O Brasil e o teste da vacina BCG contra o coronavírus
A Austrália iniciou um estudo clínico em que 4 mil profissionais de saúde tomarão a vacina BCG, usada contra a tuberculose. A hipótese dos cientistas é a de que a vacina, que estimula o sistema imunológico, também seja eficaz contra a Covid-19. Caso o estudo australiano conclua que a BCG é eficiente, isso poderia ser...
A Austrália iniciou um estudo clínico em que 4 mil profissionais de saúde tomarão a vacina BCG, usada contra a tuberculose. A hipótese dos cientistas é a de que a vacina, que estimula o sistema imunológico, também seja eficaz contra a Covid-19.
Caso o estudo australiano conclua que a BCG é eficiente, isso poderia ser uma boa notícia para o Brasil, onde todos os bebês tomam a vacina BCG com dois meses de vida. Mas é preciso fazer algumas ressalvas.
"Se o estudo australiano mostrar que a vacinação com BCG em adultos oferece alguma vantagem contra a Covid-19, isso não necessariamente significaria que pessoas vacinadas na infância estejam imunizadas. Na China, a população é imunizada contra a BCG na infância e mesmo assim o país foi muito atingido pela pandemia", diz o imunologista Edécio Cunha-Neto, da Faculdade de Medicina da USP. "Uma opção, caso a vacina se mostre eficiente, seria a de vacinar novamente a população, dando prioridade aos profissionais de saúde e aos idosos."
O estudo australiano terá um grupo controle. Além dos 4 mil que tomarão a vacina, outros 4 mil ficarão sem tomar a dose. "É um estudo mais sério do que os que já foram publicados até hoje sobre a cloroquina, porque tem um grupo que não receberá a BCG para comparação", diz Cunha-Neto. Contudo, os resultados só devem sair daqui a seis meses, quando o pico da doença já deve ter passado no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Zelandia
2020-04-13 22:37:05Talvez esteja aí a explicação porque as crianças são menos afetadas com o coronavirus.
José
2020-04-13 19:59:37Seria o caso de fazer a vacinação no Brasil também com a BCG. Tudo vale quando o atirador não enxerga o alvo,mais sabe o rumo.
Uira
2020-04-13 19:41:44Por fim, em se DEMONSTRANDO o EFEITO DEVASTADOR da CORRUPÇÃO, isto já ficaria como GANCHO para depois quando se empregasse a NARRATIVA do DINHEIRO DE SANGUE, pois se FALTA DE SAÚDE MATA, imagine um JUDICIÁRIO CORRUPTO que deixa a POPULAÇÃO À MERCÊ da CRIMINALIDADE e da VIOLÊNCIA?
Uira
2020-04-13 19:32:49... que TRATAR qq uma destas DOENÇAS significaria [RETIRAR os] INDIVÍDUOS do GRUPO DE RISCO? = ... que TRATAR qq uma destas DOENÇAS significaria [REDUZIR o RISCO DE MORTE dos] INDIVÍDUOS do GRUPO DE RISCO?
Uira
2020-04-13 19:19:23Portanto, um INDIVÍDUO que APOIA e SUSTENTA a CORRUPÇÃO não está só se colocando SOB RISCO, mas à TODA A SOCIEDADE, dependendo até seus ENTES MAIS QUERIDOS, como PAIS, FILHOS, IRMÃOS, pois quando a DESGRAÇA se ABATER, o SISTEMA IMUNOLÓGICO ou o SISTEMA SOCIAL, se não os dois, não estará PREPARADO para SALVAR a ele ou aos seus. É a AUTOFAGIA e ANTROPOFAGIA CORRUPTAS, o INDIVÍDUO CORRUPTO CONSOME a si mesmo e aos que estão a seu lado.
Uira
2020-04-13 19:14:55Se o CORONA VÍRUS está MATANDO gente no Brasil é SOBRETUDO devido às AÇÕES DANOSAS dos PREDADORES DE RECURSOS PÚBLICOS DA SAÚDE, pois se não fosse eles a POPULAÇÃO não estaria tão EXPOSTA aos FATORES DE RISCO que ELEVEM as CHANCES DE MORTE pelo CORONA VÍRUS. Há tb a OPORTUNIDADE de se DEMONSTRAR aos INDIVÍDUOS como o COMPORTAMENTO deles é DECISIVO para DETERMINAR seu BEM=ESTAR e SOBREVIVÊNCIA, incluindo o APOIO que eles dão as CORRUPTOS que lhes ROUBARÃO as OPORTUNIDADES e até a VIDA.
Uira
2020-04-13 19:11:56Portanto, no CASO ESPECÍFICO do CORONA VÍRUS, deveria se esperar que um ESTADO DE SAÚDE de uma POPULAÇÃO tivesse PESO DETERMINANTE na TAXA DE MORTALIDADE. Onde os INDIVÍDUOS estão MAIS EXPOSTOS aos FATORES DE RISCO, o NÚMERO DE MORTES deveria ser MAIOR. Inclusive, há aí uma OPORTUNIDADE para já se LANÇAR NO AR os EFEITOS DEVASTADORES da CORRUPÇÃO, sobretudo no SETOR DE SAÚDE PÚBLICA, sobre o BEM-ESTAR e a VIDA DOS CIDADÃOS.
Observador
2020-04-13 19:07:45Tem várias pessoas aqui dando opinião sobre cloroquina e vacina. Tem algum médico especialista? Politizar conduta e tratamento médico é receita para catástrofe. Não existe remédio do Bolsonaro ou do Trump, existe uma droga cuja eficácia está sendo testada. Isso é essencial antes de tratar milhões de pessoas em política pública.
Uira
2020-04-13 19:06:26Se os FATORES forem SOMADOS (IDADE, SEDENTARISMO, OBESIDADE, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS, POLÍTICAS PÚBLICAS) chegaria-se na CHANCE de um INDIVÍDUO MORRER. Em suma, CORRUPÇÃO MATA, pois uma vez que ela IMPEÇA os INDIVÍDUOS de ter ACESSO À SAÚDE ADEQUADA, o SISTEMA IMUNOLÓGICO destes ficará ENFRAQUECIDO e bastará qq DOENÇA OPORTUNISTA para MATÁ-LOS, tal qual como com o HIV. O CORONA MENDES é o VÍRUS MAIS MORTAL DO PLANETA, pois só pode ser PARADO com CADEIA ou PENA DE MORTE.
Uira
2020-04-13 19:03:14Poderia se estabelecer uma CADEIA DE CAUSALIDADE onde todos os FATORES que podem levar à MORTE devido à INFECÇÃO pelo CORONA VÍRUS seriam SOMADOS para se determinar a CHANCE de um INDIVÍDUO MORRER pela INFECÇÃO. Na realidade, ele não morre pelo CORONA VÍRUS em si, mas sim por todos os OUTROS FATORES que DEBILITARAM o SISTEMA IMUNOLÓGICO DO INDIVÍDUO (muito PARECIDO com o HIV, mas com a DETERIORAÇÃO DAS DEFESAS DO ORGANISMO tendo MÚLTIPLAS CAUSAS e ORIGENS).