No Parlamento alemão, Zelensky critica empresas que fizeram negócios com a Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), discursou por vídeo no Parlamento da Alemanha nesta quinta, 17. A fala ocorreu um dia após o ucraniano falar para o Congresso dos Estados Unidos e uma semana após um discurso no Parlamento britânico. Zelensky criticou as empresas alemãs que priorizaram negócios com a Rússia e não se...
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), discursou por vídeo no Parlamento da Alemanha nesta quinta, 17. A fala ocorreu um dia após o ucraniano falar para o Congresso dos Estados Unidos e uma semana após um discurso no Parlamento britânico.
Zelensky criticou as empresas alemãs que priorizaram negócios com a Rússia e não se importaram com as consequências que isso poderia trazer para a segurança europeia. O presidente ucraniano citou o gasoduto Nord Stream 2, que levaria o gás russo para a Alemanha, mas cuja certificação foi cancelada após o início da guerra.
“Quando dissemos que o Nord Stream 2 era uma arma e uma preparação para uma grande guerra, ouvimos como resposta que era apenas uma questão de negócios, negócios, negócios”, disse Zelensky. "Mas esse foi o cimento para um novo muro. É um muro entre liberdade e ausência de liberdade, e ele fica maior a cada bomba que cai sobre a Ucrânia, com cada decisão que não é tomada", afirmou.
Zelensky também fez menção ao histórico discurso do republicano Ronald Reagan em frente ao Muro de Berlim, em 1987. "O ex-ator e ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan disse uma vez em Berlim: 'Derrube este muro'. Eu quero dizer a você, chanceler Olaf Scholz: derrube este muro. Dê para a Alemanha a liderança que vocês merecem e que vai deixar as gerações futuras orgulhosas. Ajude-nos. Ajude a paz. Ajude cada ucraniano. Pare com a guerra. Ajude-nos a parar com a guerra."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maria
2022-03-17 14:30:03Zelensky é bom de argumentação.