No Piauí, uma senhora derrota para o grupo de Ciro Nogueira
Bárbara (foto) é filha de Firmino Filho, prefeito de Teresina por quatro mandatos e morto em 2021. Tratada como a herdeira natural da dinastia política deixada pelo pai —a ponto de adotar o nome politico "Bárbara do Firmino"— a deputada estadual em primeiro mandato pelo PP era uma das esperanças do partido para compor uma...
Bárbara (foto) é filha de Firmino Filho, prefeito de Teresina por quatro mandatos e morto em 2021. Tratada como a herdeira natural da dinastia política deixada pelo pai —a ponto de adotar o nome politico "Bárbara do Firmino"— a deputada estadual em primeiro mandato pelo PP era uma das esperanças do partido para compor uma base mirando o voto conservador nas eleições municipais da capital piauiense no ano que vem.
Era — porque nesta terça-feira (18), ela surpreendeu a cidade ao anunciar apoio a Fabio Novo, que seria o candidato do PT na cidade. O anúncio pegou todo o partido de surpresa, e inclusive ao principal cacique do partido no estado, o senador Ciro Nogueira. Ao jornal local Meio Norte, ele disse que a decisão da parlamentar "era ruim para a política".
O rompimento da deputada com o PP veio após tensão do seu grupo político com outro grupo político dominante na cidade, o do ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil). A filha do ex-prefeito também não engoliu a história e chamou Bárbara de "falsa" em uma rede social, segundo o jornal.
Na cerimônia onde surpreendeu a cidade e ao seu partido, a deputada estadual falou em "reconstrução da cidade" a partir das eleições do ano que vem. "Aqui significa acolhimento. Estamos juntos para reconstruir Teresina", disse durante o discurso.
A manobra facilita a vida do PT na cidade. O partido elegeu Rafael Fonteles como governador no ano passado, no lugar de Wellington Dias, governador por quatro mandatos e hoje senador licenciado, para ser Ministro do Desenvolvimento Social.
Agora, o partido mira no ano que vem buscando um cargo que nunca ocupou em mais de quatro décadas de atuação. Com perfil mais conservador que o estado, Teresina tem histórico de eleger parlamentares do MDB, PTB e PSDB — caso do próprio Firmino Filho. O atual prefeito da cidade, Dr. Pessoa, é filiado ao Republicanos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)