Reprodução

Netanyahu é escolhido para formar governo em Israel

25.09.19 15:33

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, deu a Benjamin Netanyahu (foto) a missão de formar um governo nesta quarta-feira, 25.

Apesar de o Partido Likud, de Netanyahu, ter conseguido 31 cadeiras no Parlamento, duas a menos que o rival Azul e Branco, o presidente entendeu que Netanyahu teria mais chances de montar um bloco majoritário de deputados.

Mas Rivlin impôs uma condição: se Netanyahu não for bem-sucedido na missão, então ele não poderá convocar eleições para março de 2020. O mandato, então, voltará ao presidente, que poderá escolher outro líder de partido para formar um governo. Nesse caso, o natural seria a nomeação de Benny Gantz, líder do Azul e Branco.

Com a decisão do presidente desta quarta, Netanyahu tentará formar uma coalizão que inclua o Azul e Branco. Esse partido, contudo, já declarou que não aceitará participar de um governo em que o primeiro-ministro é acusado formalmente de corrupção grave. “Uma possibilidade seria a de que Gantz entrasse no próximo governo como um dos ministros. Na eventualidade de Netanyahu ser acusado formalmente pela Justiça, então Gantz assumiria temporariamente o seu lugar”, diz o cientista político André Lajst, da ONG StandWithUs.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Uééé, ele não foi "derrotado"???? Não foi isso o que a "mídia" noticiou ao planeta???? O que aconteceu???? O "derrotado" vai formar um gabinete de governo. Esse é mesmo gênio político.

  2. Esse Gantz me lembra o Lula. Sem ideologia, se dizia neutro, anti-corrupção e surgiu do nada sem características próprias bem definidas. Se ele assumir o poder com apoio dos árabes o exército israelense não irá aceitar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO