Nixon, Trump e a desaprovação popular ao impeachment
O ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon (foto) renunciou em agosto de 1974 no mesmo estágio em que o atual processo de impeachment contra Donald Trump se encontra. As acusações formais (os artigos de impeachment) já tinham sido aprovadas pela Comissão de Justiça e todos aguardavam a votação no plenário da Câmara dos Deputados. Mas...
O ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon (foto) renunciou em agosto de 1974 no mesmo estágio em que o atual processo de impeachment contra Donald Trump se encontra. As acusações formais (os artigos de impeachment) já tinham sido aprovadas pela Comissão de Justiça e todos aguardavam a votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Mas a situação dos dois presidentes é bem distinta. Nesta terça-feira, 17, a CNN divulgou uma pesquisa mostrando que a desaprovação ao impeachment subiu e chegou a 49%, ultrapassando o apoio ao impeachment, que está em 46%.
O impeachment de Nixon, por outro lado, começou a ganhar muito apoio popular em abril de 1974. A recusa do presidente em entregar fitas com gravações do caso Watergate, a ação dos promotores e as audiências públicas no Congresso colocaram a opinião pública contra o presidente. Sua aprovação popular caiu para 24% (Trump tem 43% de apoio) e 53% dos americanos passaram a apoiar o impeachment.
Outra diferença é que as acusações para o impeachment de Nixon foram formuladas por um grupo misto de democratas e republicanos. Na Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, membros dos dois partidos votaram a favor de dois artigos de impeachment — o que deixou claro que Nixon não teria qualquer chance na votação no plenário da Câmara.
"Ao contrário de Nixon, Trump tem mantido apoio popular. Os americanos desaprovam o impeachment e os congressistas republicanos estão fechados com ele. Não há qualquer razão para ele renunciar", diz o professor de Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
PAULO
2019-12-18 08:44:23Se conheço um pouco só dos EUA o povo descobriu que Trump não é ruim como a esquerda tenta fazê-lo. O que interessa nós sabemos, é $$$ no bolso. Apostaria sem medo de errar que Trump sai fortalecido dessa tentativa frustrada.
Tarcísio
2019-12-18 07:38:51A esquerdalha pira. Trump será reeleito, o partido democrata será desmoralizado, e os EUA continuaram a crescer mais do que na era do cumpadre do Lulaladrão.
Carlos
2019-12-18 07:28:53Os petralhas Yankees estão DESESPERADOS!! Tentaram de tudo e agora essa baboseira ridícula de impeachment sem nenhuma evidência ou embasamento. Sabem que TRUMP é imbatível e será REELEITO, por isso tentam tirá-lo do pleito de QQ jeito
Leandro
2019-12-17 20:53:44Torco pra q trump tenha o mesmo destino. Provas nao faltam. Os EUA conseguiu eleger um dos maiores pilantras das Americas. Faliu 4 empresas e ficou milionario. So com muita bandalheira conseguiu isso.
Maria
2019-12-17 18:43:59A choldra comunista Americana e internacional está desesperada! Se Trump continuar, vai ser duro para a cambada...
Pulitzer
2019-12-17 17:34:43Ademais, no fim do verão de 1973 já havia ficado claro para a população que quem presidia o país era o Secretário Chefe do Departamento de Estado, o sr. Henry Kissinger. O presidente Nixon cuidava de sua defesa em tempo integral. Os militares tinham medo de que houvesse uma falha de segurança por conta do tumulto político e Kissinger era quem decidia as questões da então "guerra fria" com a Rússia e da Guerra do Vietnam (1955 -1975). Tampouco é o caso do atual presidente Trump.
Rodrigo
2019-12-17 17:22:35Elementar, meu caro Watson.