Novo juiz da vara que concentra ações da Lava Jato em SP já assinou manifesto contra Gilmar
Novo titular da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que concentra a maioria dos casos da Lava Jato paulista, o juiz Nilson Martins Lopes Júnior já assinou um manifesto contra o ministro Gilmar Mendes (foto), principal voz contra a operação de combate à corrupção dentro do Supremo Tribunal Federal e que tem anulado as decisões...
Novo titular da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que concentra a maioria dos casos da Lava Jato paulista, o juiz Nilson Martins Lopes Júnior já assinou um manifesto contra o ministro Gilmar Mendes (foto), principal voz contra a operação de combate à corrupção dentro do Supremo Tribunal Federal e que tem anulado as decisões da primeira instância envolvendo empresários e políticos.
Em 2008, Lopes Júnior foi um dos mais de 130 magistrados da Justiça Federal da 3ª Região, que reúne São Paulo e Mato Grosso do Sul, a assinar um manifesto com críticas a Gilmar, presidente do STF à época, e em apoio ao então juiz titular da 6ª Vara, Fausto Martin De Sanctis, que ocupava a mesma cadeira que ele acaba de assumir.
A indignação do grupo de juízes era porque Gilmar havia pedido para que o Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, investigasse De Sanctis por desobediência depois que ele emitiu uma segunda ordem de prisão contra Daniel Dantas, no âmbito da Operação Satiagraha, horas depois de o banqueiro ter sido solto por um habeas corpus concedido pelo então presidente do Supremo.
Agora, é o próprio juiz Lopes Júnior quem pode entrar em rota de colisão com Gilmar. O magistrado vai herdar uma série de ações movidas pela força-tarefa da Lava Jato contra políticos e empresários acusados por corrupção e lavagem de dinheiro. É na 6ª Vara que tramita a maioria dos casos relacionados à delação da Odebrecht, como as que envolvem o senador José Serra, do PSDB, que Gilmar Mendes mandou suspender em agosto.
A vara assumida por Lopes Júnior tem prevenção para receber os desdobramentos dos casos envolvendo supostos crimes praticados por políticos tucanos. Foi o antecessor dele no cargo, o juiz João Batista Gonçalves, promovido a desembargador, quem homologou delações premiadas que incriminam políticos de peso em São Paulo, como o vice-governador Rodrigo Garcia, do DEM.
Já o juiz substituto da 6ª Vara, Diego Paes Moreira, foi quem autorizou as buscas em imóveis ligados a Serra em julho e recebeu a denúncia contra o senador e a filha dele, Verônica Serra, por lavagem transnacional de dinheiro no esquema da Odebrecht. Também estão na 6ª Vara investigações envolvendo o ex-ministro Aloysio Nunes e o ex-diretor da Dersa e operador tucano Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto.
Antes de assumir a vara especializada em lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, Lopes Júnior foi juiz titular da 10ª Vara Federal Previdenciária por seis anos. Ele entrou para a magistratura no fim da década de 90, após ter sido delegado da Polícia Civil de São Paulo no interior paulista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2020-11-10 12:11:24País marcado pela desonra de canalhice. Um minúsculo juiz do minúsculo stf, criando leis que afrontam mais de 200 milhões de brasileiros !
José
2020-11-09 19:07:49até qdo seremos refém desse indigno
José
2020-11-09 19:05:12avante sucupira, Gilmar é intocavel
Eliane
2020-11-09 18:36:21Desejo sucesso, saúde, e persistência contra todos os obstáculos que possam surgir. Estamos torcendo para que pessoas de bem tenham sucesso no combate à corrupção.
Juarez
2020-11-09 11:05:42Força dr Juiz e meta esses quadrilheiros no xadrez, siga o caminho aberto pelo Dr Moro da 13@ vara de Curitiba
PAULO
2020-11-09 10:33:21Tem ministros péssimos no STF. Mas nenhum se compara ao homem do PSDB. Não voto no PT e toda a esquerda por ter se tornado em última análise somente o Lula Livre. Não voto no PSDB por causa do malandro Aécio e GM. Não voto no PSL por ter abrigado um monte de nulidades, como o BOLSOciopata. Aliás, se continuar a buscar na memória, não voto em ninguém. Ops, voto no Moro.
Wanderlei
2020-11-09 06:17:00Vai ter que conviver com a perseguição do beiçola nefasto.
Aurea
2020-11-09 00:08:21Tá mais do que na hora, de parar com as " leis " do Gilmar.
MARCOS
2020-11-08 23:44:54Se é contra o Gilmar, é gente boa.
Jarbas
2020-11-08 22:47:36Esse Juiz Federal tem história e coragem para desempenhar um ótimo trabalho na Justiça Federal de São Paulo. Deus lhe proteja na nova missão.