O diagnóstico da Transparência Internacional sobre o Brasil
A ONG Transparência Internacional, que avalia a percepção das pessoas sobre corrupção, publicou nesta segunda-feira, 23, um relatório sobre os países da América Latina e do Caribe. A pesquisa foi feita nos primeiros meses de 2019, entre janeiro e março, o que coincidiu com os primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro. Quando perguntados se...
A ONG Transparência Internacional, que avalia a percepção das pessoas sobre corrupção, publicou nesta segunda-feira, 23, um relatório sobre os países da América Latina e do Caribe.
A pesquisa foi feita nos primeiros meses de 2019, entre janeiro e março, o que coincidiu com os primeiros meses do governo de Jair Bolsonaro. Quando perguntados se o governo estava fazendo um bom trabalho para combater a corrupção, cerca de 48% dos brasileiros responderam que sim. Em 2017, esse índice foi de 35%. "No começo de 2019, as pessoas tinham expectativas altas em relação ao desempenho de Bolsonaro, as quais eram baseadas principalmente na sua plataforma de campanha e, especialmente, em sua retórica", diz o relatório.
A ONG em seguida afirma que, contrariando essas expectativas elevadas, o arcabouço anticorrupção do Brasil recebeu uma série de golpes nos últimos oito meses. "O presidente Bolsonaro tentou ampliar a classificação de informações como secretas para reduzir a transparência e deu pouca atenção às acusações de corrupção contra membros de seu gabinete", diz o texto. "O governo também apresentou um pacote anticorrupção relativamente limitado, que atualmente está parado no Congresso com pouca esperança de aprovação."
Para a Transparência Internacional, a autonomia e a independência das instituições de combate à corrupção também estão em risco. "As indicações para cargos importantes na Procuradoria-Geral da República, na Polícia Federal, na Receita Federal e na Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), estão sob intensa pressão política. Enquanto isso, o STF decidiu que alguns casos de corrupção devam ser julgados perante os tribunais eleitorais, considerados totalmente impróprios para conduzir investigações extensas em casos criminais complexos."
O relatório também comenta a decisão do STF de proibir o antigo Coaf de compartilhar informações detalhadas sobre transações financeiras suspeitas com investigadores e promotores. "Esses desenvolvimentos sugerem que a confiança dos cidadãos na capacidade de o governo parar e impedir a corrupção em breve deve recuar", conclui a Transparência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cleuza
2019-09-24 15:07:02Sou eleitora do Pres.Bolsonaro. Nesse momento, tenho um recado para meu presidente - Bolsonaro, ou vc adota o Brasil como seu "filho" mais importante, e acima de tds....ou fica de vez solidário ao seus filhos, é esquece seu discurso, de varrer a Corrupção do nosso país...
Benicio
2019-09-24 13:33:45Três poderes, Executivo no meu entender trabalhando de forma transparente, Legislativo ( Opaco ) muitos da velha política, toma lá da cá, Judiciário (Escuridão Total) parece que trabalha nos subterrâneos como Semi Deuses, alheios aos anseios dos mortais.
Cândido
2019-09-24 10:38:41Já recuei!
josé
2019-09-23 18:49:41Infelizmente, todos esses eventos, na contramão do combate à corrupção, demonstram que, de fato, está havendo um desmantelamento de instituições antes voltadas para essa luta, como são o caso do Coaf e da Receita. Pior que tudo isso é a participação descarada do STF para impedir as investigações contra movimentações suspeitas de dinheiro. Pode isso? No Brasil, pode, sim!, e está sendo feito à luz do dia e na calada da noite.
LuisR
2019-09-23 18:35:53Não sei prá que serve, mas o diagnóstico está correto, porém light demais. A coisa é muito mais feia do que isso! É bom esclarecer... governo = Três (infelizes) Poderes (de calhordas safados)
Seu gera
2019-09-23 17:37:23Pesquisas a parte, meu sentimento é que nosso presidente esmoreceu no combate a corrupção, por uma lógica simples: há fortes indícios de haver envolvimento de seus filhos em ações de corrupção. Sr Jair, ou queres ser Presidente de uma Nação ou vai ser protetor dos filhinhos, as 2 coisas não dá, no atual contexto!!!
Márcio
2019-09-23 16:40:26Simples assim, não confio em nenhumas ONG's, que sejam de esquerda e envolvidas com políticos.
Roberto
2019-09-23 16:38:48Nós somos um país com DNA da corrupção onde ROUBAR é parte LEGAL e combater o crime organizado é IMORAL. Não consigo entender STF, Congresso Nacional. É imoral e indecente. #SomosTodosMoro #ChegaDeCorrupcao
Flavia
2019-09-23 16:24:22O que esse pessoal da Transparência Internacional precisa entender, é que no Brasil quem cria dificuldades para punição de corruptos é o legislativo e judiciário, o executivo pouco pode fazer nesse aspecto. Quando falam governo, querem induzir a que o responsável por tudo é o presidente, o que não é verdade.
Luís
2019-09-23 15:53:41Esse pessoal da Transparência Internacional é bom mesmo. Eles não só avaliam como estava a percepção dos brasileiros em relação à corrupção no começo do ano, como fazem previsão sobre como ela vai estar no futuro.