Os pontos fortes da nova governadora de Nova York
A advogada Kathy Hochul (na foto, à direita), de 62 anos, toma posse como governadora do estado de Nova York nesta terça, 24. Ela assume após a renúncia de Andrew Cuomo, que foi acusado de manter atitudes impróprias contra onze mulheres. Para se distanciar do antigo ocupante do cargo, Kathy prometeu acabar com o ambiente...

A advogada Kathy Hochul (na foto, à direita), de 62 anos, toma posse como governadora do estado de Nova York nesta terça, 24. Ela assume após a renúncia de Andrew Cuomo, que foi acusado de manter atitudes impróprias contra onze mulheres.
Para se distanciar do antigo ocupante do cargo, Kathy prometeu acabar com o ambiente "tóxico" que existia antes em Albany, a capital do estado. Alguns dos integrantes do gabinete de Cuomo já deixaram seus cargos. "Será interessante ver quais funcionários ela irá manter em seus postos e quais serão desligados", diz o cientista político Shawn Donahue, professor da Universidade de Buffalo, no estado de Nova York.
Ao longo de seus setes anos como vice-governadora, ela trabalhou pouco com Cuomo. "Kathy praticamente não participou de sua gestão. Esteve a maior parte do tempo viajando pelo estado, promovendo políticas, comparecendo a cerimônias e se encontrando com autoridades", diz Donahue. "Isso significa que ela tem muitas conexões com prefeitos, vereadores e outros funcionários eleitos."
Seu estilo de governar promete ser o oposto do ex-governador. "Cuomo fez um governo muito de cima para baixo e buscava controlar todos os detalhes da administração. Ela é muito mais colaborativa", diz Dohanue.
Para muitos críticos de Cuomo, a maneira autoritária com que ele conduziu seu ofício foi um dos fatores que possibilitaram a multiplicação dos casos assédio e desrespeito contra funcionários e legisladores. Cuomo raramente era questionado e as acusações contra ele foram desacreditadas pelos seus subordinados, gerando um clima de cumplicidade.
A chegada de Kathy ao primeiro escalão da política americana deverá gerar diversas repercussões. Até a notícia da renúncia de Cuomo, a maior parte dos eleitores do estado de Nova York nunca tinha ouvido falar dela. Isso já está mudando. Em meados de agosto, Kathy despontou na liderança nas pesquisas para as primárias do Partido Democrata no estado, marcadas para junho do ano que vem.
"O padrão dos últimos 25 anos na política americana é que o o vice que assume após um escândalo consegue se reeleger, se assim o desejar", diz Donahue.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
KEDMA
2021-08-24 17:18:38Bom trabalho a nova governadora.