Oposição no Congresso quer acesso a contratos secretos da Abin
O líder da minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, pedirá explicações à Abin sobre os contratos secretos assinados pela agência com empresas no exterior, revelados por Crusoé nesta terça-feira, 29. O parlamentar integra a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, a CCAI. Nos despachos publicados no Diário Oficial...
O líder da minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, pedirá explicações à Abin sobre os contratos secretos assinados pela agência com empresas no exterior, revelados por Crusoé nesta terça-feira, 29. O parlamentar integra a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, a CCAI. Nos despachos publicados no Diário Oficial da União, o governo colocou em sigilo até mesmo o nome das empresas contratadas.
"Eles estão abusando totalmente. Isso aí nunca tinha acontecido antes, pelo menos do fim da ditadura pra cá", critica o líder da oposição. "É mais um desses absurdos que a gente está vendo na Abin e em toda a área de inteligência do governo. Nós já tínhamos solicitado uma convocação do General Heleno, por conta da utilização da Abin para defesa do Flávio Bolsonaro. Ele é o superior [de Alexandre Ramagem] para tratar do assunto na CCAI. Estamos aguardando o presidente da comissão [Nelsinho Trad] despachar, mas já fizemos esse pedido", diz Zarattini.
O parlamentar afirma que pedirá o acesso aos contratos secretos, mas acredita que a disputa pela sucessão no Senado pode atrasar a tramitação, já que Trad ensaia a sua entrada na disputa, como possível candidato do PSD à cadeira hoje ocupada por Davi Alcolumbre. "Isso dificulta, porque a um presidente não se joga coisas polêmicas", analisa o petista.
Nos bastidores, parlamentares da oposição especulam que as últimas notícias sobre a atuação da Abin constituem indícios para a abertura de uma CPI para investigar a agência comandada por Alexandre Ramagem. No entanto, próceres da esquerda ainda fazem as contas para saber se contam com o número de assinaturas necessário para protocolar o requerimento de instalação da comissão de inquérito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
SONIA
2020-12-31 23:30:14por que não pediram explicação sobre a dinheirama que o PT mandou pra Cuba, Venezuela, Bolívia, Angola e afins?
SONIA
2020-12-31 23:28:41Era só o que faltava. A situação deveria exigir acesso às contas deles e de seus partidos no exterior
Rodolfo
2020-12-30 09:50:01O Congresso precisa ter conhecimento do que essa agência de inteligência da família bolsonaro está fazendo. Tanto oposição (sic) quanto a situação.
Hélio
2020-12-29 19:52:28Isso! Manda CPI, não me intetessa se veio de que partido veio a iniciativa, desde que ponham às escâncaras as entranhas desse desgoverno. Bolsojudas nunca mais!
Odete6
2020-12-29 18:50:32A gente olha essa foto, presta atenção num dos elementos e começa a achar que Cesare Lombroso tinha razão.... exatamente a mesma sensação quando aparece alguma foto dos crápulas patetóides com aquelas cabeças horríveis de bola de futebol, cheias de apenas ............... vento....
Jaime
2020-12-29 18:26:40Seria engraçado se a C.I.A informasse, no Diário Oficial, a relação de empresas e bancos de fachadas que ela tem mundo afora...será que esse bando de "patso" sabem o que significa a expressão "serviço de inteligência"? Querem que a ABIN enumere todas as empresas de quem compra equipamentos? Ou as empresas "freelance" que vendem informações privilegiadas? Que há com esses caras? Se a gente contrata uma empresa q controla satélites pra vigiar personalidades expostas, qual o problema?
Silvana
2020-12-29 16:11:36O governo Bolsonaro envergonha o nosso país e envergonha a Todos os Brasileiros com vergonha na cara.
Oliver
2020-12-29 16:09:51Em tempo, que oposição?
Oliver
2020-12-29 16:09:13Os parlamentares querem mesmo saber se há dossiês com seus nomes na capa.