Reprodução

O apoio coreografado de Obama e Michelle para Kamala Harris

26.07.24 11:13

Um vídeo mostrando uma ligação entre o ex-presidente Barack Obama, sua esposa Michelle Obama e a vice-presidente Kamala Harris (foto) foi publicado nesta sexta, 26, na conta da provável candidata democrata nas redes sociais.

Embora Kamala mostre espontaneidade e surpresa ao atender o telefone, tudo ali foi cuidadosamente coreografado.

O vídeo começa com Kamala andando apressada e pegando um celular, como se não soubesse quem estava chamando.

O passo rápido e cheio de energia é intencional. Kamala quer se distanciar das imagens do presidente Joe Biden, que caminhava com cuidado e subia e descia degraus lentamente, para evitar uma queda em público.

Kamala!“, afirma Obama do outro lado da linha, com sua voz característica.

Olá? Oi!“, responde ela.

Hei, você!“, diz Michelle Obama, do outro lado da linha.

Vocês estão juntos! Que bom ouvir vocês dois“, diz Kamala, ao perceber que conversava com o casal.

Michelle, então, dá o primeiro recado: “Eu não poderia fazer essa ligação sem dizer para a minha garota Kamala: ‘Estou muito orgulhosa de você. Isto vai ser histórico“.

Obama segue: “Nós ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer todo o possível nesta eleição para você chegar ao Salão Oval (da Casa Branca)“.

Kamala agradece, com a limousine blindada da vice-presidente ao fundo: “Michelle e Barack, isso significa muito para mim“.

 

Tudo combinado

O fato de que Kamala estava sendo filmada quando recebe a ligação é um indício claro de que tudo estava combinado.

Além disso, a ligação estava sendo gravada. Kamala estava com um microfone na lapela do terno. Quem assiste ao vídeo escuta muito bem todos os seus participantes.

O carro oficial ao fundo é uma maneira de usar o cargo atual de vice para lhe dar relevância.

 

Leia em O Antagonista: Barack e Michelle Obama endossam Kamala Harris para presidente

 

Estratégia

Kamala e sua equipe querem ao máximo reproduzir o entusiasmo da campanha de Barack Obama, que conseguiu a indicação do Partido Democrata em 2008 enfrentando os opositores internos nas primárias e mobilizando a base do partido e os jovens com discursos empolgantes e carisma pessoal.

Este mês, a vice assegurou sua candidatura de uma maneira totalmente diferente da de Obama.

Seu carisma só começou a ser testado agora, depois que ela foi nomeada por Biden e endossada pelos líderes do partido. Não teve democracia alguma nesse processo.

Kamala, então, está procurando incorporar em sua pessoa o capital eleitoral e o carisma de Obama e de Michelle.

Michelle, aliás, chegou a ser até mais popular que Obama nas pesquisas quando o marido terminou seu segundo mandato, em 2016.

O mesmo vídeo publicado na conta de Kamala foi postado, exatamente ao mesmo tempo, às 6 horas e 1 minutos, na conta de Barack Obama, no formato horizontal.

Na conta do ex-presidente, a cena alcançou dez vezes mais que o conteúdo publicado na conta de Kamala no X.

 

Leia em Crusoé: Sem democracia na escolha dos democratas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO