cara bonitinhas, disfarçadas de boas para a população mas no fundo são todos malignos. Trabalham contra o capital e contra a educação do povo para terem seus futuros melhores. Escravizam o povo tornando-os dependentes do estado e iludidos com esse modelo maligno, que podem ser comprovados em todos os lugares governados por eles. Seguramente eles sairão do governo com os bolsos cheios. É só esperar e ver o estrago que esses bandidos vão fazer no Chile.


PAULO

2022-01-23 09:54:13

8- Lula e todos os seus cupinchas estariam presos, e não soltos e de volta à política, como acontece agora. MORO PRESIDENTE 🇧🇷


PAULO

2022-01-23 09:52:39

7- Imagina se tivéssemos um Senado comprometido com os cidadãos. Poderia ocorrer o impeachment de ministros do STF, além e punir os seus pares, como o senador do dinheiro na cueca. Imagina se tivéssemos uma Câmara dos deputados comprometida com os cidadãos. Poderia punir um PR corrupto com o impeachment, além de punir seus pares, como o tal Maranhãozinho. Imagina se tivéssemos um STF comprometido com a justiça.


PAULO

2022-01-23 09:50:52

6- Quem trabalha contra mudanças no status quo é o Mecanismo. Bolsonaro foi o cavalo de Troia do Mecanismo. Ele acabou com a Lava Jato, maior símbolo de combate à corrupção do Brasil, e hoje se une ao ex-presidiário Lula, na desconstrução dos integrantes da operação. Eles lutam contra às mudanças, pois elas são uma ameaça ao Mecanismo. Imagina se tivéssemos um PR comprometido com os cidadãos. Poderia escantear empresários como o André Esteves.


PAULO

2022-01-23 09:48:41

5- Quem se beneficia da corrupção no Brasil, são os detentores do poder, estejam eles no executivo, no legislativo, no judiciário e nos negócios, que é a graxa que movimenta o Mecanismo. O benefício é o poder que gera muito dinheiro, sem nenhum risco, pois nossa justiça se emporcalhou. Alguns atores na política (ex. Moro e Dallagnol) na justiça (ex. TRF4)e na sociedade civil. Porém o MECANISMO CORRUPTO É BRUTO, basta ver o que fizeram e estão fazendo com os integrantes da Lava Jato.


Jose

2022-01-22 22:19:24

Vamos pensar Paulo. Quatro perguntas: Quem se beneficia do sistema corrupto que temos hoje? Quais são estes benefícios? Quem trabalha contra a mudança do sistema atual? Porque lutar contra as mudanças?


PAULO

2022-01-22 22:04:42

4- Um governo corrupto querer me cobrar mais, será um incentivo para mudar de país, no caso de atividades que permitem isso. Ou fazer como alguns grandes fazem, buscar os caminhos na justiça e na política, para me livrar dos impostos, alimentado ainda mais à corrupção. MORO PRESIDENTE 🇧🇷


PAULO

2022-01-22 22:04:05

3- Jose, sempre apontam taxar as grandes fortunas, como a panaceia para resolver a desigualdade social. Verdade, nos países nórdicos os impostos são altos, mas os serviços públicos são de qualidade, e realmente eles não tem desigualdade social. Só que na minha opinião, falta algo no seu raciocínio. Lá a corrupção é menor. Eu sou rico, tendo que pagar além dos impostos altos do Brasil, tudo em duplicidade: saúde, educação, segurança, etc.



Notícias relacionadas

"Corrigir" Homero? A Odisseia

"Corrigir" Homero? A Odisseia

Dennys Xavier
16.07.2026 12:04 9 minutos de leitura
Visualizar notícia
Indústria é o setor mais exposto ao tarifaço de Trump

Indústria é o setor mais exposto ao tarifaço de Trump

José Inácio Pilar
16.07.2026 10:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Tarifaço afeta US$ 11 bilhões em exportações, diz Amcham

Tarifaço afeta US$ 11 bilhões em exportações, diz Amcham

Redação Crusoé
16.07.2026 08:23 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Argentina pode ser punida por faixa sobre as Malvinas

Argentina pode ser punida por faixa sobre as Malvinas

João Pedro Farah
15.07.2026 21:00 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Pesquisa revela comportamentos que definem se uma pessoa é ou não viciada em jogos

Pesquisa revela comportamentos que definem se uma pessoa é ou não viciada em jogos

Visualizar notícia
Justiça bloqueia quase R$ 1 bilhão de influenciadores em operação contra bets ilegais

Justiça bloqueia quase R$ 1 bilhão de influenciadores em operação contra bets ilegais

Visualizar notícia
Fifa pagará premiação recorde para campeão da Copa do Mundo

Fifa pagará premiação recorde para campeão da Copa do Mundo

Visualizar notícia
Foco e investimentos em IA está fechando o mercado de trabalho na China

Foco e investimentos em IA está fechando o mercado de trabalho na China

Visualizar notícia
Selecionados para trabalhar no Enem vão receber mais de R$ 850 por dia; confira a lista

Selecionados para trabalhar no Enem vão receber mais de R$ 850 por dia; confira a lista

Visualizar notícia
Lamine Yamal sofre tentativa de assalto horas depois de classificação para final da Copa do Mundo

Lamine Yamal sofre tentativa de assalto horas depois de classificação para final da Copa do Mundo

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso