Reprodução

Obrador ataca jornal por cobertura da Covid no México

04.06.20 19:01

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), atacou nesta quinta, 4, durante uma coletiva de imprensa em Chiapas, o jornal Reforma. Segundo o presidente, o veículo tinha divulgado que o México era o terceiro país com mais mortes por coronavírus no mundo.

“O Reforma é um jornal que representa o conservadorismo do México e do mundo. Por isso, não está de acordo com a mudança que está acontecendo aqui. Eles protegem a grupos de interesses”, disse Obrador. “Eles querem manter o regime de privilégios, de corrupção, de impunidade, de injustiças. Estão desesperados e são capazes de inventar notícias. Isso eu considero falta de profissionalismo, sobretudo porque produz medo, e o povo não merece ser tratado dessa forma.”

Um repórter do Reforma que estava presente na coletiva corrigiu o presidente, dizendo que o jornal só tinha publicado que o México era um dos seis países que tinham registrado mais de mil mortos por dia.

Obrador então pediu que se projetasse a matéria do jornal em uma tela grande durante a coletiva. O texto, como afirmou o repórter, só trazia um quadro com os seis países que registraram mais de mil mortes em 24 horas. Obrador não se deu por vencido. Olhando o quadro da matéria, afirmou: “E aí está o México, com letras vermelhas. A intenção é alarmar a população.”

Mais notícias
Assine agora
TOPO