Netanyahu não consegue formar governo em Israel
Depois de duas eleições nacionais ao longo deste ano, em abril e setembro, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), admitiu não ter conseguido formar uma maioria no Congresso para um governo de coalizão. Nesta segunda-feira, 21, Netanyahu, líder do partido Likud, devolveu ao presidente do país, Reuven Rivlin, o mandato para formar um governo....

Depois de duas eleições nacionais ao longo deste ano, em abril e setembro, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), admitiu não ter conseguido formar uma maioria no Congresso para um governo de coalizão.
Nesta segunda-feira, 21, Netanyahu, líder do partido Likud, devolveu ao presidente do país, Reuven Rivlin, o mandato para formar um governo. Na terça, o presidente deve entregar ao líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, a missão de formar um novo governo. Se isso acontecer, será a primeira vez, em uma década que outra pessoa, além de Netanyahu, é chamada para a função. A partir de então, Gantz terá 28 dias para concluir a função.
O fracasso de Netanyahu em formar uma coalizão pode encurtar seu futuro político.
Com o mandato para formar um governo nas mãos de Gantz, aumentará a pressão para que o Likud aceite participar do governo, mas sem Netanyahu como primeiro-ministro. "Gantz não tem nenhuma dificuldade em se aproximar do Likud. O problema dele é com Netanyahu", diz o cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs, de são Paulo.
Sem a proteção do cargo, Netanyahu ficará mais exposto a uma acusação formal na Justiça.
Os promotores do país devem anunciar na semana que vem se irão ou não indiciá-lo por crimes de corrupção até o final do ano. Há quatro processos contra Netanyahu.
A possibilidade de uma acusação formal, aliás, era um dos motivos por trás da relutância de membros do partido Azul e Branco em fazer uma parceria com Netanyahu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
José
2019-10-21 20:14:54O amigo do Bozo dançou. Não é o primeiro e nem será o último! Trump será o próximo!
Jonas
2019-10-21 17:58:42Quem quer que vença, o país estará em boas mãos. Gantz é sério, firme, qualificado, militar de alta patente. Patriotas todos os israelenses o são.
Yussuf Sallah Al-Din
2019-10-21 17:50:53Netanyahu vencerá. É um patriota e homem equilibrado.
Cretino
2019-10-21 17:38:28Sou judeu, mas sou contra esse cara.