OMS aconselha Queiroga a alinhar estratégias contra a Covid-19 com estados e municípios
A Organização Mundial da Saúde aconselhou nesta segunda-feira, 22, o futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a alinhar estratégias contra a pandemia do novo coronavírus com governos estaduais e municipais. Incitado a mandar um "recado" ao médico, o diretor-executivo de emergências, Michael Ryan (foto), afirmou não ter a pretensão de dizer a Queiroga ou a qualquer...
A Organização Mundial da Saúde aconselhou nesta segunda-feira, 22, o futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a alinhar estratégias contra a pandemia do novo coronavírus com governos estaduais e municipais.
Incitado a mandar um "recado" ao médico, o diretor-executivo de emergências, Michael Ryan (foto), afirmou não ter a pretensão de dizer a Queiroga ou a qualquer ministro o que fazer. Avaliou, no entanto, que, com o agravamento da crise sanitária e a elevação da pressão sobre o sistema de saúde, a integração tornou-se indispensável.
"É um desafio. Muitos países mudaram muitos ministros nos últimos tempos. Mas certamente a situação no Brasil agora exige ações conjuntas", pontuou. A junção de conhecimentos e esforços, analisou Ryan, impulsionaria a capacidade de todo o sistema de saúde do país.
O diretor da OMS lembrou que o Brasil sempre ocupou posição de liderança no quesito saúde pública e, agora, precisa alavancar o que já sabe fazer. "Desejamos ao ministro boa sorte e o aconselhamos trabalhar o mais próximo possível das autoridades de saúde estaduais e municipais para alinhar e construir uma resposta coesa e abrangente que possa ser sustentada ao longo do tempo".
A vice-diretora da entidade, Mariângela Simão, pediu "firmeza" e a elaboração de políticas púbicas baseadas na ciência. "Desejamos ao ministro Marcelo Queiroga muita competência e firmeza na condução do enorme desafio que hoje tem o Brasil pela frente. Acho que a mensagem extremamente importante e que ele já se posicionou foi das políticas de saúde serem baseadas em evidências científicas."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
SIMONE
2021-03-23 05:33:44O Brasil é mesmo um país bizarro. Está colocando o mundo em risco e ainda xinga a oms. Quase 300 mil mortos e o Brasil negando o óbvio.
DOMINGOS
2021-03-23 05:07:03só acho que a ciência está devagar demais... não dá para confiar só nela...
Jaime
2021-03-22 19:29:04Queiroga, pergunta ao 03 pra onde é q deve mandar a OMS? Bando de pilantras! Vendidos!
Olívia
2021-03-22 19:12:02Enquanto isso, no Rio, estado não alinha com municípios. Estamos perdidos nesse tsunami de virulência e desgoverno.
Marcelo
2021-03-22 16:35:05Se o governo federal quiser amenizar um pouco os graves erros cometidos na condução da pandemia. A coisa certa a ser feita é dar ouvidos ao que a OMS está orientando. Alinhar a estratégia de combate a pandemia com os governos estaduais e municipais.
Maria
2021-03-22 16:11:26Fomos influentes em saúde pública em outros tempos. Tristeza!
Elaine
2021-03-22 16:09:06Como se “conselhos” fosse alguma coisa considerável neste desgoverno .. Ridícula também a posição dos senadores que tecem comentários e conclusões “bovinas” e sem reação alguma, não confrontam Pacheco.. que avisou que ,CPI, está fora de cogitação ..
João
2021-03-22 15:50:53OMS, menos crítica e mais ações....
Antônio
2021-03-22 15:13:49Conselho da organização mundial da saúde. Sempre funcionaram resolvendo-nos pandemia. Por isso temos tão poucas mortes no mundo. Belo exemplo a ser seguido. Poderiam abrir mão do salários e benesses que recebem por seus cargos políticos e mandar para os países que precisam