OMS pede que Brasil mantenha transparência na divulgação de dados
A Organização Mundial da Saúde, OMS, disse nesta segunda-feira, 8, esperar que a “confusão” na divulgação de informações sobre o novo coronavírus pelo governo brasileiro seja resolvida. A agência ressaltou que a “transparência” e a “consistência” dos números são essenciais para o combate à pandemia. A manifestação ocorre após o Ministério da Saúde alterar o...
A Organização Mundial da Saúde, OMS, disse nesta segunda-feira, 8, esperar que a “confusão” na divulgação de informações sobre o novo coronavírus pelo governo brasileiro seja resolvida. A agência ressaltou que a “transparência” e a “consistência” dos números são essenciais para o combate à pandemia.
A manifestação ocorre após o Ministério da Saúde alterar o horário de publicação da contagem de casos confirmados e das mortes provocadas pela pandemia, além de mudar o modelo do balanço e passar a disponibilizar somente os dados diários, ignorando os números consolidados desde o início da crise.
Questionado sobre as alterações, o diretor-executivo do Programa de Emergências da Saúde da OMS, Michael Ryan (foto), observou que, até então, os dados fornecidos pelo Brasil são “alguns dos mais detalhados e atualizados das bases mundiais” e afirmou esperar que o país continue a relatar “números importantes”, como os incidentes e mortes diárias, de forma desagregada — ou seja, por estado.
“É muito importante que as mensagens sobre transparência e compartilhamento de informações sejam consistentes e que possamos confiar em nossos parceiros no Brasil para fornecê-las para nós, mas, mais importante, para as pessoas, para os cidadãos. Eles precisam entender o que está acontecendo, onde está o vírus, como administrar os riscos”, argumentou Michael.
“Esperamos e confiamos que quaisquer confusões que existam possam ser resolvidas e que o governo do Brasil e os estados possam continuar a se comunicar de maneira consistente e transparente com os seus cidadãos, para pôr fim à essa epidemia o mais rápido possível”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)