Operador de Renan ligou de dentro do Senado para empresário suspeito de pagar propina
No inquérito sobre o suposto pagamento de propinas de empresários do setor portuário ao senador Renan Calheiros, a Polícia Federal cruzou dados financeiros e bancários de Milton Lyra, suspeito de ser o operador do relator da CPI da Covid. Ao concluir o levantamento, os investigadores identificaram coincidências que reforçam o elo entre Milton Lyra e...
No inquérito sobre o suposto pagamento de propinas de empresários do setor portuário ao senador Renan Calheiros, a Polícia Federal cruzou dados financeiros e bancários de Milton Lyra, suspeito de ser o operador do relator da CPI da Covid.
Ao concluir o levantamento, os investigadores identificaram coincidências que reforçam o elo entre Milton Lyra e esses empresários. Eles descobriram que, além de encontros pessoais, Lyra conversou com eles de dentro do Senado.
De acordo com a PF, em 2013 Milton Lyra fez 25 ligações telefônicas e recebeu 18 chamadas do então CEO de uma empresa de logística portuária, com quem se encontraria pessoalmente em 17 de dezembro daquele ano. No mesmo dia, segundo os investigadores, Lyra teve uma reunião com outro empresário do setor.
No dia seguinte, já em Brasília, o suposto operador de Renan fez ligações para esse mesmo executivo de dentro do Senado. Detalhe: nessas duas datas, a PF identificou que empresas de Lyra fizeram diversas transações financeiras sob suspeita de lavagem de dinheiro.
No relatório, a PF ressalta que Lyra é dono de uma empresa em São Paulo criada "para simular prestações de serviços emitindo notas fiscais, a fim de dar o ar de legalidade a depósitos realizados por empresas diversas". "Posteriormente esses depósitos eram transformados em valores em espécie para disponibilizar entregas em locais determinados pela organização criminosa", afirmam os investigadores.
O inquérito foi aberto pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, em outubro do ano passado. Os empresários são suspeitos de pagar propinas a Renan por meio de empresas de Milton Lyra, nos anos de 2012 e 2013. A PF desconfia que o senador teria atuado em benefício desses executivos quando tramitou no Senado um projeto que impactaria o setor portuário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOAO BOSCO
2021-10-03 08:53:16É o poste mijando no cachorro
Simplício
2021-10-02 22:17:20Toda essa investigação agora vazada está dormindo na gaveta há uma década !!! Parece que existe um pacto de silêncio enquanto o alagoano desfila perfil impoluto na CPI da desgraça alheia. É !
Antonio
2021-10-02 19:18:56Caso para estudo o desempenho eleitoral de Renan no Estado de Alagoas.
PAULO
2021-10-02 18:03:101- Renan Calheiros foi um covarde, ao mostrar na CPI uma postagem do Moro 🇧🇷, enfatizando à eficiência do Bolsonaro na liberação do sal p/ a produção dos medicamentos, q se provou serem ineficazes. Moro sempre procurou uma aproximação com o Bolsonaro, para que o seu governo não descambasse para o que é hoje. Isso é postura de quem visa o BEM MAIOR. Busca pontes para uma relação mais harmoniosa. Porém, isso tem um limite. Ao notar q o governo Bolsonaro tinha mais vícios que virtude, Moro saiu.
Alexander
2021-10-02 16:00:24Sinceramente? Eu não acredito. O Senador Renan, uma pessoa tão honesta, tão gentil e tão inocente recebendo propina? Não acredito. Agora se fosse o Lula, talvez, vejam bem, talvez, eu acreditasse. Este país é uma comédia.
Odete6
2021-10-02 15:34:48Embora estejam fazendo um bom trabalho na CPI, fazem parte do campo minado de corrupção em que se transformou o país. Fato assustador, inacreditável e aberrantemente trágico!!!!
Lucia
2021-10-02 15:29:34Renan é o que a gente já sabe! Não tem surpresa nenhuma! Desde Collor Renan já apronta…
Nilson
2021-10-02 12:10:44Esta CPI não tem a menor credibilidade começando pelo relator sempre suspeito de ilicitudes, com raras e honrosas exceções o resto é jogo de cena pra ganhar apoio da opinião pública.
AIRTON
2021-10-02 11:12:57O gado vai adorar porém sendo o Renan o que sempre foi larápio, não isenta o Genocida e sua quadrilha dos crimes que cometeram. Tomara q haja punição pra todos os bandidos, indepentente do partido, da direita, da esquerda, ...
Claudio
2021-10-02 10:15:35E VOCE RENAN SE PASSANDO POR MORALISTA NA CPI. LADRÃO ISSO QUE VOCE SEMPRE FOI. SE TRANSFORMOU EM CRIADOR DE GADO SEM NUNCA TER UM METRO UADRADO DE PASTO. SUA MASCARA VAI CAIR.