Nova capital do Egito vai dobrar de tamanho, mesmo não estando pronta
O governo do Egito anunciou que deve dobrar o tamanho da "Nova Capital Administrativa", um projeto que há nove anos constrói uma nova sede do poder do país a 45 quilômetros da cidade do Cairo. Um projeto capitaneado pelo presidente Abdel Fatah El-Sisi, a megacidade está em construção há nove anos, mas ainda não se...
O governo do Egito anunciou que deve dobrar o tamanho da "Nova Capital Administrativa", um projeto que há nove anos constrói uma nova sede do poder do país a 45 quilômetros da cidade do Cairo. Um projeto capitaneado pelo presidente Abdel Fatah El-Sisi, a megacidade está em construção há nove anos, mas ainda não se tornou de fato a capital do país.
Segundo informações da Reuters, o local deve começar a receber as primeiras empresas e bancos neste ano, o que deve aumentar a população local (atualmente pouco mais de mil famílias já se mudaram para a cidade, cerca de 1% das unidades habitacionais já entregues). Ao menos 14 ministérios do país já operam no local desde o ano passado.
A nova cidade tem setores próprios para habitação, empresas (onde está o prédio mais alto da África) e de diversões (com o segundo maior estádio do continente. Os prédios que mais chamam a atenção, no entanto, são mesmo as instalações militares: o Ministério da Defesa do país já despacha a partir do "Octágono", um conjunto de oito prédios que ocupa uma área quase oito vezes maior que o Pentágono nos Estados Unidos.
Porém o projeto da nova capital deve custar cerca de 58 bilhões de dólares (282 bilhões de reais, no câmbio atual), um valor muito que pode preocupar para a economia do Egito. O projeto de El-Sisi, incontestável no poder do país há uma década, corre o risco de enfiar o país em uma espiral de dívida, como aconteceu com o Brasil na construção de Brasília nos anos 60.
A cidade "faraônica" egípcia não é a única "nova capital" em obras neste ano: em agosto, a Indonésia deve mudar a sede dos seus poderes de Jacarta, a histórica capital na ilha de Java, para a nova Nusantara, construída na ilha de Bornéu. A razão da mudança na nação do sudeste asiática tem bases mais concretas, já que Jacarta está afundando.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Odete6
2024-01-06 22:28:08Será que não há nisso tudo uma "ajudazinha" saudita?
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-01-06 19:20:07Que loucura!