Crusoé
08.06.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    O peso da opinião pública sobre as decisões de Putin

    Um dos fatores que poderiam evitar uma invasão da Ucrânia é o temor do presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), de que a opinião pública se volte contra ele. Apesar de ter uma aprovação popular acima dos 60%, um levantamento do instituto Levada realizado em janeiro aponta que 56% dos russos temem um conflito mundial. Quando...

    Crusoé
    6 minutos de leitura 12.02.2022 18:35 comentários 10
    Vladimir putin jogos olímpicos inverno
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Um dos fatores que poderiam evitar uma invasão da Ucrânia é o temor do presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), de que a opinião pública se volte contra ele.

    Apesar de ter uma aprovação popular acima dos 60%, um levantamento do instituto Levada realizado em janeiro aponta que 56% dos russos temem um conflito mundial. Quando perguntados se a Rússia deveria intervir na Ucrânia, dá empate: 43% são a favor e 43% são contra.

    Uma guerra ainda poderia minar ainda mais a situação da economia do país, que tem crescido, em média, 1% ao ano na última década. Cerca de 64% dos russos acham que a economia irá piorar. Há um ano, esse número era de 50%. "É claro que a opinião pública é menos importante na Rússia do que nas democracias ocidentais, mas esse é um dos tópicos que Putin leva em consideração", diz o cientista político Timothy Frye, que dá aula de diplomacia pós-soviética na Universidade Columbia, em Nova York.

    Frye é autor do livro Weak Strongman (O Fraco Homem Forte, em tradução livre), que usa dados para desvendar como Putin toma suas decisões. Ele conversou com Crusoé pelo telefone.

    O presidente russo Vladimir Putin considera a opinião pública ao tomar decisões?
    É claro que a opinião pública é menos importante na Rússia do que nas democracias ocidentais, mas esse é um dos tópicos que Putin leva em consideração. Isso porque a elevada aprovação que ele tem hoje lhe permite se diferenciar de outras figuras públicas. Se sua aprovação cair, ele seria apenas mais um entre diversos membros da elite. Além disso, é muito mais fácil ser um autocrata popular do que um autocrata impopular. Putin não gosta de fazer coisas que não tenham um apoio amplo. Um exemplo foi a reforma da aposentadoria, que ele tentou introduzir duas vezes, em 2005 e 2018. Como sua aprovação caiu entre 15 e 20 pontos percentuais, ele voltou atrás. Então Putin é muito cuidadoso para não levar adiante políticas que não geram consenso. O Kremlin faz muita pesquisa de opinião para saber quais assuntos podem suscitar protestos e, então, eles preferem ficar longe dessas questões.

    Além da reforma da aposentadoria, o sr. teria exemplos de outras políticas que não foram adiante porque não tinham apoio?
    Alguns especialistas dizem que a opinião pública é muito sensível com vítimas e mortes causadas por decisões de política externa. Em 2014, a anexação da península da Crimeia foi muito aplaudida porque não houve derramamento de sangue. O apoio russo para as forças nas regiões do leste da Ucrânia, por sua vez, não seguiu a mesma rota. Por esse motivo, Putin não introduziu soldados lá diretamente. Ele encorajou voluntários e forneceu armas. A presença de forças militares russas não foi tornada pública porque, em parte, isso não era muito aceitável na Rússia. Na movimentação de tropas ao redor da Ucrânia, a opinião publica tem sido claramente cética da necessidade de uma maior expansão militar nesse país. É claro que, em uma questão tão importante, Putin é um autocrata e pode ignorar o que o povo pensa. Mas ele sabe que teria de pagar um preço alto por isso. Ele certamente perderia capital político em alguns setores da população russa.

    Como o Kremlin controla os veículos de comunicação, o governo não poderia manipular a opinião pública?
    Depende. Na economia, eles têm tido muito pouco sucesso em tirar a culpa do governo. Nas notícias da televisão, eles podem dizer que a economia está indo bem, mas as pessoas estão vendo os preços subirem. O padrão de vida está estagnado há uma década. Então a propaganda não tem funcionado muito bem. E uma guerra só iria piorar essa situação. Além disso, nas pesquisas, os russos têm dito que acham mais importante garantir o desenvolvimento econômico do que ser uma superpotência global. Na área de política externa, que as pessoas conhecem menos, a mídia consegue conduzir melhor o debate. Mas a Ucrânia é uma situação delicada, porque os russos sabem muito bem o que acontece por lá. Eles têm muitos contatos nesse país vizinho. Se ocorrerem muitas mortes, será difícil esconder isso. 

    Se o Ocidente implementar novas sanções econômicas contra a Rússia, o governo não poderia usar isso a seu favor e culpar outros países pela estagnação? 
    Eu publiquei uma pesquisa sobre isso em 2015. Nesse estudo, notei que as sanções tornaram menos provável a hipótese de as pessoas terem uma visão positiva dos Estados Unidos. Mas as sanções não aumentaram o apoio a Putin. A população sempre critica o governo pelo mal desempenho econômico. O Kremlin pode até apontar o dedo para o exterior, mas o público não vai acreditar. 

    Quais são os maiores medos de Putin?
    O primeiro deles é que ocorram protestos, algo que hoje parece improvável. Ele também teme que surjam desafiantes em seu círculo mais próximo. Como todos os autocratas, Putin desconfia das pessoas que se sentam na mesma mesa e gostariam de assumir a sua posição. Outra coisa que incomoda Putin é um conflito com o Ocidente. Acho que ele gostaria de evitar isso, mas Putin poderia seguir adiante se achasse que a segurança nacional da Rússia está em risco. As pessoas acham que é fácil ser um ditador, porque eles têm muito poder, mas um dos pontos que eu aponto no meu livro é que eles precisam encarar muitos desafios, e é difícil lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Frequentemente, ao contentar a elite política, eles podem deixar o resto da população infeliz, e vice-versa. Então eles precisam estar o tempo todo se equilibrando. 

    Diários

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck Visualizar

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé Visualizar

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima Visualizar

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira Visualizar

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Crusoé Visualizar

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    3 motivos para a família Bolsonaro se calar sobre Zambelli

    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Visualizar notícia
    A treta entre Musk e Trump sobre a política fiscal americana

    A treta entre Musk e Trump sobre a política fiscal americana

    Visualizar notícia
    Censor na mira

    Censor na mira

    Visualizar notícia
    CIA, Mossad e mais: 7 agências de espionagem em 2025

    CIA, Mossad e mais: 7 agências de espionagem em 2025

    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia
    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Embaixada americana condena "condições desumanas" em fábrica da BYD

    Visualizar notícia
    Estorvo ambulante

    Estorvo ambulante

    Visualizar notícia
    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Jornalista é alvo de inquérito policial após reportagem

    Visualizar notícia
    Naufrágio anunciado

    Naufrágio anunciado

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Crimeia

    ditadura

    economia

    opinião pública

    Rússia

    Ucrânia

    Vladimir Putin

    < Notícia Anterior

    Aliado de Bolsonaro, Republicanos tende a ficar neutro nas eleições

    12.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Enquanto o Congresso avalia propostas urgentes, grupo de senadores viaja ao exterior

    13.02.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Fnc

    2022-02-14 06:08:34

    Essa crise só não se resolve porque os americanos não querem. É não aceitar a Ucrânia na Otan w ponto. .aa os EUA querem é a guerra pra vwnswe armas e tudo o mais. A Rússia tem razão em não aceitar a Otan em sua fronteira. Qual o objetivo da Otan? Os americanos aceitam a Rússia armar ?


    Odete6

    2022-02-13 16:28:26

    ...litlleputin lembra um de nossos fantasmas.... Jânio Quadros.... não colou, não é mesmo?!.... 😆.... Agora está num mato sem cachorro.... 😖.....


    FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

    2022-02-13 14:58:57

    PAULO medite com o cérebro e inteligência .. por que a 3a.via não emplacou? a ignorância tem força e apoia um ladrão assassino sob ódio estimulado .. a quadrilha e tentáculos age contra Moro que acreditava sê-la mas foi sitiado com anulação de sentenças que não ousariam se continuasse juiz e o que fez? participou se um governo polêmico discordou saiu da pior maneira e está sendo usado esta a verdade .. aposte na redemocratizacao do país em 2050 após os idos deste março quente fatal já visível.


    PAULO

    2022-02-13 12:18:36

    1- A Rússia não tem mais nenhuma relevância mundial, a não ser pelo fato de ser uma potência nuclear. A URSS vendeu um modelo para o mundo que caiu em desgraça em todo lugar, inclusive lá. O povo ucraniano quer ser o senhor do seu destino, se juntando a OTAN. Putin não conseguiu impedir através do soft power, e não pode agir com hard power contra isso.


    PAULO

    2022-02-13 11:53:14

    FRANCISCO, realmente a 3a via patina. Mas se não for ela, o que vai vencer na próxima eleição é o voto nulo, já que tanto o Lula, quanto o Bolsonaro, são nefastos para o Brasil. O ex-presidiário nem deveria estar disputando essa eleição, ao passo que o Bolsonaro deveria ter sofrido o impeachment. Então para com essa babaquice, a luta é contra o Lula e o Bolsonaro, que são cabeças, junto com o GM, do Cérbero, cão q ñ deixa o Brasil sair do inferno. Nem Lula, Nem Bolsonaro. MORO NELES 🇧🇷


    AMAURY FEITOSA

    2022-02-13 10:01:52

    tolos enxergam com a barriga o que é estratégico .. a Rússia então URSS fez na II Guerra acordo de não agressão com os nazistas que idiotamente o romperam e começaram a perder a guerra pois não havia alternativa aos russos era vencer ou morrer e aí sim aliou-se a ingleses americanos e franceses unicamente porque os alemães calcularam mal e se ferraram repetindo Napoleão .. há interesses da UE ainda em silêncio mas reagirá .. a fraqueza aliada gerou a Cortina de Ferro e todos sabem no que deu.


    André

    2022-02-12 23:00:58

    Reportagem muito esclarecedora, gostei! Parabéns Duda Teixeira.


    Odete6

    2022-02-12 22:14:53

    🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞. DECÊNCIA, INTELIGÊNCIA E COMPETÊNCIA. TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 


    Odete6

    2022-02-12 21:28:09

    A nycananica também se apaixonou!!!!....😆😆😆😆😆😆😆😆🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣


    Nyco

    2022-02-12 21:16:32

    O Vladimir tem o perfil ideal de presidente para o povo russo. A etnia eslava russa (80%), aprovam o Little Big Man, ex KGB e sangue de guerreiro. Os cossacos estão juntos com o baixinho também. 20 anos liderando Rússia não é para os fracos.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Fnc

    2022-02-14 06:08:34

    Essa crise só não se resolve porque os americanos não querem. É não aceitar a Ucrânia na Otan w ponto. .aa os EUA querem é a guerra pra vwnswe armas e tudo o mais. A Rússia tem razão em não aceitar a Otan em sua fronteira. Qual o objetivo da Otan? Os americanos aceitam a Rússia armar ?


    Odete6

    2022-02-13 16:28:26

    ...litlleputin lembra um de nossos fantasmas.... Jânio Quadros.... não colou, não é mesmo?!.... 😆.... Agora está num mato sem cachorro.... 😖.....


    FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

    2022-02-13 14:58:57

    PAULO medite com o cérebro e inteligência .. por que a 3a.via não emplacou? a ignorância tem força e apoia um ladrão assassino sob ódio estimulado .. a quadrilha e tentáculos age contra Moro que acreditava sê-la mas foi sitiado com anulação de sentenças que não ousariam se continuasse juiz e o que fez? participou se um governo polêmico discordou saiu da pior maneira e está sendo usado esta a verdade .. aposte na redemocratizacao do país em 2050 após os idos deste março quente fatal já visível.


    PAULO

    2022-02-13 12:18:36

    1- A Rússia não tem mais nenhuma relevância mundial, a não ser pelo fato de ser uma potência nuclear. A URSS vendeu um modelo para o mundo que caiu em desgraça em todo lugar, inclusive lá. O povo ucraniano quer ser o senhor do seu destino, se juntando a OTAN. Putin não conseguiu impedir através do soft power, e não pode agir com hard power contra isso.


    PAULO

    2022-02-13 11:53:14

    FRANCISCO, realmente a 3a via patina. Mas se não for ela, o que vai vencer na próxima eleição é o voto nulo, já que tanto o Lula, quanto o Bolsonaro, são nefastos para o Brasil. O ex-presidiário nem deveria estar disputando essa eleição, ao passo que o Bolsonaro deveria ter sofrido o impeachment. Então para com essa babaquice, a luta é contra o Lula e o Bolsonaro, que são cabeças, junto com o GM, do Cérbero, cão q ñ deixa o Brasil sair do inferno. Nem Lula, Nem Bolsonaro. MORO NELES 🇧🇷


    AMAURY FEITOSA

    2022-02-13 10:01:52

    tolos enxergam com a barriga o que é estratégico .. a Rússia então URSS fez na II Guerra acordo de não agressão com os nazistas que idiotamente o romperam e começaram a perder a guerra pois não havia alternativa aos russos era vencer ou morrer e aí sim aliou-se a ingleses americanos e franceses unicamente porque os alemães calcularam mal e se ferraram repetindo Napoleão .. há interesses da UE ainda em silêncio mas reagirá .. a fraqueza aliada gerou a Cortina de Ferro e todos sabem no que deu.


    André

    2022-02-12 23:00:58

    Reportagem muito esclarecedora, gostei! Parabéns Duda Teixeira.


    Odete6

    2022-02-12 22:14:53

    🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞. DECÊNCIA, INTELIGÊNCIA E COMPETÊNCIA. TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 


    Odete6

    2022-02-12 21:28:09

    A nycananica também se apaixonou!!!!....😆😆😆😆😆😆😆😆🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣


    Nyco

    2022-02-12 21:16:32

    O Vladimir tem o perfil ideal de presidente para o povo russo. A etnia eslava russa (80%), aprovam o Little Big Man, ex KGB e sangue de guerreiro. Os cossacos estão juntos com o baixinho também. 20 anos liderando Rússia não é para os fracos.



    Notícias relacionadas

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Oposição questiona pagamento de R$ 168 mil por show em jantar de Lula e Macron

    Guilherme Resck
    07.06.2025 10:00 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé 370: Naufrágio anunciado

    Crusoé
    07.06.2025 08:00 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    A afobação de Lindbergh Farias no caso Carla Zambelli

    Wilson Lima
    06.06.2025 16:18 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Netanyahu na berlinda pode mudar guerra em Gaza

    Duda Teixeira
    06.06.2025 16:14 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso