ReproduçãoPaulo Pimenta, ministro das Comunicações

O jogo do “bixo” do ministro Paulo Pimenta

13.02.24 10:17

Paulo Pimenta (foto), ministro das Comunicações do governo Lula, publicou na manhã desta terça, 13, uma dica de cultura.

Você já assistiu o ‘Vale o escrito’. A guerra do jogo do bixo? Uma importante produção que relata de forma didática o universo dos crimes e negócios da cúpula do jogo e das escolas de samba do RJ. Vale muito a pena assistir“, escreveu o ministro no X, antigo Twitter.

Nas duas primeiras frases, Pimenta comete dois erros.

Na primeira, usa o verbo “assistir” diretamente com o artigo, sem a preposição. O correto seria “assistir ao“. Quando usado com o sentido de presenciar, ver, o verbo assistir é transitivo indireto.

Na segunda, o erro é ainda mais grave.

O ministro petista, que se formou em comunicação social e jornalismo pela Universidade Federal em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, escreve “bixo“, com a letra xis.

Mas “bixo” com a letra xis só é usado pelos universitários para falar dos calouros, aqueles estudantes que ainda estão no primeiro ano de faculdade. A palavra é usada como gíria, e não foi incluída nos principais dicionários da língua portuguesa.

O bixo dos calouros universitários obviamente não tem nada a ver com o jogo do bicho, aqueles em que os brasileiros apostam em um conjunto de números e em que cada dezena representa um animal.

O jogo do bicho, com “ch” foi criado no fim do Império como uma maneira de ajudar as finanças do zoológico que ficava no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, que então era a capital do Brasil. Depois, ganhou adeptos em todo o país.

Mas qualquer um que escreva “jogo do bixo” em um computador ou celular é imediatamente avisado pelo corredor ortográfico do erro de português.

Alertado por outros usuários da rede X, que começaram a caçoar do ministro nos comentários de sua publicação, Paulo Pimenta corrigiu o erro usando um asterisco no final da expressão: “Jogo do Bicho*“.

Ufa. Ainda bem que o ministro formado em comunicação social sabe escrever direito. Agora o Brasil pode seguir sua dica e assistir ao documentário que ele indicou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Condições sine qua non para participar do governo pt: aceitar suborno sempre que oferecido e, se não, exigir; ter notória ignorância e ser absolutamente desonesto intelectualmente e , finalmente, ser extremamente BURRO

  2. Sina: Destino que não se pode evitar. Essa é a nossa sina: ser governado por esses e outros sujeitos cujo despreparo é a principal credencial. Aliás, este é um dos dogmas desse tipo de democracia(?): colocar incompetentes no governo para que a luz do salvador populista da pátria não seja ofuscada por alguma competência intrusa e desavisada.

  3. Notei o erro em relação ao verbo ASSISTIR. Que vergonha, que desrespeito ao idioma da sua pátria. Até nisso o pt erra. 😢

  4. Este pimenta é um canalha. O deputado federal, à época, Nelson Marquezan Júnior, fez um discurso na tribuna da câmara, e disse umas verdades na cara deste crápula. Vale a pena buscar e rever.

  5. Todo petista tira um diploma seperior em: - GEOGRAFIA - NAO PRECISA estudar. Sobram vagas nas univ. Publicas; - CIÊNCIA SOCIAL: BALELA PICARETAGEM. NÃO PRECISAR ESTUDAR, SÓ MENTIR - SOCIOLOGIA: OLHA AI A PRIMEIRA DAMA. NOJO. SEM COMENTARIS. - Historia: piada. Petista forma em historia. - OUTRAS PUTARIAS POR AI CRIADAS NAS UNIVERSIDADES PUBLICAS. NAÁAUUUSSSAS.

  6. Ministro canalha, inimigo do Estado Brasileiro. TENHA NOÇÃO, SENHOR. O POVO SOFRE E VOCES MENTINDO. NEM BOZO, NEM LULA, UM NAO LADRÃO EM 26.

Mais notícias
Assine agora
TOPO