O que o presidente do Irã planeja com tour por ditaduras da América Latina
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, concluiu nesta semana um tour pelas três ditaduras da América Latina — Venezuela, Nicarágua e Cuba —, seguindo um roteiro muito parecido ao realizado pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, em abril. A viagem, que começou com um encontro com o ditador venezuelano Nicolás Maduro (foto), é...
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, concluiu nesta semana um tour pelas três ditaduras da América Latina — Venezuela, Nicarágua e Cuba —, seguindo um roteiro muito parecido ao realizado pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, em abril.
A viagem, que começou com um encontro com o ditador venezuelano Nicolás Maduro (foto), é a primeira de Raisi à região desde que assumiu o cargo em agosto de 2021.
Para Karina Stange Calandrin, especialista em relações internacionais do Instituto Brasil Israel, a agenda na América Latina visa não apenas diversificar as relações iranianas, mas também provocar Washington.
“Basicamente, o Irã está buscando diversificar suas relações e criar aliados na América Latina que são críticos aos Estados Unidos. Na visita à Venezuela, por exemplo, foi explicitado que eles possuem inimigos em comum, no caso, os Estados Unidos”, afirmou. “Pode ser só provocação, tudo depende do que os países farão após a viagem”, acrescentou.
Horas antes da passagem do presidente iraniano por Managuá, o porta-voz do Conselho de Segurança dos EUA, John Kirby, criticou a visita da delegação de Teerã à América Latina.
“Estamos preocupados com o comportamento desestabilizador do Irã? Claro que sim! E tomamos e continuaremos a tomar medidas para mitigar esse comportamento multifacetado”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Odete6
2023-06-17 15:42:12Exceto por esses urubús azarentos aterrizados e aterrorizantes nos desgovernos deles, os iranianos são em geral gente simpatissíssima e, curiosamente, ainda que de cultura tão distante e diferente, têm muita conexão conosco, latinos brasileiros, inclusive quase exatamente o mesmo senso de humor.
Odete6
2023-06-17 15:30:51Esses maus elementos vêm aqui é para infestar, empestear e infectar ainda mais a América Latina, como se precisasse!!! Vêm é para insuflar suas células malígnas já instaladas nos 3 continentes americanos. Ninguém desconhece que, só no Brasil, sobretudo na região e arredores de Foz do Iguaçu, já existem inúmeros núcleos desses dementes que, exatamente como os celerados neonazistas, crescem em proporção assustadora e, que precisam ser extirpados antes que seja tarde demais para nós também.
Amaury G Feitosa
2023-06-17 13:17:54Que venha o Islã pois mil vezes melhor a submissão a Zeus do que a ladrões e assassinos ... Allah al akbar !!!
KEDMA
2023-06-17 11:52:54Quando ansiamos pela paz no mundo, aparece uma criatura do outro lado do mundo para acender uma faísca na América Latina.