Níger se torna pária na África com suspensão da União Africana
A junta militar que tomou o poder no Níger no final de julho ficou ainda mais isolada a partir desta terça-feira, 22 de agosto. A União Africana, principal bloco integração do continente, suspendeu a participação nigerense em todas as suas atividades. Todos os 54 países soberanos da África e o Saara Ocidental, cujo território é...
A junta militar que tomou o poder no Níger no final de julho ficou ainda mais isolada a partir desta terça-feira, 22 de agosto.
A União Africana, principal bloco integração do continente, suspendeu a participação nigerense em todas as suas atividades.
Todos os 54 países soberanos da África e o Saara Ocidental, cujo território é contestado pelo Marrocos, integram a União Africana.
Com a decisão desta terça, o Níger se juntou a outros quatro Estados párias suspensos do bloco: os seus vizinhos Mali e Burkina Faso, mais a Guiné e o Sudão.
Todos esses países estão sob regimes militares.
Segundo a nota da União Africana divulgada nesta terça, a suspensão do Níger permanecerá em vigor até o “efetivo restabelecimento da ordem constitucional no país”.
O bloco ainda pediu “avaliação de implicações econômicas, sociais e de segurança” sobre eventual ação militar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), entidade regional da qual o Níger faz parte.
Em ultimato ignorado no início de agosto, a Comunidade afirmou que “tomará todas as medidas necessárias […] incluindo o uso da força” para restaurar a ordem no país.
Apesar de não ter agido militarmente até o momento, a CEDEAO já realizou sete intervenções em Estados membros desde 1990.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)