O exagero de Bolsonaro ao citar o pai de Bachelet
Ao revidar as declarações da alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet (foto), o presidente Jair Bolsonaro se referiu ao pai da ex-presidente do Chile. "(Bachelet) diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta...
Ao revidar as declarações da alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet (foto), o presidente Jair Bolsonaro se referiu ao pai da ex-presidente do Chile.
"(Bachelet) diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas (estava) o seu pai, brigadeiro à época", escreveu o presidente nas redes sociais.
A briga verbal entre Bachelet e Bolsonaro pode ser facilmente entendida dentro da política chilena, mas o brasileiro escorregou na sua fala sobre o pai de Bachelet. O general de brigada aérea Alberto Bachelet foi torturado e morreu na prisão em 1974 por se opor ao golpe de estado de Augusto Pinochet. "Alberto tinha apoiado o governo de Salvador Allende, mas isso não é o mesmo que dizer que ele estava com os que estavam querendo transformar o país em uma Cuba", diz o chileno Claudio Fuentes, cientista político da Universidade Diego Portales, no Chile. "Muitos integrantes da coalizão governista Unidade Popular queriam de fato promover um autogolpe no Chile, mas esse não era o perfil de Alberto Bachelet. Ele não era um revolucionário", diz Fuentes.
Bachelet, que foi torturada na ditadura e ocupou o posto de ministra da Defesa entre 2002 e 2004, raramente fala do passado de sua família durante o período militar. "Ela quase nunca toca no tema ou tenta usá-lo para obter vantagem política. É uma pessoa reservada. Por isso, muitos políticos chilenos têm prestado solidariedade a ela após as declarações de Bolsonaro", diz Fuentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Apparecida
2019-09-05 17:05:14exagero de Bolsonaro? Porque?O titulo da matéria deve ser. intromissão sem pé nem cabeça de Bacharelet no Brasil. Ela não quer se intrometer na matança na Venezuela? Porque não? Essas pessoas perderam completamente o senso de certo e errado!
Deborah
2019-09-05 16:44:46Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Srá Bachellet guarde seus comentários sem nenhum conhecimento Improcedentes.
Sérgio
2019-09-05 15:37:34O que a Bachelet tinha que falar do Bolsonaro? Quem diz o que quer, ouve o que não quer.
Francisco
2019-09-05 13:43:49Era para responder sim, senhora, muito obrigado, perdoe a minha falha?
Clarice
2019-09-05 13:01:32Por que não te calas Bolsonaro? Em boca fechada não entram moscas! Tudo bem que precisávamos de ti para expurgar do Brasil a lepra do PT no poder e toda corrupção, mas seria bom um pouco mais de pensamento antes de verborreia!
HELIO
2019-09-05 12:26:18BACHELET não deveria ter-se exposto ao opnar nos casos internos do Brasil, assim sendo, teria que aceitar, também, as críticas de seu país. Acredito que o governo do Brasil não pediu opinião a ela. ela, deveria sim, é se preocupar com os direitos dos HUMANOS na Venezuela.
Cretino
2019-09-05 11:51:20A ONU, por elegância, não irá oficialmente boicotar o BozoMico, por respeito ao Estado Brasileiro, contudo a possibilidade de que alguns representantes de países, e mesmo populares, façam manifestações não pode ser descartada. Uma vergonha internacional esse Pária.
Cleusa
2019-09-05 11:32:17O BozoMico disse que vai à reunião da ONU, nem que seja de cadeira de rodas. Com qual cara vai chegar lá? Ridículo? Hipócrita? Vulgar? Despreparado? Desrespeitoso? Chulo? Indecoroso? Que vergonha eu sinto em admitir que votei nesse boçal. Perdão a todos os brasileiros de bem.
Rachel
2019-09-05 10:29:06Menos,Bolsonaro! Embora,todos que aplaudiam o ladrão mor e a presidentA, agora se sintam no direito de palpitar todos os dias sobre o Brasil , a melhor política é sempre o decoro e a educação. Não dá para confrontar, as redes de comunicação desejam isso. Rende assunto nos telejornais, enche as páginas da combalida imprensa escrita e ecoa fora do país. Os que também atacam se transformam em vítimas.
Claudio
2019-09-05 10:14:24Não foi só exagero a fala do Bolsonaro. Foi falta de respeito, falta de bom senso, falta de continência, falta de inteligência. Assustador.