Olavista para o MEC
Alguns auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, vêm defendendo nos bastidores a indicação do presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Diogo Ramos Costa (foto), para o Ministério da Educação. Como um dos argumentos, lembram que o atual presidente da Enap já foi aluno de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo e...
Alguns auxiliares do ministro da Economia, Paulo Guedes, vêm defendendo nos bastidores a indicação do presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Diogo Ramos Costa (foto), para o Ministério da Educação.
Como um dos argumentos, lembram que o atual presidente da Enap já foi aluno de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo e que busca exercer influência sobretudo na área de educação do governo federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-03 00:23:18Enquanto o MUNDO AO REDOR dele se TRANSFORMA, ele PERMANECE PARADO NO TEMPO. É exatamente isto que OCORRE com quem não RECEBE EDUCAÇÃO APROPRIADA, o INDIVÍDUO entra em um COMA INTELECTUAL que o deixa ATRASADO em RELAÇÃO aos seus PARES. É URGENTE que se tire os CIDADÃOS BRASILEIROS do COMA e do ESTADO VEGETATIVO que hj CARACTERIZAM a ÁREA DE EDUCAÇÃO no Brasil. São este COMA e ESTADO VEGETATIVO que IMPEDEM o país de se DESENVOLVER.
Uira
2020-03-03 00:18:52Quanto antes os ESTUDANTES forem PREPARADOS para "TOMAR" PORRADA, mais RESILIENTES e PREPARADOS eles estariam para ENFRENTAR a SELVA. O MODELO ATUAL NÃO ENSINA isto, o INDIVÍDUO sai da FACULDADE hj sem SABER para que o CONHECIMENTO que ele ADQUIRIU serve, isto quando ele já não sai DESATUALIZADO. Além disto, há que ser CRIAR A MENTALIDADE que APRENDIZADO é um PROCESSO CONTÍNUO e só NÃO APRENDE QUEM ESTÁ MORTO. Um INDIVÍDUO que NÃO APRENDE está VIVENDO EM ESTADO VEGETATIVO.
Uira
2020-03-03 00:15:12Se o INDIVÍDUO tem MARGEM PARA ERRAR, então ele pode ASSUMIR MAIORES RISCOS SEM SE ESTRESSAR com as PERDAS, pois ele tem CONDIÇÕES DE ABSORVÊ-LAS. É isto que um SISTEMA DE EDUCAÇÃO deveria CONSTRUIR: CAPACIDADE DE ABSORVER as PORRADAS que o MERCADO TE DÁ e, conforme a EXPERIÊNCIA AUMENTA, GANHAR RESILIÊNCIA. Se o INDIVÍDUO está PREPARADO para APRENDER com as PORRADAS DO MERCADO, CADA FRACASSO seria na verdade um DEGRAU na ESCADA PARA O SUCESSO.
Uira
2020-03-03 00:12:29Portanto, a ESTRATÉGIA EDUCACIONAL deveria ser DESENHADA para permitir que os INDIVÍDUOS tenham CAPACIDADE e CONDIÇÃO para se ADAPTAREM à DISRRUPÇÃO que caracteriza a QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. A INCERTEZA e o RISCO sempre serão ESTRESSANTES, mas o NÍVEL DE ESTRESSE depende da PREPARAÇÃO DO INDIVÍDUO e das OPORTUNIDADES DISPONÍVEIS. Quanto MAIS PREPARADO ele for, MAIS OPORTUNIDADES SURGIRÃO. Assim, a BARREIRA DA NECESSIDADE poderia ser ULTRAPASSADA, dando aos INDIVÍDUOS um AMORTECEDOR.
Uira
2020-03-03 00:05:37Não só a ESTRUTURA que existe hj deve ser DESAFIADA CONTINUAMENTE, como deve se ADAPTAR e EVOLUIR para o FUTURO. Um SISTEMA EDUCACIONAL DOGMÁTICO e ESTÁTICO é INCOMPATÍVEL com a CONFIGURAÇÃO ATUAL do MUNDO. SETOR PÚBLICO e PRIVADO não deveriam ser INIMIGOS, mas COMPLEMENTARES, estabelecendo uma RELAÇÃO SIMBIÓTICA, pois a ARRECADAÇÃO do ESTADO se BENEFICIA DIRETAMENTE do CRESCIMENTO ECONÔMICO, enquanto o MERCADO se BENEFICIA dos INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO que levam ao CRESCIMENTO ECONÔMICO.
Uira
2020-03-03 00:00:41O BRASILEIRO deveria ser LEMBRADO todo dia que o Brasil é um PAÍS TECNOLOGICAMENTE ATRASADO. Assim, ao se ALERTAR o BRASILEIRO para a NECESSIDADE de SAIR DO LUGAR, o MEC passaria a ter PAPEL VITAL na TRANSFORMAÇÃO e SALTO TECNOLÓGICO que GARANTIRIAM ao país o DESENVOLVIMENTO e CRESCIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL pelas PRÓXIMAS DÉCADAS. Não se trata só de INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, mas PLANEJAMENTO, ADAPTAÇÃO e REVOLUÇÃO.
Uira
2020-03-02 23:56:20Inclusive, outro dia SURGIRAM NOTÍCIAS de que Bolsonaro queria trazer uma FÁBRICA da TESLA para o Brasil. Ele deveria PASSAR a querer TRAZER TODA INDÚSTRIA de PONTA para o Brasil: VEÍCULOS ELÉTRICOS e AUTÔNOMOS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ELETRÔNICA, TELECOMUNICAÇÕES, COMPUTAÇÃO e por aí vai. Mesmo que não haja VIABILIDADE, LEVANTAR A MERA HIPÓTESE já serve para DEMONSTRAR O ATRASO do Brasil. Enquanto o MUNDO fala de VEÍCULOS ELÉTRICOS, falamos de PROTEGER A PETROBRAS.
Uira
2020-03-02 23:50:33Seria um PERFIL distinto do de Weintraub ou pelo menos da IMAGEM que ele passou, já que a GESTÃO dele acabou BATENDO FORTE na questão da DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA, o que o deixou ASSOCIADO a esta. Mesmo que ele seja DISCÍPULO de Olavo, para FAZER A PONTE entre os ATORES do PROCESSO TECNOCIENTÍFICO, o FATOR IDEOLÓGICO deveria FICAR MAIS DE LADO e o ASPECTO TÉCNICO deveria ser o MAIS RELEVANTE. É NECESSÁRIO se PASSAR A IMAGEM de que o Brasil deve DEIXAR DE SER TECNOLOGICAMENTE ATRASADO.
Uira
2020-03-02 23:44:19Não se pode falar de TECNOLOGIA sem se PASSAR PELO TEMA da EDUCAÇÃO. De alguma forma o MEC teria que agir como um ESPÉCIE DE SISTEMA COORDENADOR que faria a CONEXÃO entre os DIFERENTES ATORES envolvidos no PROCESSO de PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO e TECNOLOGIA. Esta é uma TAREFA COMPLEXA e precisa de alguém ADAPTÁVEL e que tenha DISPOSIÇÃO para NAVEGAR por DOMÍNIOS DE CONHECIMENTO fora da sua ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO. SOBRETUDO, teria que ser alguém ADEPTO DE INOVAÇÃO.
Uira
2020-03-02 23:35:24O CURRÍCULO dele parece ser o SUFICIENTE para ASSUMIR O CARGO. Se Weintraub está de saída, teoricamente não haveria EMPECILHO para ele ficar com o CARGO, inclusive no QUESITO OLAVISMO. No entanto, levando-se em consideração o SETOR DE DEFESA e o PAPEL-CHAVE que este teria no DESENVOLVIMENTO e IMPLEMENTAÇÃO das MICRO e MACRO-ESTRATÉGIAS, o NOVO TITULAR do MEC deveria ser alguém PREPARADO para fazer a PONTE entre SETOR PÚBLICO e PRIVADO, DEFESA NACIONAL e MERCADO.