Xinhua

OMS declara pandemia do novo coronavírus

11.03.20 13:52

A Organização Mundial da Saúde, OMS, declarou pandemia do novo coronavírus nesta quarta-feira, 11. Conforme a agência, a Covid-19 foi confirmada em 114 países, infectou mais de 118 mil pessoas e causou 4.291 mortes. 

O diretor-geral da entidade, Tedros Ghebreyesus, alegou que a nova classificação “não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus”. “Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer”, explicou.

Classifica-se como pandemia o surto de uma doença que ocorre em uma grande área geográfica e afeta uma quantidade “excepcionalmente alta” de pessoas.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, completou Ghebreyesus.

De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e nações afetadas deve subir nos próximos dias. Ghebreyesus esclareceu que os países não devem abandonar as ações de contenção para focar somente na mitigação.

“Nós acreditamos que uma abordagem ampla deve continuar. Ampla e ao mesmo tempo mista. A contenção ainda deve ser o pilar mais importante”, acrescentou.

No Brasil, há 34 pessoas infectadas pela doença, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira, 10. A pasta investiga 893 casos suspeitos e descartou 780 quadros notificados. Os números serão atualizados às 16h desta quarta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quando a economia da China vai mal, aparece um novo vírus por lá, é derruba as bolsas de valores do Ocidente. Coincidência???

  2. E a FOLHA dizendo que não há conspiração da esquerda corrupta contra as manifestações de 15 de março. Estão apavorados com os MILHÕES que irão às ruas. A tática agora é meter medo com o Coronavírus. A prova está na atitude do famigerados joses, Eduardos e alguns médicos de MERDA, espalhando medo. Na verdade eles é que estão morrendo de medo, no FURO deles não passa nem ELEFANTE. #DIA 15 EU VOU. Só faltam 4 dias.

    1. Miguel, 'Seu Corona" irá também lhe fazer uma visita. Aguarde-o com uma festa e convide o Bozo.

  3. O Brasil tem vários vírus permanentes. São eles: Lula vírus, PT vírus, Políticos Corruptos vírus, STF vírus, Gleise vírus e etc...Uma pandemia que causa um pandemônio nas nossas vidas. E não temos vacina.

  4. Será que aumentar o risco de transmitir HIV e outras doenças por transfusão de sangue não seria mais grave do que “discriminar” quem pratica ato que aumenta a transmissibilidade da doença? Que dificuldade tem de ver isso. A sim, não podemos tocar ou falar no direito sacrossanto de dar o boga!

    1. Comentário sobre a doação de sangue por homossexuais! Reportagem errado! O burro!

    1. e é mesmo! a gripe comum matou muito mais. Temos xicungunha, dengue e.muitas outras mais perigosas e mais fatais. É inverno no norte daqui a pouco acaba e alguém terá ganho muito dinheiro com isso.

  5. Blz... qual liberdade vão tomar dessa vez? Tem otario que acredita nessa mentirada toda. Coronavírus, mais fraco que uma gripe ou uma dengue coitado, utilizado como boi de piranha pra enganar trouxa, quebrarem mercados, lucrarem absurdamente com vacina e remédios, e o mais ambicioso propósito, alterar mais um pouco o comportamento através de engenharia social/psicológica. Pode dizer o que quer ONU, os bicos aqui aceitam tudo!

    1. Dureza de sentimentos teria se apoiasse um órgão internacional ditatorial, que não é eleito por ninguém, que é o antro do abortismo mundial, que luta diuturnamente pela Eugênia e destruição da família, através da ideologia de gênero e gayzismo militante, e um órgão que quer tirar toda autonomia nacional dos países Do mundo. E sim estou falando da ONU. Tudo que vem daquilo deve ser jogado na lata de lixo!

    2. Não tenho dureza de sentimentos nenhuma, e claro que ficaria triste em perder um familiar/amigo. Inimaginável isso. Mas não ficarei histérico com um vírus simples que passa a ser o vilao só pq a midia mundial quer. Será que não percebe a histeria coletiva disso? Busque entender a correlação entre as pandemias e coerção estatal. Tá tudo na cara!

    3. E outra, André, não tenho medo de morrer, estou no lucro aos 77 anos. Já dispus dos meus bens, tenho sepultura comprada e tudo bem organizado para quando minha hora chegar. Medo, rsrsrsrsrs... que ledo engano o seu.

    4. Posso nada entender de Covid-19, porém da dor que acomete o ser humano ao perder um ente querido entendo muito. Trabalhei por anos com doentes terminais no Inca do Rio de Janeiro. Convivi com a morte de pertinho e com a dor de quem ia e de quem ficava. Disso conheço bem e sem uma fé a dor triplica. Essa convivência foi a maior lição que a vida me deu. Lamento sua dureza de sentimentos.

    5. E outra coisa, vc estudou algo a respeito? Por acaso falei alguma mentira? A dengue tem letalidade de 10% e sim, a gripe mata mais que o coronavírus. O Homicídio, o trânsito no Brasil vai matar mais que qualquer pandemia.

    6. Minha filha, se adoecer adoeceu, se morrer morreu. Vc acha que pode controlar alguma coisa na sua vida? Vc que tem que pedir pra Deus pra não ter esse medo todo de morrer ou ficar doente! Entenda, isso faz parte da vida humana!

    7. Preze Deus que não atinja de forma grave ou fatalmente algum ente querido seu!

  6. Como assim? PANDEMIA? Este irresponsável chamado Bolsonaro não disse que havia um exagero da imprensa? Lembrei-me de Lula que chamou uma crise mundial de marolinha. Uma conclusão lógica: O Brasil tem sido administrado por irresponsáveis. Para bem de nosso povo seria muito bom que aqui o Coronavirus iniciasse seus ataques pelos Palácios da Alvorada e do Planalto. Assim levariam isso a sério.

    1. Espere, Santo André !!!!! Hoje vou à encruzilhada e tuas palavras terão uma resposta prática.

    2. O histérico, larga de ser pitizento. Da uma olhadinha nas últimas “pandemias” pra ver se isso não é, em última instância, um fato para aumentar o poder global dos organismos internacionais. A ONU em primeiro lugar. Neste início de século já tivemos 4 e em nenhuma delas a intervenção estatal por força da ONU foi tão intensa como agora. Travam economias, voos, o direito de ir e vir, etc. Até o comunista do chiquinho está deixando de fazer a Santa missa!!! Eucaristia na mão! Pqp!!!

    1. Seguros de viagem podem perder efeito, voos cancelados sem prejuízo ao cliente, tem várias repercussões legais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO