As 4 besteiras da nota do Itamaraty sobre a Venezuela
O Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, publicou uma nota nesta terça, 26, sobre o "processo eleitoral" na Venezuela. O comunicado foi divulgado no dia seguinte ao fim do prazo de inscrições dos candidatos. Na ditadura de Nicolás Maduro (foto), todos os nomes da oposição legítima, como María Corina Machado e Corina Yoris, foram impedidos de...
O Ministério de Relações Exteriores, Itamaraty, publicou uma nota nesta terça, 26, sobre o "processo eleitoral" na Venezuela. O comunicado foi divulgado no dia seguinte ao fim do prazo de inscrições dos candidatos.
Em cinco parágrafos curtos, o ministério disse quatro besteiras:
Primeira besteira: "Onze candidatos ligados a correntes de oposição lograram o registro",
Os onze candidatos (Maduro seria o décimo segundo) não são da oposição verdadeira. São apenas aqueles que a ditadura permitiu que se inscrevessem pelo site do Conselho Nacional Eleitoral, o CNE. A Plataforma Unidade Democrática, PUD, de María Corina Machado, não conseguiu inserir nenhum nome. Quando seus membros tentavam inscrever Corina Yoris, eles tinham o acesso bloqueado. Ao final, todos os que conseguiram passar por esse processo foram os escolhidos ou permitidos por Maduro. Como bem disse María Corina: "Maduro escolheu seus opositores". Ao dizer que os onze candidatos são "ligados a correntes de oposição", o Itamaraty está chancelando uma realidade que não existe e repetindo a narrativa oficial do ditador.
Segunda e terceira besteiras: "O Brasil está pronto para, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, cooperar para que o pleito anunciado para 28 de julho constitua um passo firme para que a vida política se normalize e a democracia se fortaleça na Venezuela, país vizinho e amigo do Brasil".
Não haverá um pleito legítimo na Venezuela, uma vez que a oposição de verdade não poderá participar desse processo. O que está marcado para o dia 28 de julho é uma farsa. Também não há a mínima razão para acreditar que exista hoje uma democracia na Venezuela.
Quarta besteira: "O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo".
Não há conexão entre as sanções econômicas e o bloqueio aos candidatos da oposição legítima na Venezuela. A única coisa que existe nessa linha é que Maduro usa as sanções impostas pelos Estados Unidos como argumento para reprimir ainda mais a população, assim como faz a ditadura cubana. Se o povo venezuelano hoje está sofrendo não é por culpa dos americanos, e sim do regime autocrático de Maduro, que está sendo investigado por crimes contra a humanidade. O que as sanções buscam fazer é devolver a liberdade para os venezuelanos e com isso possibilitar que eles possam voltar a ter uma vida digna. "As sanções são um instrumento das democracias contra regimes que violam direitos políticos e liberdades civis", escreveu nas redes sociais o escritor Augusto de Franco, colunista de Crusoé
Leia também na Crusoé: Como Putin, Maduro escolhe os seus opositores
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
KEDMA
2024-03-27 08:37:08Muito bom Duda! O Itamaraty perdeu completamente a diplomacia e a credibilidade.
Odete6
2024-03-27 03:52:51Ñ são ""apenas"" 4 besteiras: são sem-vergonhices exponenciais, manifestações de cinismo, de sadismo, de frieza, de perversidade p/ c/ o POVO VENEZUELANO, são arroubos de dissimulação, de desrespeito, de totais desonestidade, indecência e estupidez desse desgoverno daqui q - SEMPRE - se ""irmanou"" c/ esse criminoso genocida, serial killer e torturador contumaz, tendo o ladroneronéscio chegado a declarar q a maldita ditadura do ""malduro"" predador generalizado ""tem q ser vista c/ carinho""!!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2024-03-26 22:43:40Os comentários emitidos pelo Itamaraty são "pra inglês ver". Ridículos e como afirmou Augusto de Franco, tímidos, praticamente supérfluos como o são Lula e seu PT.
Amaury G Feitosa
2024-03-26 17:03:23O Brasil pude e deve colaborar mandando para a Venezuela as urnas indevassáveis do Dr.VERBOSO exceto as 143 que deram zero voto ao Mané é claro.
Franco
2024-03-26 17:02:39Lula bandido apoiadores de ditadura. Gleisen vagabunda , lambe bota de ditador fica pedindo punição para idiotas aqui.VAGABUNDA.