Agência Brasil

Novo serviço vai chamar motoristas para recall de veículos com defeito

01.07.19 15:20

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda-feira, 1º, novas regras para dar mais eficiência aos recalls, em que consumidores são chamados para substituir bens com defeitos de fábricas. As novas regras foram determinadas depois de o governo constatar que a maior parte dos consumidores não atende às convocações de troca, segundo dados compilados desde 2014.

As duas portarias com novas normas vão ser publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira, 2. Uma delas cria o Serviço Nacional de Notificação de Recall de Veículos, em parceria dos ministérios da Justiça e da Infraestrutura. Para o ministro da Justiça, Sergio Moro (foto), o recall de veículos é mais “sensível” porque o automóvel “pode se tornar um caixão tanto para quem dirige como para os transeuntes”.

O proprietário do veículo será notificado por e-mail ou outras formas pelo Denatran para atender a uma campanha de recall de veículo com defeito. “Se não atender o chamamento, no ano seguinte ficará constando no documento do veículo”, explicou o secretário Nacional de Defesa do Consumidor, Luciano Timm. “É um incentivo para que o consumidor atenda o pedido de recall, evitando inclusive que seu carro seja desvalorizado na hora da revenda”.

Além disso, as empresas terão de disponibilizar em local visível no seu site as informações sobre chamadas de trocas de produtos defeituosos por no mínimo cinco anos. Outra exigência será informar à Secretaria Nacional do Consumidor, de imediato,a necessidade de investigar possíveis defeitos, e apresentar planos de mídia detalhados para as campanhas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que tal obrigar as montadoras a avisar sobre recalls. Se já for obrigado, o governo não fiscaliza. Eu só soube de um recall do meu carro quando o levei numa revisão. Perguntei porque não fui avisado antes, não souberam me responder...

  2. Passe essa obrigação de comunicar e exigir às seguradoras. Aos proprietários de veículos q prestam serviço público,táxis, ônibus, uber, vans.... e parem com isso de criar órgão publico para controlar o cidadão. Vou ficar recebendo notificação de carro q vendi há anos atrás? Qual base de dados é atualizada no Brasil??? Francamente! Isso interessa às seguradoras de veículos e de vida! Aos bancos q emprestam $ para imóveis! Chega de usar meu dinheiro para interesses privados!!!! CHEGA!

    1. Você não entendeu. Continuará a receber notificações se o veículo vendido não foi transferido.

  3. Mais um gol de placa do Sr. MINISTRO DA JUSTIÇA, DR SÉRGIO MORO que, efetivamente,veio p mostrar eficiência como poucos junto a um ministério de gde importância nacional! Parabéns ao Ministro e sua prestigiosa equipe!!!

  4. Vale a pena criar também o selo nacional do combustível com aditivo, para que o governo certifique aqueles proprietária zelosos que cuidam bem de seus automóvel. E que está certificação não seja delegada a iniciativa privada mas que tenha um ministério dedicado.

  5. Acho bom, no Brasil dobram motoristas negligentes, conheço muitos que lavam o veículo semanalmente mas só faz manutenção qdo o veículo para de vez.

Mais notícias
Assine agora
TOPO