Crusoé
30.07.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Os interesses cruzados de uma viagem da CNT para a Suíça

A Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma organização que reúne empresários do setor, misturou agentes públicos e privados para uma agenda discreta na Suíça, no final de abril. Entre os dias 21 e 29 daquele mês, a CNT levou empresários, dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), uma deputada e um ex-ministro de...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 24.05.2023 12:32 comentários 5
Os interesses cruzados de uma viagem da CNT para a Suíça
Grupo que participou da viagem para a Suíça. Ao centro, sentados, Vital do Rêgo e Marcos Bemquerer, do TCU; de pé, ao meio, Marcelo Sampaio
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A Confederação Nacional de Transporte (CNT), uma organização que reúne empresários do setor, misturou agentes públicos e privados para uma agenda discreta na Suíça, no final de abril. Entre os dias 21 e 29 daquele mês, a CNT levou empresários, dois ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), uma deputada e um ex-ministro de Bolsonaro a uma série de palestras, almoços de relacionamento e coquetéis às margens de lagos e aos pés dos Alpes.

Alguns dos convidados têm cargos públicos — sendo responsáveis por analisar temas de interesse da própria CNT — e foram para o evento sem declarar gastos em seus devidos órgãos. Eles foram apresentados como "convidados institucionais" da Confederação e podem ter tido suas despesas pagas duas vezes.

Sentado ao centro da foto, e cercado por dois ministros do TCU, está Jorge Bastos, o presidente da Infra S.A., estatal do ramo de ferrovias que reuniu a Valec e a EPL. Nomeado para o cargo em fevereiro deste ano, Bastos tirou uma licença de 13 dias para participar do evento privado que durou oito. Ele teve uma autorização da própria estatal, que topou arcar com as suas diárias e as passagens aéreas entre Brasília, São Paulo, a cidade alemã de Frankfurt e a cidade suíça de Genebra.

Acontece que ele é um dos "convidados institucionais" da viagem — e, segundo apontam fontes ligadas ao caso, teve as despesas de transporte e de hospedagem pagas pela própria CNT, como o caso de uma parlamentar que foi convidada. Com isso, não se sabe o que Jorge Bastos pode ter feito com o dinheiro entregue a título de ônus e diárias.

Procurados por telefone e por e-mail, a Infra S.A. não respondeu ou retornou os contatos. Após a publicação da matéria, Jorge Bastos disse que a Infra pagou as passagens para a Suíça — mas que a CNT de fato pagou o curso que ele compareceu, e que definiu como "super interessante"

A Infra também buscou a reportagem um dia depois para fizer que "em que pese o evento durar nove dias, se faz necessário garantir os dias necessários ao
deslocamento do empregado". A empresa diz que a participação de Bastos no evento não configura conflito de interesse, "uma vez que essa parceria não representa qualquer compartilhamento de informação privilegiada ou relevantes e não compromete o interesse coletivo ou influencia, de forma imprópria, o desempenho das suas funções públicas."

Os dois representantes das Cortes de Contas, Marcos Bemquerer e Vital do Rêgo, também estiveram como "convidados institucionais" no evento na Suíça. Sentados ao lado de Jorge Bastos, os ministros podem ter conflitos de interesse com a ação da própria CNT — já que, quando solicitados por parlamentares, eles podem analisar e avaliar as suas contas (a CNT recebe dinheiro pelo sistema S).

Marcos Bemquerer estava em "Missão Oficial" durante os dias do evento, e Vital do Rego também estava fora dos julgamentos durante aquela semana. Os gastos de ambos, apontam os dados mais recentes do TCU, não indicam que a Corte de Contas pagou passagem e diárias aos dois.

Procurado, o TCU não respondeu até a publicação desta reportagem.

Pelo lado parlamentar, uma das convidadas foi a deputada Helena Lima (MDB-RR), conhecida como Helena da Asatur. A deputada declarou que estava em "missão autorizada" e, por isso não votou no plenário em 24 de abril. Apesar de estar em primeiro mandato, a "convidada institucional" do evento é membro da Comissão de Viação Transportes da Casa e, como seu nome artístico entrega, é casada com Renildo Lima, dono da empresa de ônibus Asatur e que atua na região Norte. Ele estava entre os convidados do evento, e viajou com a esposa.

Procurada, a deputada confirmou que "a CNT pagou as passagens e as hospedagens, e eu a alimentação". Ela ainda disse que participou das atividades em um instituto local sobre ESG no ramo de transportes.

Outro convidado, que aparece de pé e suéter amarelo, é Marcelo Sampaio, que sucedeu a Tarcísio Gomes de Freitas como ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro. Ele não ocupa mais cargo público, o que em tese não o impede de aceitar possíveis convites da CNT.

A questão é que um folheto interno da viagem aponta Sampaio como diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, cargo que ele não ostenta publicamente. O ex-ministro pode ter potencialmente descumprido a Lei de Conflito de Interesses ao passar pela chamada "porta giratória" — quando um membro da administração pública, dotado de informações privilegiadas e mesmo confidenciais, acaba trabalhando em uma empresa que, por exemplo, opera ferrovias que sua pasta regulava.

O ex-ministro foi procurado pela reportagem e disse que "a participação no referido evento se ateve apenas à capacitação técnica, em curso voltado às áreas do social, sustentabilidade e de governança". Questionado sobre potencial conflito de interesse o ministro se ateve ao evento da CNT: "Minhas atuais atividades profissionais e a temática específica do curso não estão relacionadas ao escopo do cargo público que ocupei até o final do ano passado."

A CNT não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Diários

Crusoé nº 430: Enrolado Master

Redação Crusoé Visualizar

Marina Helena diz que construiu patrimônio sem "nenhum centavo de dinheiro público"

Redação Crusoé Visualizar

As "armas da paz" do pacifista Lula

Duda Teixeira Visualizar

O que a remoção de Karim Khan fala sobre a Justiça internacional?

Clarita Maia Visualizar

Quem tem razão na briga entre Pietra Bertolazzi e os fãs de BTS

Duda Teixeira Visualizar

TPI decide nesta sexta sobre demissão de Karim Khan

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A esquerda está abandonando João Campos?

A esquerda está abandonando João Campos?

Visualizar notícia
A última carta

A última carta

Visualizar notícia
As esquisitices do plano de Renan Santos

As esquisitices do plano de Renan Santos

Visualizar notícia
Deserto petista

Deserto petista

Visualizar notícia
Enrolado Master

Enrolado Master

Visualizar notícia
Garotinho denuncia "golpe" de Paes para inviabilizar seu vice

Garotinho denuncia "golpe" de Paes para inviabilizar seu vice

Visualizar notícia
Líder do PT no Recife se licencia para integrar campanha de Raquel Lyra

Líder do PT no Recife se licencia para integrar campanha de Raquel Lyra

Visualizar notícia
Lula não vai ao Peru para não ser visto como peça de museu

Lula não vai ao Peru para não ser visto como peça de museu

Visualizar notícia
Lula quase acerta: Paraguai invadiu Brasil, não o contrário

Lula quase acerta: Paraguai invadiu Brasil, não o contrário

Visualizar notícia
O declínio de João Campos, o escolhido de Lula em Pernambuco

O declínio de João Campos, o escolhido de Lula em Pernambuco

Visualizar notícia

Tags relacionadas

CNT

Marcelo Sampaio

Marcos Bemquerer

TCU

Vale

Vital do Rêgo

< Notícia Anterior

O governo contra "Máquina Mortífera 3"

24.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Os recados diretos e indiretos de Marina

24.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Amaury G Feitosa

2023-05-25 13:53:38

Malandro é malandro ... Mané é mané ... num é dr. Verboso? só mesmo no Brasil as quengas (nós) sustentam os bofes.


JOÃO

2023-05-25 07:37:04

A farra continua, mas quem tem um condenado como presidente isso é cafezinho.


KEDMA

2023-05-24 20:30:41

O dinheiro público é gasto à vontade e sem nenhuma preocupação. E o que importa de verdade da viagem e dos encontros serão aplicados aqui no Brasil?


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2023-05-24 14:13:12

Pqp que coisa nojenta essa promiscuidade. E é vez após vez, nunca muda, nunca acaba. Ler isso esgota, fico imaginando pro jornalista que investiga e publica


Sônia Adonis Fioravanti

2023-05-24 13:04:57

Como podemos ver CARÁTER tem preço


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (5)

Amaury G Feitosa

2023-05-25 13:53:38

Malandro é malandro ... Mané é mané ... num é dr. Verboso? só mesmo no Brasil as quengas (nós) sustentam os bofes.


JOÃO

2023-05-25 07:37:04

A farra continua, mas quem tem um condenado como presidente isso é cafezinho.


KEDMA

2023-05-24 20:30:41

O dinheiro público é gasto à vontade e sem nenhuma preocupação. E o que importa de verdade da viagem e dos encontros serão aplicados aqui no Brasil?


Carlos Renato Cardoso Da Costa

2023-05-24 14:13:12

Pqp que coisa nojenta essa promiscuidade. E é vez após vez, nunca muda, nunca acaba. Ler isso esgota, fico imaginando pro jornalista que investiga e publica


Sônia Adonis Fioravanti

2023-05-24 13:04:57

Como podemos ver CARÁTER tem preço



Notícias relacionadas

Lula usa Super El Niño para comprar voto

Lula usa Super El Niño para comprar voto

Duda Teixeira
29.07.2026 16:33 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Erundina disputará vaga na Alesp pelo PSOL

Erundina disputará vaga na Alesp pelo PSOL

Redação Crusoé
29.07.2026 16:21 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
PL acerta em Minas com Marcelo Aro

PL acerta em Minas com Marcelo Aro

Roberto Reis
29.07.2026 15:53 7 minutos de leitura
Visualizar notícia
Benedita da Silva sai em defesa de Xuxa

Benedita da Silva sai em defesa de Xuxa

Redação Crusoé
29.07.2026 15:42 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Para “segurar apresentador” após sondagem da Globo, emissora planeja retomada de icônico programa

Para “segurar apresentador” após sondagem da Globo, emissora planeja retomada de icônico programa

Visualizar notícia
Uefa questiona transparência da Fifa e se posiciona contra a venda de ações a investidores

Uefa questiona transparência da Fifa e se posiciona contra a venda de ações a investidores

Visualizar notícia
Clube brasileiro nega proposta de quase R$ 200 milhões por joia das categorias de base

Clube brasileiro nega proposta de quase R$ 200 milhões por joia das categorias de base

Visualizar notícia
Após integrantes de time brigar com presidente rival, equipes brasileiras são punidas em Mundial

Após integrantes de time brigar com presidente rival, equipes brasileiras são punidas em Mundial

Visualizar notícia
Fora da corrida por IA, gigante da tecnologia ultrapassa os US$ 5 trilhões e cresce no ranking do mercado

Fora da corrida por IA, gigante da tecnologia ultrapassa os US$ 5 trilhões e cresce no ranking do mercado

Visualizar notícia
Queda nas ações da SpaceX faz Elon Musk perder mais de US$ 300 milhões em um mês

Queda nas ações da SpaceX faz Elon Musk perder mais de US$ 300 milhões em um mês

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso