MAIS

O peso da pandemia sobre os refugiados

28.03.20 19:33

A pandemia do coronavírus tem afetado fortemente os refugiados (foto), principalmente aqueles que vivem em centros urbanos.

“Muitos sírios e iraquianos que fugiram da guerra foram para outros países e fizeram pedidos de asilo para Austrália, Canadá e países europeus. Com o coronavírus e o fechamento das fronteiras, a chance de eles serem aceitos e autorizados a viajar ficou ainda menor”, diz o pastor Homero Aziz, que dirige a ONG Mais no Mundo, na Jordânia, e trabalha com cristãos perseguidos e refugiados.

Na Jordânia, o governo do rei Abdullah II ordenou o fechamento de fábricas e de todo o comércio, incluindo padarias, restaurantes e supermercados. “Os refugiados, que não tinham nada estocado, ficaram sem ter o que comer”, diz Aziz. Na Jordânia, a polícia chegou a prender 1 mil pessoas nas ruas por desafiar o toque de recolher.

Outro problema é que muitos refugiados precisam se locomover para conseguir remédios e mantimentos. “Aqueles que vivem em campos de refugiados recebem alimentos das organizações internacionais. Mas a maioria, que mora nas cidades, precisa trabalhar ou se locomover para obter ajuda”, diz o pastor. “Muitos não têm direito ao sistema de saúde públicos dos países em que estão provisoriamente e precisam do amparo das ONGs.”

A organização Mais no Mundo, de Aziz, funciona principalmente com doações do Brasil e da Itália. Os recursos ajudam a manter projetos com iraquianos e sírios. “Com o coronavírus, tive de interromper vários desses projetos porque os valores diminuíram muito”, diz ele, que dispensou vários de seus colaboradores.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O homem é o lobo do homem ! inteligentinhos de plantão não se esqueçam da lei do Eterno Retorno. muitos destes refugiados que como dizem vocês infestam a Europa, já tiveram essa mesmo Europa de lapidando os seus países de origem.

    1. Então você pessoa branca, caso seja, deverá pagar pelos atos dos seus antepassados que escravizaram os negros. Todos os negros devem então invadir a sua casa, a casa de todos os brancos, porque os brancos do passado foram cruéis. Se liga, pare de cheirar pó. O que as famílias europeias hoje, que batalharam para chegar aonde estão, tem a ver com o problema dos países dos outros. Passa seu endereço aí, sua hipócrita. Vamos encaminhar o seu endereço para os negros das comunidades invadirem.

  2. Tem que devolver essas pessoas ao país de origem para derrubarem os governos locais, ou o problema não será resolvido nunca e a conta será paga por quem não criou o problema.

    1. Joga dentro de barcos, de paus de arara e manda de volta para deixarem de ser covardes. Que lutem nas suas terras e parem de procriar.

    1. Gente de bem não invade o lugar dos outros. As pessoas de bem podem até morrer lutando nos seus países, ou levam a vida nos seus países correndo atrás dos requisitos legais que determinado país exige para poder entrar nele. E se não conseguem tais requisitos, as pessoas de bem continuam lutando nos seus países para não terem que invadir o espaço que pertence aos outros.

  3. Tem pessoas que tem ódio no coração sabe, pessoas doente por dinheiro que pensa que o dinheiro e o poder está acima de tudo e de Deus , nascemos nu e vamos morrer em trapos , já que não pode ajudar o melhor nesse momento e ficar calado. Tem gente que fala tantas asneiras que Jesus Cristo tenha compaixão dessas pessoas amargas.

    1. odete roitman, seu comentário só prova que você está sem seu remedinho. Primeiro que o nazismo, do socialista Hitler, torturou e matou milhões de pessoas pelo simples fato de serem judeus. Até hoje os esquerdistas são contra o Estado de Israel, contra o judeus e a favor de muçulmanos que tanto desejam a destruição de Israel. Já que você é mal informada o melhor nesse momento é você ficar longe do teclado. Cada país tem sua Lei, portanto, invasor tem mais que se f*.

    2. Foi com mentalidade como a sua que começou e prosperou o nazi-facismo, Fábio.

    3. É mesmo... tem vagabundos que apoiam os invasores de territórios que não os pertencem. E doença esquerdista destruiu Paris, bairros de Londres, cidades da Alemanha, cidades do sul da Itália e outros. Hoje não se pode mais andar tranquilamente, com segurança, pir causa destas pragas invasoras. Bem que deviam ir morar nas casas dos esquerdistas de merd@ que apoiam estas cagadas.

  4. São invasores, se tivessem lutado nos seus países como fizeram antepassados das cidadãos dos países desenvolvidos, não teriam que ficar invadindo o espaço dos outros, que batalharam e tiram seus sustentos com muito suor. A ídeia é cada um no seu lugar, se quiser ir para outros países que cumpram os requisitos para tal. QSF todos invasores.

    1. Bronze, o seu país que é a terra... a terra plana. No mundo real, minha casa, minhas regras, se tentar invadir vai levar azeitonada de aço na testa. E num país organizado e que presa pela segurança dos seus pagadores de impostos, a regra é dele, se não cumprir que caia fora ou que nem tente entrar.

  5. Eu queria saber quem está defendendo o fechamento total da economia no Brasil. Apresentem os nomes, os casos. É claro que o isolamento não pode afetar o que é essencial, não pode resultar em desabastecimento. Onde isso está acontecendo e por que?

Mais notícias
Assine agora
TOPO