Adriano Machado/Crusoé

O chocolate como metáfora

09.05.19 20:06

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), levou chocolates para a transmissão ao vivo do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 9, na tentativa de explicar o contingenciamento das verbas das universidades federais.

Weintraub explicou que contingenciamento não significa corte, mas retenção de uma parte do orçamento, que pode ser liberada mais adiante. “Estamos segurando a verba”, afirmou. Para dar o exemplo, ele espalhou chocolates na mesa e afastou três deles do bolo, que corresponderiam ao percentual que ficará retido para ser consumido mais tarde pelas instituições de ensino.

Bolsonaro agradeceu a explicação. E depois brincou dizendo que iria confiscar 30% dos chocolates trazidos pelo ministro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Apesar de todas as deficiências, são estas universidades públicas que formam os melhores profissionais do país independente da coloração partidária. Sem elas seríamos um país mais medíocre do que já somos. Sem ela, idiotas como os que comentam abaixo contra a educação seriam mais abundantes do que já são hoje. Bozistas, vocês são a escória da humanidade.

    1. Claro: Novo! Direita com cérebro e proposta. Bozo e PT nunca, nem no desespero!

    2. Depois de se achar dono da verdade, gostaria de saber em quem votou.

  2. o cidadão brasileiro deveria buscar saber o que acontece nas universidades federais. Recentemente tomei conhecimento de um episódio dentro de um dos institutos federais em Minas: como a empresa contratada para fazer a limpeza é remunerada por metro quadrado, o mesmo ambiente aparecia nas planilhas de medições várias vezes por dia. Um funcionário resolveu questionar a seu superior o porque daquilo; recebeu a ordem de ficar quieto. Será que realmente existe cortes de gastos com educação?

    1. Imaginem um prédio construído com “a competente participação e supervisão dos professores universitários doutores em engenharia” apresentar fissuras, rachaduras e desnivelamento ESTRUTURAL, causando a interdição do prédio, que ainda continua após mais de cinco anos. Era o caso de inquérito policial. Mas os magníficos reitores que por lá passam tentam “varrer para debaixo do tapete” e ficam reclamando “falta de verba para a conclusão do prédio”. Querem dizer: destruição e nova construção”.

  3. Há momentos e plateias que exigem que se "desenhe" para que entendam, nem todos desenvolveram o raciocínio abstrato. No meu tempo a professora explicava com maçãzinhas e laranjinhas, o que fez de mim excelente em matemática! A Educação, nas mãos desse ministro, se ele não for pra a frigideira, acho que vai dar muito certo!

    1. Mas no texto aqui da Crusoé não diz quantos chocolates ele espalhou sobre a mesa,apenas que separou 3 .

    2. O problema maior não é usar chocolate como exemplo! É errar feio na conta!! os 3 chocolates e meio em cem, representam 3,5% e não 35%!!

    3. Mas a extrema-imprensa logo vai reclamar porque o chocolate não é light, contém glúten e não é orgânico kkkkk

    1. E também no governo, no congresso, nas ruas, etc. São chamados bozistas!

  4. Onde o JB achou esse Abraham Weintraub? PQP saiu o nhô ruim, entrou o nhô pior, todos comandados pelo nhonho JB. A turma do centrão faz o que quer na câmara. Aplica derrotas em cima de derrotas ao governo, e o governo de joelhos continua cedendo tudo que esses cães sarnentos querem. Essa é a “nova política” do JB? Implorar para os caras votarem as pautas do governo? Se arrependimento matasse eu cairia duro. Votei num fanfarrão, num comédia, que ainda não sabe o que está fazendo no alvorada. 😩

    1. Vai lamber o saco do Haddad que deve ser melhor babaca

  5. Pensei que seria difícil encontrar alguém mais fraco e despreparado do que aquele Velez para comandar a Educação, mas acho que me enganei. Esse Weintraub está pintando como um dos grandes oportunistas enganadores que já pisou naqele ministério.

  6. A explicação de tão rudimentar (tosca) se tornou extremamente engraçada. Lembrem da sessão plenária da CCJ com oposição fazendo perguntas ridículas pra inviabilizar o projeto de reforma da previdência. Quem sabe levando chocolates e pirulitos não satisfazem a bancada da chupeta que adora tomar pra si o dinheiro da população roubando o erário.

    1. Agora e segundo a compreensão didática do José, o mesmo José conseguiu entender o que se passa com o contingenciamento. Também irá parar de reclamar sobre a destruição com “o corte de 30%” das universidades. Ou ele é um analfabeto funcional e cognitivo total.

    2. A ignorância dos bozistas é plus size, dai ele precisar usar tais artifícios. Agora o Chris está certo. O cara parece um maníaco fugido do hospício das olavetes, tal como aninhazinha.

    3. Que nível! Esse ministro tem um olhar perdido, atitudes estranhas, sujeito perigoso.

    4. Para Jose e JOSHUA entenderem a história é melhor usar mortadelas.

    5. Deboche nada. Ele explicou tudo muito sério. Acreditava mesmo no que estava fazendo. Deboche é tê-lo como ministro.

    6. Nada, ele usou isso como deboche pra idiotas entenderem, tem que ser debochado pra lidar com essa oposição ridícula.

    7. Desenhar é elevar o conhecimento ao estado da arte, hodiernamente. Lá fora recebe a denominação de "designer". Aqui é motivo de caçuá ou ridicularizar alguém ou alguma coisa. Lamentável!

    8. Kkkkkkkkk. Quem é a audiência dos lives do Bozo? Bozistas. Para eles entenderem alguma coisa só desenhando!

    9. úíá o joshua é o + inteligente do mundo... esquece q muitos rasteiros frequentam o FACEBOOK. quem SERÁ que é + rasteiro

  7. "Estamos pedindo que 3,5 desses 100 chocolates (abriu e cortou um chocolate ao meio), deixa ele para comer depois de setembro. 3,5% dos 100, segura, porque o salário está integralmente preservado e pago, todo o auxílio aos alunos preservado, e ficam espalhando que a gente está fechando tudo." Ministro da Educação Abraham Weintraub

    1. PTistas só entendem se tiver 30% de Chocolates de Comissão !!

  8. Deve ir pra mto além do contingenciamento, deveria ter uma inspeção do q de fato acontece nas universidades! Cobrar dos reitores a respeito das esborneas, dos campos de nudismo, toda sorte de atentado ao pudor q parece vem acontecendo c frequências nas universidades! Vem sendo veiculados nas redes sociais videos, fotos etc c conteúdos absurdos! Se de fato isto vem ocorrendo devem ser além de coibidos, abrir sindicâncias e punições a estas posturas inadequadas a um estabelecimento de ensino!

    1. 3% é o contingenciamento para as faculdades. 30% foi uma brincadeira do presidente, falando em confisco, mostrando que os impostos são altos.

  9. Uma vez que o ministro nem mesmo consegue calcular uma porcentagem (30% de 100 chocolates) o melhor é continuar "insitando os moleque a ler Kafta".

    1. Caro Vicente, em tal disputa eu não ouso me meter. Como reza antigo ditado romano, "asinus asinum fricat".

    2. Bom mesmo era o Mercadante que escrevia "CABEÇÁRIO".

  10. O Ministro está corretíssimo. Com a Educação do jeito que está devido os governos dos últimos 16 anos: SÓ DESENHANDO. Tanto para alunos como para reitores.

    1. Pois o ministro precisa aprender matemática para desenhar, 3 de 100 é 3% e não 30%

    1. Não está errado não. São apenas 3% do total que serão retidos. Os 30% é o que a midia quer fazer com que acreditem. São 30% das despesas discricionarias que sao aquelas não obrigatórias. Essas despesas representam 30% do total que cada universidade recebe. Portanto sera 30% de 30% do total. Deu para entender agora?

    1. 27 estavam já confiscado. não poderia ser contabilizado. kkkk

Mais notícias
Assine agora
TOPO