Adriano Machado/CrusoéDe olho nos votos, o ministro Marinho é um dos entusiastas da ideia de abrir o cofre

Novo ministro do governo, Rogério Marinho é réu por desvio de dinheiro

11.02.20 20:41

O novo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, tornou-se réu em uma ação penal na qual é acusado de desviar 149,7 mil reais com a nomeação de funcionários fantasmas entre 2005 e 2006, quando era vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, Marinho pagou com dinheiro da Câmara seis funcionários que, na verdade, davam expediente em uma clínica médica e na federação dos legislativos municipais do Rio Grande do Norte. À época, Marinho presidia a entidade.

A acusação de peculato contra o agora ministro foi recebida em julho de 2019 pelo Tribunal de Justiça potiguar. Até 2018, quando o foro privilegiado foi derrubado, a apuração que mirava o então deputado federal pelo PSDB tramitava no Supremo Tribunal Federal. Depois, foi remetida para a Justiça local.

“Rogério Marinho utilizou verbas da Câmara Municipal para custear o funcionamento da clínica particular que prestava atendimento médico gratuito aos seus eleitores, incluindo os profissionais que lá trabalhavam na lista de pagamento da Câmara de Vereadores, sem o conhecimento e a autorização deles”, concluiu a investigação que deu origem à acusação contra Marinho.

Em depoimento ao Ministério Público, uma ex-assessora parlamentar de Marinho afirmou nunca ter trabalhado na Câmara, apesar de constar como servidora do gabinete entre março de 2004 e fevereiro de 2007. Aos promotores, ela disse que trabalhava em uma clínica que prestava atendimento gratuito a eleitores do então vereador. Ele era o dono do estabelecimento, de acordo com a denúncia.

Segundo o MP, o esquema de funcionários comissionados fantasmas envolveu dez vereadores, todos denunciados. Só os indicados no gabinete de Rogério Marinho teriam custado 102,5 mil reais. Mas como ele também nomeou servidores de outros parlamentares, o prejuízo que lhe foi atribuído é de 149,7 mil reais.

Em nota, Rogério Marinho diz que “reafirma sua confiança nas instituições e a absoluta ausência de qualquer ilícito que desabone sua vida pública”. No texto, o ministro afirma ter “convicção de que o mero recebimento da denúncia, e sua divulgação coincidentemente no dia de sua posse, permitirá tão somente a chancela, ao final, de sua inocência”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. enquanto vocês não acharem qualquer irregularidade no governo do presidente Bolsonaro, você não sossegam, Rogério Marinho sempre foi um homem íntegro, tanto aqui no Rio Grande do Norte, como a nível nacional, só porque ele assumiu um ministério, já estão difamando sua conduta ilibado!

  2. pera aí o cara não teve o dinheiro nenhum quando desvia ele tira de uma via e bota em outra via ele botou na realidade no bolso então ele não divide o dinheiro ele embolsou o dinheiro

  3. Esse canalha aí, enquanto era da equipe do Guedes, outro canalha , recebeu 17 mil por reunião que participava no SESC, chegando a um total de 189 mil em jetons. O pulha tambem atuou para abaixar o BPC dos velhinhos para 400 reais, na famigerada reforma da previdência, mas felizmente não passou no congresso.

  4. Mesmo sendo um ato deplorável do novo ministro, não deixo de imaginar qualquer um aqui, se porventura suas vidas fossem vasculhadas será que algo que hoje repudia seria encontrado? E isso venha desabonar todo seu caminho? Se for comprovado ele usou um recurso público para pagar profissionais que davam assistência gratuita à população, está claro que ele se beneficiou, mas o recurso foi bem empregado. Obs: os profissionais não são voluntários.

    1. Entendo se ponto de vista, mas quem lida com o dinheiro público não pode fazer isto. É desonesto e ilegal. Se realmente o fez precisa ser condenado e não pode ser ministro.

  5. É muita ignorância desse povo. Por isso o Brasil está nessa situação deplorável. Se todos os políticos fossem réus por desvio de somente R$140.000,00 a 15 anos atrás nós seríamos o número 1 do mundo. Vão te catar esquerdistas de merda.

    1. Por que todos que querem o bem do Brasil apoiam o Sergio Moro? Na minha opinião é porque admiramos sua ética e postura ilibada. Todo administrador de dinheiro público precisa agir com transparência e ser acima de qualquer suspeita. Deveria ser o normal.

    2. O problema, Paulo, é que eles querem atingir o presidente Bolsonaro, sai uns canalhas!

    3. Tu tá dizendo que roubar até 140 mil nāo é crime?Imbecil corrupto.

    4. Geraldo, e tu já paraste pra pensar que ele foi nomeado porque ele estava prestes a virar réu? Dilma tentou fazer isso com Lula, não lembras?

    5. Questão de prioridade Zé. Concordo, errou tem que pagar. Mas por que isso só aflora quando é nomeado? Tem sim, fedor de ação de esquerda.

    6. Pelo seu argumento, o crime é proporcional à grana surrupiada? Não fique nervoso. Só quero entender.

  6. Chora petralhada psolista de merda!!! Aqui não!!! Recolham-se. Esse Rogério Marinho é o contra ponto da Fátima Bezerra, em terra de ninguém menos atuando, q o guerrilheiro José Dirceu, no comando de sua resistência, hj reduzida a nada. Sem medo de coronavirus, a virada já aconteceu.

  7. Vocês nunca falaram nisso em um ano inteiro, mas agora pq virou ministro querem fritar o cara. Se acreditassem na veracidade, esconderam isso por meses pq?

    1. Divulgar justo agora? Não nos esquecemos, entretanto, que onde há fumaça... Minha mãe, na sua matuta sabedoria mineira, dizia: "cesteiro que fazem um cesto, faz cem". Vamos vigiar.

    2. pensei a mesma coisa, muito estranha essa notícia agora!

  8. Eu já estou ficando cansada desta forma de agir do Bolsonaro. Vai dizer que ele não sabia de nada? Ah! de novo Bolsonaro? Estamos sendo enganados mais uma vez. Você só tem pra ministros caras corruptos e com processos em andamento? Pensei que você conhecesse bastante pessoas honestas.Pra mim chega tá.

    1. Estelinha, te convence que nesse governo até agora não se tem notícia de roubalheira,isso que aconteceu com esse ministro foi 15 anos atrás e ainda não foi provado, fica alerta que o estabeleshiment “ mídia e inimigos do governo,pt & caterva” estão ainda no terceiro turno, observa o que aconteceu na CPMI das fake News onde o pt levou uma invertida do depoente, não creias na petralhada,eles não prestam são capazes das piores vilezas para atingir seus propósitos

  9. Volto ao meu primeiro comentário feito em janeiro de 2019: bozismo =lulismo. Não errei nenhuma previsão até agora. Economia não se recuperou, o Bozo dividiu ainda mais o país, o Bozo jogou a nossa imagem internacional no lixo e, principalmente, o Bozo afastou os investidores. O resultado está ai...o mundo todo crescendo e o Brasil indo rumo a uma nova recessão...Eu volto a falar: se o Bozo cair, o Brasil crescerá pelo menos uns 5% ao ano com o Mourão.

    1. Kkkkkkkkkk. Como se pode ver aqui, os bozistas não foi seguem defender o indefensável. Deixem de lorotas, olhem os números e reflitam. Eu sei que é pedir muito para um bozista refletir. Tentem. Pensar não dói!

    2. Igualzinho! Tem gente que se colocarmos um prato com brigadeiro e outro com cocô , vai dizer: "IGUALZINHO" e vai cair de boca no prato com cocô. Aí vai tudo pra cabeça.

    3. lulismo (esquerdas) = bolsonarismo (diretas). Ideologias perigosas que para se manterem no poder NÃO possuem escrúpulos.

    4. Quarto país que mais recebeu investimento estrangeiro em 2019. Mas para o lunático, Bolsonaro afasta investidores. Estimativa de crescimento do PIB girando em torno de 2,5% em 2020. Mas para o lunático, estamos em recessão. Deve trabalhar pra Globo ou pra Folha. Só pode. Talento tem. kkkkk

    5. concordo: direita = centrão = esquerda. tudo farinha do mesmo saco.

    1. Concordo, O ideal é que o indicado tenha zero de ato ilicito. Que atire a primeira pedra quem durante a vida não cometeu nem um erro. Agora dar destaque a uma acusação de um montante de R$ 150 mil, que teria ocorrido a 15 anos atrás e ainda não provado, me parece, senhoras e senhores da mídia, como amadorismo ou no mínimo tendencioso.

  10. Outro patife!!! Caracas! Muito poucos são os probos na política e ainda não se sabe quantos mais ainda apresentarão surpresas.

  11. Vocês estão querendo ser mais realistas que o Rei. Acreditar em político 100% honesto é acreditar em Papai Noel ou em Cegonha.

  12. Não se salva um.... Bem feito para o super herói da reforma da previdência que o melhor que fez foi ferrar as viúvas pensionistas.

    1. O que podemos fazer pra que este presidente pare de colocar ministros corruptos no governo? Ah! vê se dá um tempo Bolsonaro. Saco cheio já.

  13. Só nosso Presidente parece não perceber que esse tal de Marinho é da quadrilha do centrão,como viés da esquerda petralha.

  14. Fora Canalhas! #BolsonaroNuncaMais A política Brasileira não sai das páginas policiais dos jornais. Uma tragédia. Uma vergonha! Enquanto isso, os 14 Milhões de desempregados estão a espera de uma ação concreta do governo para aumentar os postos de trabalho. Mas a População Brasileira não é uma prioridade para Bolsonaro.

    1. Hey petista, foram quase 14 millhões de desempregados deixados pelo PT. O Bolsonaro baixou em mais de 1 milhão. Ele (Bolsonaro) está fazendo umas cagadas, mas ainda é de longe melhor que seu papai Lula

  15. #BolsonaroNuncaMais Somos vitimas do maior estelionato eleitoral da história. Bolsonaro superou s canalhice de Dilma Rousseff. Fora ministro réu.

    1. Hoje não CPI da Fake News o convidado do Dep Rui Falcão PT afirmou o contrário, disparo de whatsapps em massa foram contratado pelo PT pra beneficiar o Haddad, sem contar o caso da Dilma Boladona em MG. Tá vendo muito Petra Costa, o Bolsonaro virou o jogo faltando três dias. Faz-me rir!

  16. Que lindo! O Brasil tem um ministro que é réu. O Bolsonaro poderia indicar o Lula-Ladrão-ex-presidiário para ser presidente do BNDES. Este governo é uma Vergonha. #BolsonaroNuncaMais

    1. Corretíssimo, Silvana. São todos uma só facção criminosa. Fazer uma assepsia radical nas urnas contra todos os bandidos de todas as vertentes, deve ser a nossa firme, cônscia e patriótica resposta!

    2. Essa Silvana deve ser uma daquelas que urina na Bandeira do Brasil, faz cocô na rua e tem os pêlos de dá nojo.

    3. Concordo com você Irenice. Essa Silvana é petista e não consegue disfarçar.

    4. Silvana. Você se fingindo de eleitora arrependida não cola. nós não somos burros iguais os petistas.Conta outra ou vá pra sua turma comunista

  17. Pau que bate em Chico, bate em Franciso. Uma vez confirmado isso, quero ver a postura do Bolsonaro. Como a justica e lenta, ja tem mais de 13 anos e nada.Esse congresso rabo preso e o STF engessaram de vez a justica Brasileira e manipularam tudo para proteger esse criminosos poderosos, desde acabar com a 2 estancia, como jogar no STE os casos de caixa 2, corrupcao e lavagem de dinheiro, sabendo que nao tem estrutura la para investigar e a prioridade do TRE e eleicao ou seja nao vai dar em nada.

  18. Então está explicado o motivo da posse dele ter atraído o grupo de amigos dos amigos... Maia, Toffoli e esquerdopatas. A cúpula reunida! Faltaram 5 dos 11, mas o Capo estava presente. Ops... sem esquecer do peso pesado, de fato... All-Cú-Lumbre!

    1. Antonio, o Capitão tem escolhido mal já muito tempo. Inverteu 180° o discurso quando candidato. Uniu-se ao que ele tanto discursou contra... a "velha política"

    2. Começou mal, o Capitão devia ter escolhido melhor. Só a presença de tantos canalhas já dá o que pensar.

    1. Coitado do Bolsonaro, tem que ter uma lâmpada mágica para escolher seus ministros, raro os que não cometeram falcatruas, o mais interessante que só quando eles assumem uma pasta no governo do capitão que são denunciados, muito esquisito?

  19. Sou Bolsonaro, mas esperando ele cumprir a sua palavra e demitir quem está enrolado com a justiça. É não contratar esse tipo de gente

    1. Pois é. O tempo passa e o Bolsonaro mostra que não está nem aí para as promessas da campanha eleitoral de 2018. Somos vítimas do maior Estelionato Eleitoral da história do Brasil. #BolsonaroNuncaMais

    2. Faltou cautela, será que o Capitão não tem um serviço de informações?

  20. Nada de anormal, kkkkkkkk. O Bozo roubou 60 milhões de reais enquanto deputado combinado rachidismo e nepotismo. Perto dele, o ministro é um santo..de pau oco, mas um santo!

    1. Bozistas são medíocres mesmo. Ficam disputando quem roubou mais com os petistas, kkkkkkkkkkkkkkkk. Como eu sempre falo: os dois grupos são compostos de ladrões!

    2. Esse valor nao sei de onde este indivíduo tirou, mas 60 milhões é fichinha pro LuLadrão... nem paga a folha de pagamento da máquina petralha... só o filho superdotado dele faturou mais de R$103 milhões , de acordo c a PF

    3. A Folha de São Paulo só encontrou 15 milhões. Tá faltando 45 milhões e a folha não identificou, como assim?

    4. É muito fácil acusar sem provas, qdo todos sabem o rombo que a esquerda fez durante 30 anos no poder!!! #LULADRAO#Segue o líder... kkkkk

  21. Esses caras acham que o dinheiro público não tem dono!!! Uma grande decepção....vamos para o próximo, a fila e grande...,

    1. Só agora, antes tarde do que nunca. se fosse no stf (minúsculo mesmo) iria para prescrição como é de praxe vide Aécio e Renan mais de 12 processos prescritos porque os ministros não tem tempo são obrigados a trabalhar de terça a quinta.Ô vida dura coitados!

  22. Difícil compor um ministério.Sobram problemas e faltam pessoas integras! Será q chegamos no fim ? Ética e moral não existem mais na política ? Para ( verbo) q eu quero descer!

  23. Vocês, Antas, sao bipolares mesmo. Bolsonaro negou uma boquinha para vocês, caem, então, tentando derrubar o governo dele. CANALHAS!

    1. ROGÉRIO MARINHO MEXIA COM POUCO DINHEIRO (DINHEIRO DE CÂMARA MUNICIPAL) AGORA VAI MEXER NO MÍNIMO COM A GRANA DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA VAI ENRIQUECER FACILMENTE

    2. SE ROGÉRIO MARINHO TEVE NA SUA POSSE A PRESENÇA DE RODRIGO MAIA TODOS SABEMOS QUE ESSE CIDADÃO JOGA CONTRA O GOVERNO NÃO PODERIA DAR CERTO

    3. EU DESCONFIEI DE MINISTRO QUANDO VI PRESIDENTE DA CÂMARA DO SENADO E DO STF NA POSSE DELE MUITOS PILANTRAS REUNIDOS NA POSSE DE IUTRO PILANTRA

    4. Muita ingenuidade do povo, acreditar que tudo seria diferente.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO