O encontro de Kim Jong-un com Putin na Rússia
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un (foto), planeja viajar para a Rússia ainda neste mês para se encontrar com Vladimir Putin (foto). O objetivo, diz o New York Times, é discutir a possibilidade de fornecer à Rússia mais armamento para a guerra na Ucrânia e outras cooperações militares, segundo fontes do governo dos...
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un (foto), planeja viajar para a Rússia ainda neste mês para se encontrar com Vladimir Putin (foto). O objetivo, diz o New York Times, é discutir a possibilidade de fornecer à Rússia mais armamento para a guerra na Ucrânia e outras cooperações militares, segundo fontes do governo dos EUA e de países aliados, que falaram sob anonimato.
Numa rara incursão para fora de seu país, Kim viajaria da capital norte-coreana, Pyongyang, provavelmente em um comboio blindado, para Vladivostok, na costa da Rússia no Pacífico, onde se encontraria com o autocrata russo, disseram as autoridades ao NYT. Os dois já se reuniram na cidade russa quatro anos atrás.
Sempre segundo o jornal americano, Putin quer um acordo com Kim para que ele envie projéteis de artilharia e mísseis antitanque à Rússia, e o ditador norte-coreano gostaria que Moscou fornecesse a Pyongyang tecnologia avançada para satélites e submarinos com propulsão nuclear — além de ajuda alimentar.
Os dois devem participar do Fórum Econômico Oriental, que será realizado em Vladivostok entre os dias 10 e 13 deste mês; o evento começa um dia depois do aniversário da fundação da Coreia do Norte, em 9 de setembro. Kim também planeja visitar o Píer 33, onde atracam os navios da frota russa do Pacífico.
Na quarta-feira passada (30), a Casa Branca alertou que Putin e Kim trocaram cartas discutindo um possível acordo de armas. Um porta-voz do governo americano, John Kirby, afirmou que as negociações de alto nível sobre a cooperação militar entre os dois países estavam “avançando ativamente”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-05 15:36:20Por isso é que já no início do século 20 Theodore Roosevelt, Alfred Thayer Mahan, Henry Cabot Lodge, John Hay e Elihu Root propugnaram a favor do moderno imperialismo americano. Se queres a paz, prepara-te para a guerra!