Crusoé
08.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    O que revela o telefonema de Maduro para Lula

    O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), publicou uma mensagem nesta segunda, 31, falando de sua conversa com Lula, ao lado de uma imagem dos dois (foto). "Mantive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula, com quem concordamos em retomar a agenda de cooperação binacional entre nossos países....

    Crusoé
    3 minutos de leitura 01.11.2022 12:42 comentários 10
    Maduro e Lula, em Caracas
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), publicou uma mensagem nesta segunda, 31, falando de sua conversa com Lula, ao lado de uma imagem dos dois (foto).

    "Mantive uma boa conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Lula, com quem concordamos em retomar a agenda de cooperação binacional entre nossos países. Agradecemos sua disposição!", escreveu o ditador.

    Maduro não é reconhecido pelo Brasil como o presidente da Venezuela. O governo brasileiro não tem relações com ele, e sim com Juan Guaidó. Mas nada impede Lula de falar com quem ele quiser. "O presidente eleito tem liberdade de falar com qualquer pessoa e de se expressar, como qualquer cidadão brasileiro", diz o advogado Alexandre Rollo, especialista em direito eleitoral.

    A "disposição" de que fala Maduro confirma o desejo dos que integrarão o próximo governo brasileiro de reconhecer a ditadura vizinha. Lula, aliás, sempre desprezou Guaidó e já o chamou de "impostor".

    Mas o gesto que está sendo esperado de Lula poderá ter consequências. Há dúvidas, por exemplo, sobre o futuro da Operação Acolhida. Criada em 2018, a ação já atendeu a mais de 700 mil venezuelanos. Lula nunca se referiu à operação, que está vinculada à Casa Civil. Para piorar as coisas, os dois nomes cotados para ocupar o cargo são de petistas roxos: Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann.

    Outra preocupação é com a concessão de refúgio aos venezuelanos. Atualmente, eles regularizam a situação migratória com relativa facilidade e ganham auxílio emergencial e acesso ao Sistema Único de Saúde. Também são vacinados e enviados para outras cidades.

    O que causa incômodo aos petistas é que a mera admissão de que existam refugiados venezuelanos implica uma condenação da ditadura de Nicolás Maduro. Foram a gestão econômica desastrosa e a repressão política que forçaram 7 milhões de venezuelanos a abandonar o país.

    Ao abraçar Maduro, Lula poderá mudar a narrativa e passar a chamar os refugiados apenas de migrantes. Seria um passo para considerar a Venezuela não como uma ditadura, e sim como uma democracia. Vale lembrar que, em 2005, o petista já chegou a dizer que a Venezuela tinha "excesso" de democracia. É assim que funciona a sua cabeça.

    Considerar a Venezuela como uma democracia e reconhecer Maduro ainda poderia ser um passo para alcançar outro objetivo.

    "Não tenho dúvidas de que Lula apoiará Maduro. Isso faz parte do discurso e da política externa do PT. Eles sustentarão que a Venezuela é uma democracia para poder reintegrá-la ao Mercosul. Como ditadura, o país não poderia ser incluído porque isso iria contra as regras do bloco", diz Dorival Guimarães Pereira Jr, professor de relações internacionais do Ibmec, em Belo Horizonte.

    No próximo ano, caberá aos brasileiros pressionar o próximo governo para que a ajuda humanitária aos venezuelanos não seja abandonada. Além disso valerá indagar se, com a tal "retomada da agenda de cooperação binacional" a ditadura irá pagar os 657 milhões de dólares que deve ao BNDES, segundo o site do banco. O valor é equivalente a 3,4 bilhões de reais e saiu do bolso dos contribuintes brasileiros. Lula cobrará a dívida de seu amigo ditador? A ver.

    Diários

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé Visualizar

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima Visualizar

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira Visualizar

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Crusoé Visualizar

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Visualizar notícia
    Censor na mira

    Censor na mira

    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Visualizar notícia
    Estorvo ambulante

    Estorvo ambulante

    Visualizar notícia
    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Visualizar notícia
    Manuscritos do Mar Morto são mais antigos do que se acreditava

    Manuscritos do Mar Morto são mais antigos do que se acreditava

    Visualizar notícia
    Naufrágio anunciado

    Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Nikolas Ferreira em uma palavra

    Nikolas Ferreira em uma palavra

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Aloizio Mercadante

    América Latina

    Gleisi Hoffmann

    Lula

    Nicolás Maduro

    Venezuela

    < Notícia Anterior

    Diretor-geral da PRF convoca efetivo para desobstruir rodovias

    01.11.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    MTST promete atuar no desbloqueio de estradas

    01.11.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Zeneide Rodrigues Sa

    2022-11-03 10:02:11

    O passador está de volta. um horror.


    MAXBOM

    2022-11-03 08:34:56

    É claro que esse fraudulento não podia ganhar as eleições. Fecharam os olhos e os ouvido pra eleger esse marginal, colocando no Bozo culpa de tudo mais e aquilo como Genocida, Miliciano, Orçamento Secreto; e esqueceram que do outro lado tinha o Lula.


    Maria

    2022-11-03 02:26:17

    Lula vai transformar o Brasil numa Venezuela. Quando o brasileiro acordar, já era… Aguardemos!!…


    Ricardo Nery

    2022-11-03 00:45:51

    Lula vai cobrar a Maduro o que deve ao BNDES!! Claro que sim!! Fumando charuto cubano e tomando uma cachacinha!! Cumpanheiro vai dizer que só tem meia-dúzia de barris de petróleo e ele vai aceitar..


    Lucia

    2022-11-03 00:08:52

    Parece que vamos acabar sustentando venezuelanos, argentinos, cubanos, bolivianos, e o que mais vier… agora, quem vai nos sustentar? A boa e velha classe média brasileira que carrega esse navio nas costas há décadas?? Não me importo de ajudar os nordestinos - são nossos conterrâneos! - mas daí a sustentar a América Latrina, há uma grande diferença! Socorro!


    Renata

    2022-11-02 23:37:11

    Mercadante e Gleisi, pai do céu! Pára o Brasil que eu quero descer.


    ROGERIO

    2022-11-02 22:55:04

    Maduro esqueceu de conversar com Alckmin, que será de fato o próximo presidente do Brasil. O PT se deixou enganar pra agradar o centro e atrair o eleitor indeciso. Mas Lula está doente, velho e sem forças pra governar até o fim do mandato.


    Euclides Aurélio Batista Da Costa

    2022-11-02 20:14:30

    Porque não , com um processo de transição transparente como condicionante da reintegração a comunidade internacional??


    ROSA

    2022-11-02 19:30:18

    REVELA A MESMA RELAÇÃO QUE TEM COM OS OUTROS ESQUERDISTAS E CUM...., GRANDES AMIGOS E COMPANHEIROS DELE E DE TODOS PETISTAS E ESQUERDAS, AGORA MUITO MAIS AINDA, DEVEM REALIZAR OS ANTIGOS PROJETOS !! O BRASIL JÁ ERA, ADEUS ELEIÇÕES, PODER ETERNO E SÓ DEUS PRA NOS AJUDAR, TEM MUITA GENTE QUE HOJE COMEMORA QUE TALVES CHORE MUITO DEPOIS TAMBÉM !! QUE DEUS ILUMINE A MENTE E O CORAÇÃO DESSE POVO !!


    Alessandro

    2022-11-02 18:20:20

    A conversa foi: agora está tudo podre e dominado. Na Argentina os fanfarrões que sempre nos chamaram de índios e de m@caquis já estão anunciando “moeda única”: a nossa, meio barro, meio tijolo, e a deles, que equivale a um papel higiênico usado. A metade honesta e trabalhadora dos brasileiros tem que reagir. Acabaram de gritar aqui na vizinhança “à força se preciso”, mas isso foi o que gritaram aqui ao lado, sei lá… 🤷🏻‍♂️ hehe


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Zeneide Rodrigues Sa

    2022-11-03 10:02:11

    O passador está de volta. um horror.


    MAXBOM

    2022-11-03 08:34:56

    É claro que esse fraudulento não podia ganhar as eleições. Fecharam os olhos e os ouvido pra eleger esse marginal, colocando no Bozo culpa de tudo mais e aquilo como Genocida, Miliciano, Orçamento Secreto; e esqueceram que do outro lado tinha o Lula.


    Maria

    2022-11-03 02:26:17

    Lula vai transformar o Brasil numa Venezuela. Quando o brasileiro acordar, já era… Aguardemos!!…


    Ricardo Nery

    2022-11-03 00:45:51

    Lula vai cobrar a Maduro o que deve ao BNDES!! Claro que sim!! Fumando charuto cubano e tomando uma cachacinha!! Cumpanheiro vai dizer que só tem meia-dúzia de barris de petróleo e ele vai aceitar..


    Lucia

    2022-11-03 00:08:52

    Parece que vamos acabar sustentando venezuelanos, argentinos, cubanos, bolivianos, e o que mais vier… agora, quem vai nos sustentar? A boa e velha classe média brasileira que carrega esse navio nas costas há décadas?? Não me importo de ajudar os nordestinos - são nossos conterrâneos! - mas daí a sustentar a América Latrina, há uma grande diferença! Socorro!


    Renata

    2022-11-02 23:37:11

    Mercadante e Gleisi, pai do céu! Pára o Brasil que eu quero descer.


    ROGERIO

    2022-11-02 22:55:04

    Maduro esqueceu de conversar com Alckmin, que será de fato o próximo presidente do Brasil. O PT se deixou enganar pra agradar o centro e atrair o eleitor indeciso. Mas Lula está doente, velho e sem forças pra governar até o fim do mandato.


    Euclides Aurélio Batista Da Costa

    2022-11-02 20:14:30

    Porque não , com um processo de transição transparente como condicionante da reintegração a comunidade internacional??


    ROSA

    2022-11-02 19:30:18

    REVELA A MESMA RELAÇÃO QUE TEM COM OS OUTROS ESQUERDISTAS E CUM...., GRANDES AMIGOS E COMPANHEIROS DELE E DE TODOS PETISTAS E ESQUERDAS, AGORA MUITO MAIS AINDA, DEVEM REALIZAR OS ANTIGOS PROJETOS !! O BRASIL JÁ ERA, ADEUS ELEIÇÕES, PODER ETERNO E SÓ DEUS PRA NOS AJUDAR, TEM MUITA GENTE QUE HOJE COMEMORA QUE TALVES CHORE MUITO DEPOIS TAMBÉM !! QUE DEUS ILUMINE A MENTE E O CORAÇÃO DESSE POVO !!


    Alessandro

    2022-11-02 18:20:20

    A conversa foi: agora está tudo podre e dominado. Na Argentina os fanfarrões que sempre nos chamaram de índios e de m@caquis já estão anunciando “moeda única”: a nossa, meio barro, meio tijolo, e a deles, que equivale a um papel higiênico usado. A metade honesta e trabalhadora dos brasileiros tem que reagir. Acabaram de gritar aqui na vizinhança “à força se preciso”, mas isso foi o que gritaram aqui ao lado, sei lá… 🤷🏻‍♂️ hehe



    Notícias relacionadas

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck
    07.06.2025 10:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé
    07.06.2025 08:00 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima
    06.06.2025 16:18 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira
    06.06.2025 16:14 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso