Nota de Aras gera revolta no MP e subprocuradores cobram providências
Um grupo de subprocuradores-gerais da República que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal decidiu criticar publicamente a nota divulgada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em que ele atribui exclusivamente ao Congresso a responsabilidade de julgar eventuais ilícitos cometidos por autoridades durante a pandemia. No documento, Aras afirmou que o “estado de calamidade...

Um grupo de subprocuradores-gerais da República que integram o Conselho Superior do Ministério Público Federal decidiu criticar publicamente a nota divulgada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, em que ele atribui exclusivamente ao Congresso a responsabilidade de julgar eventuais ilícitos cometidos por autoridades durante a pandemia. No documento, Aras afirmou que o “estado de calamidade pública é a antessala do estado de defesa” e informou haver requisitado “inquérito epidemiológico e sanitário” ao Ministério da Saúde. Seis dos 11 integrantes do Conselho Superior do MP criticaram abertamente a condução do governo federal na pandemia e cobraram de Aras ações efetivas.
“A referida nota parece não considerar a atribuição para a persecução penal de crimes comuns e de responsabilidade da competência da Supremo Tribunal Federal”, afirmam os subprocuradores. O documento divulgado nesta quarta-feira é assinado por José Adonis Callou de Araújo Sá, José Bonifácio Borges de Andrada, José Elaeres Marques Teixeira, Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino.
“No Brasil, além da debilidade da coordenação nacional de ações para enfrentamento à pandemia, tivemos o comportamento incomum de autoridades, revelado na divulgação de informações em descompasso com as orientações das instituições de pesquisa científica, na defesa de tratamentos preventivos sem comprovação científica, na crítica aos esforços de desenvolvimento de vacinas, com divulgação de informações duvidosas sobre a sua eficácia, de modo a comprometer a adesão programa de imunização da população”, apontaram os subprocuradores, que apontaram ainda a demora e omissão na compra de vacinas e insumos.
Os signatários classificaram como “controvertida” a atuação do governo federal. “É importante recordar as espécies de responsabilidade dos agentes políticos no regime constitucional brasileiro. A possibilidade de configuração de crimes de responsabilidade, eventualmente praticado por agente político de qualquer esfera, também não afasta a hipótese de caracterização de crime comum, da competência dos tribunais", argumentam os representantes do MP.
"Nesse cenário, o Ministério Público Federal e, no particular, o procurador-geral da República, precisa cumprir o seu papel de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e de titular da persecução penal, devendo adotar as necessárias medidas investigativas a seu cargo”, diz um trecho da nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2021-01-31 17:56:54Ele já cumpriu sua missão: destruiu a Operaçao Lava Jato ...
Luiz
2021-01-21 12:07:25o Aras está certo. Por mais que não se goste do presidente, há condutas do MP que devem se manter zelosos e éticos. Do ponto de vista meu, particular, nunca vi os procuradores apontando o que deveria ser feito no combate a pandemia, nem antes e nem agora que necessitamos de união e não de rebelião. Estamos num patamar que só criticar não resolve. Dá um cargo para um sobprocurador, hoje, e peça a ela quais são seus planos de hoje em diante para que o público tenha oportunidade de avaliar.
CARLOS H
2021-01-21 12:03:12Resta-nos esperar que estes subprocuradores consigam enquadrar o pau-mandado do chefe das rachadinhas! VERGONHA!!!!
Solange
2021-01-21 04:48:04Aras, escolhido a dedo pelos Partidos para acabar com a LJ
Carlos R
2021-01-21 00:33:47É A PGF - PROCURADORIA GERAL DA FAMIGLIA. PROTEÇÃO 24 HORAS.
Fulvia
2021-01-20 23:54:52Isto é a PGR??? Falta de vergonha na cara! Pede para sair, que tal?
Toni Ferreira
2021-01-20 23:25:24Procurador, DATA MAXIMA VENIA, ditadura somente SE instituída por uma Constituinte onde o povo tenha participação efetiva, onde se inclui o TRÊS PODERES DA REPÚBLICA, ESPECIALMENTE O CONGRESSO NACIONAL. Aviso ao Senhor e a outros tripulantes da atual NAVE DEMOCRÁTICA que as FORÇAS ARMADAS NÃO SÃO PODER DA REPÚBLICA, pois a Constituição Federal só reconhece assim o EXECUTIVO, O LEGISLATIVO e o JUDICIÁRIO. As Forças Armadas estão a serviço desses Poderes na forma ditada pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
Mc
2021-01-20 22:31:22Não importa quem ocupe a cadeira da presidência, vai ter sempre um grupo de bajuladores e prostitutas para servir de papel higiênico e limpar todas as cagadas de quem estiver por lá
Rogerio
2021-01-20 21:52:44Aras, Ernesto Araújo, Pazuello, Bolsonaro Michequi, 01, 02, 03, Queiroz, Olavo Carvalho,Constantino, como dizia minha avó. "Diabo que os carregue"
Nemer
2021-01-20 19:19:38Cachorrinho do Bozonaro!