Os principais temas da coletiva de Moro
Sergio Moro, futuro ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez em entrevista coletiva após anunciar que deixará a magistratura. Moro recebeu a imprensa em Curitiba na tarde desta terça-feira e tratou da operação, do combate à corrupção e do plano que pretende implementar contra o crime organizado. Veja os principais pontos: As...
Sergio Moro, futuro ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, falou pela primeira vez em entrevista coletiva após anunciar que deixará a magistratura. Moro recebeu a imprensa em Curitiba na tarde desta terça-feira e tratou da operação, do combate à corrupção e do plano que pretende implementar contra o crime organizado. Veja os principais pontos:
As motivações para ser ministro
"O que mais me perturbava era a sensação de que um dia a minha sorte e a sorte da Lava Jato poderiam ser encerradas. Não faltaram momentos de tensão. (...) Todas essas sensações de que um dia a sorte poderia acabar e poderíamos retornar ao padrão de impunidade me levou a aceitar esse convite."
Sondagem durante a campanha
“Fui procurado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, no dia 23 de outubro, na semana antecedente das eleições, que fazia uma sondagem acerca do meu interesse em compor o governo. Adiantei para ele qual é o meu entendimento e disse que só poderia tratar disso depois das eleições sobre um eventual convite. Mais ou menos declinei a ele o que eu entenderia que seria necessário, que tipo de proposta e projeto que eu teria se assumisse essa posição.”
Vaga no Supremo Tribunal Federal
"Não estabeleci condições. Não existe uma vaga no momento. Não acho apropriada a discussão sobre uma vaga no Supremo atualmente."
Confronto policial
“O confronto policial pode acontecer quando existem áreas dominadas por criminosos, mas ele é sempre indesejado. A boa operação policial é quando ninguém se machuca e o criminoso vai para a cadeia e o policial para sua casa.”
Discurso do PT sobre o convite de Bolsonaro
“Não tem nada a ver com o processo do ex-presidente Lula. Ele foi condenado e preso porque cometeu um crime e não por causa das eleições. (...) Não posso pautar minha vida com base numa fantasia, num álibi falso de perseguição política.”
Maioridade penal
“Existe uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê a redução para 16 anos em caso de crimes graves. A pessoa menor de 18 anos deve ser protegida. Mas adolescentes acima de 16 anos já têm concepção de que não podem matar. Me parece algo assim bastante razoável.”
Porte de arma
“Quando falamos de posse de arma é a arma mantida em casa. Existe proposta de flexibilização do porte de armas. A questão a ser discutida é a forma como isso vai ser realizado. Tem que se pensar quantas armas um indivíduo vai poder ter em casa. Se for um número exagerado há um desvio de finalidade.”
Movimentos sociais e o terrorismo
“Qualificá-los como terrorista é algo que não é consistente. O que não significa que devem ser tratados como inimputáveis. Existe uma lei e a ordem que tem que ser observada.”
Pedido de férias antes de deixar a magistratura
“Não enriqueci no serviço público. Preciso dos vencimentos para minha manutenção.”
O Coaf e a CGU no Ministério da Justiça
“O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, vai estar muito ocupado com questões de economia. Não é foco de preocupação dele, especificamente, essa temática (Coaf). Aceito que local mais adequado é Ministério da Justiça. [...] Em relação à CGU, isso está sendo estudado. Tem que ser uma decisão de governo.”
Sergio Moro deverá viajar a Brasília nos próximos dias para se reunir com o atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jorge
2018-11-07 23:24:57O nosso país precisa de leis mais rígidas para acabar com a impunidade.
Jairo
2018-11-07 21:26:47Não lembro de ter estado tão otimista quanto ao futuro do Brasil como agora. A escolha desse herói nacional para assumir uma posição tão relevante é um dos principais motivos. Vamos acompanhar e torcer para que tudo dê certo.
HEGEL
2018-11-07 14:17:57Dr. Sérgio Moro é o tipo do Magistrado que deveríamos escrever com todas as aletras maiúsculas. Preparado ao extremo, sério, honesto e equilibrado. Ministro da Justiça, deve ir para STF.
Wilson
2018-11-07 11:41:07Excelente matéria
Mauro
2018-11-07 07:47:31Sérgio Moro, temos certeza do que poderemos esperar com sua atuação. Você será o exemplo a ser seguido. Quem sabe o Brasil começa a ter jeito de dar certo?!
WELINGTON
2018-11-07 06:42:37... Sergio Fernando Moro é, no mínimo, brilhante. ... Será o maior protagonista do Governo do Presidente Bolsonaro. ... O país precisa que o senhor seja bem-sucedido.
Gicélio
2018-11-07 04:24:48Reduzir Maioridade Penal pra 16 anos é pouco, 14 anos seria mais eficaz. Tem muito adolescente de 14 e 15 anos, estuprando, assaltando e cometendo latrocínio Brasil afora.
Maria
2018-11-07 00:14:57Excelente entrevista! Ele é muito verdadeiro!
Jose
2018-11-06 22:15:21Doutor Moro você eleva a dignidade e demais valores que a sociedade precisa.
Daniel
2018-11-06 21:56:37A cada vez que vejo e ouço este homem, mais sinto orgulho de ser brasileiro. Excelente escolha de nosso Presidente. Pode-se dizer que começou com o pé direito