Novo apoia impeachment de Bolsonaro: ‘Cometeu crimes de responsabilidade’
O partido Novo decidiu apoiar a abertura do processo de impeachment de Jair Bolsonaro (foto) na Câmara, segundo informou a legenda, em nota, nesta segunda-feira, 5. Após consultas a juristas e discussões internas, a sigla avaliou que o presidente da República cometeu “diversos crimes de responsabilidade”. A bancada da legenda conta com oito deputados federais. Estão guardados...
O partido Novo decidiu apoiar a abertura do processo de impeachment de Jair Bolsonaro (foto) na Câmara, segundo informou a legenda, em nota, nesta segunda-feira, 5. Após consultas a juristas e discussões internas, a sigla avaliou que o presidente da República cometeu “diversos crimes de responsabilidade”. A bancada da legenda conta com oito deputados federais.
Estão guardados nas gavetas do presidente da Câmara, Arthur Lira, 123 pedidos de impeachment de Bolsonaro. O Novo disse endossar, “principalmente”, o processo movido pelo “Vem pra Rua” na semana passada -- o documento de 922 páginas descreve a suposta prática de 130 crimes, divididos em 35 tipificações penais, pelo presidente da República.
A nota do Novo menciona o papel de Bolsonaro no escândalo da Covaxin. O partido sublinhou que o presidente está em silêncio desde 25 de junho, quando o deputado federal Luis Miranda e o servidor do Ministério da Saúde e irmão dele, Luis Ricardo Miranda, declararam à CPI da Covid que alertaram o chefe do Planalto sobre indícios de corrupção na compra da vacina indiana em 20 de março e alegaram que, ao ouvir a denúncia, Bolsonaro disse que o esquema seria “coisa” do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros. “Bolsonaro, até o momento, não se manifestou formalmente sobre o caso. Ricardo Barros ainda é líder do governo”, pontuou o partido.
O Novo ainda condenou a postura do presidente diante da crise sanitária. Bolsonaro, segundo a legenda, “negou a gravidade da Covid-19, boicotou e debochou das medidas básicas, estimulou aglomerações, recomendou remédios sem eficácia comprovada, disseminou desinformação sobre as vacinas e nada fez para conter a pandemia”.
“O governo abriu mão de suas prerrogativas e foi deliberadamente omisso na coordenação entre os entes federados, não expandiu a capacidade de testagem, não se preparou adequadamente para a demanda de insumos e medicamentos, atuou contra o distanciamento social – até mesmo com campanhas publicitárias -, diminuiu a transparência e qualidade das informações sobre a covid-19, chegando até a atrasar propositalmente a divulgação dos dados, produziu e distribuiu remédios sem eficácia comprovada”, emendou.
O partido resgatou os indícios de interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, na Agência Brasileira de Inteligência e no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Novo rememorou, por exemplo, a exoneração de Sergio Moro, que, ao deixar o governo, criticou a insistência do presidente pela demissão de Maurício Valeixo da diretoria-geral da PF e afirmou que o presidente queria colocar no comando da instituição “uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, colher relatórios de inteligência”.
Além disso, a sigla deu destaque aos relatórios produzidos pela Abin para auxiliar a defesa do senador Flávio Bolsonaro no processo em que o filho 01 do presidente da República responde pela operação de um esquema de rachid em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio, Alerj. “É inadmissível o aparelhamento das instituições do Estado para defender os interesses do filho do presidente da República, ou de qualquer outra pessoa. Os órgãos públicos devem ser regidos pelo princípio da impessoalidade”, afirmou o Novo.
“Os crimes de responsabilidade aqui relatados não contemplam todos os já cometidos por Bolsonaro. O presidente notoriamente atua contra instituições do Estado de Direito, participa com frequência de manifestações antidemocráticas, tenta a todo custo descredibilizar o processo eleitoral – até mesmo as eleições de 2018, quando foi eleito para o atual mandato presidencial. Em diversas declarações, Bolsonaro faltou com o decoro exigido do cargo, mentindo deliberadamente, criando polêmicas com outros Poderes e até com outros países, prejudicando nossas relações institucionais e comerciais”, concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2021-07-06 19:30:16A rejeição ao broncossauro se estende do BRASIL ao planeta afora!!!.....👉👉👉👉👉👉👉👉👉 https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/06/interna_politica,1283988/spike-lee-chama-bolsonaro-de-gangster-no-festival-de-cannes.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push
Márcia
2021-07-06 08:35:14O presidente está cometendo crime de responsabilidade faz tempo e os deputados e senadores são coniventes. Na eleição de 2022 lembraremos de todos os mortos, daqueles que ficaram com sequelas
Lasier
2021-07-05 20:04:35Esse novo tem cheiro de mofo
Leonardo
2021-07-05 19:43:33Nas próximas eleições os 1,5% de representação do Novo na Câmara vai para quanto? Saltam pros 15% ou caem pros 0,5%?
PAULO
2021-07-05 18:40:03Votei no Amoêdo e em vários candidatos do Novo. Mas não posso esconder a minha decepção com o partido. Essa declaração de agora, não tem nada de novo. Faz quanto tempo que o Bolsonaro forçou a saída do Moro, e vem repetindo o seu comportamento no enfrentamento da pandemia? É tudo coisa velha. Ser ágil e tomar decisões assertivas, não é algo novo em gestão. Talvez o NOVO já esteja com às engrenagens da velha política, que só se movimenta quando interessa, ou recebe a graxa da corrupção.
Maria
2021-07-05 16:56:48O Novo despertou do coma.
Maria
2021-07-05 15:47:08Eles foram cautelosos para não parecerem levianos !! Melhor assim , pois fica claro que não se trata de perseguição política !! O Novo se mostrando mais uma vez o único partido sério do Brasil !! 👏👏👏👏
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-07-05 15:22:58Ahhh o novo ...por um momento acreditei, até que aquele deputado loirinho-espiga-milho do Rio Grande dos FOOLS disse que não via nada de errado no jair TRAIDOR. agora continuo acreditando apenas e tão somente no AMOEDO.
José
2021-07-05 15:18:57Tem toda razão! concordo plenamente! Em gênero, grau e número!!.
Sebastião Oliveira Teixeira
2021-07-05 15:11:22Bolsonaro nunca escondeu sua personalidade. Os esclarecidos nunca votariam nele. Lula ladrão e seus fanáticos são o responsável pela ascenção dessa catrastrofe. Esperamos por uma terceira via.Que seja melhor que essas figuras.