Reprodução

No Parlamento alemão, Zelensky critica empresas que fizeram negócios com a Rússia

17.03.22 12:25

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), discursou por vídeo no Parlamento da Alemanha nesta quinta, 17. A fala ocorreu um dia após o ucraniano falar para o Congresso dos Estados Unidos e uma semana após um discurso no Parlamento britânico.

Zelensky criticou as empresas alemãs que priorizaram negócios com a Rússia e não se importaram com as consequências que isso poderia trazer para a segurança europeia. O presidente ucraniano citou o gasoduto Nord Stream 2, que levaria o gás russo para a Alemanha, mas cuja certificação foi cancelada após o início da guerra.

Quando dissemos que o Nord Stream 2 era uma arma e uma preparação para uma grande guerra, ouvimos como resposta que era apenas uma questão de negócios, negócios, negócios”, disse Zelensky. “Mas esse foi o cimento para um novo muro. É um muro entre liberdade e ausência de liberdade, e ele fica maior a cada bomba que cai sobre a Ucrânia, com cada decisão que não é tomada“, afirmou.

Zelensky também fez menção ao histórico discurso do republicano Ronald Reagan em frente ao Muro de Berlim, em 1987. “O ex-ator e ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan disse uma vez em Berlim: ‘Derrube este muro’. Eu quero dizer a você, chanceler Olaf Scholz: derrube este muro. Dê para a Alemanha a liderança que vocês merecem e que vai deixar as gerações futuras orgulhosas. Ajude-nos. Ajude a paz. Ajude cada ucraniano. Pare com a guerra. Ajude-nos a parar com a guerra.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Ele está certo, quanto mais dinheiro para um ditador, mais perigoso ele fica.

Mais notícias
Assine agora
TOPO