Divulgação

Nas mãos do Centrão, Codevasf é alvo de investigações

17.07.21 10:08

Desde que foi entregue por Jair Bolsonaro ao Centrão, em agosto de 2019, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, passou a figurar em investigações policiais por práticas que vão de superfaturamento a contratações de empresas de políticos.

A CGU encontrou irregularidades em 30 auditorias, realizadas ao longo de 2020 e 2021, em contratos firmados pela companhia após seu comando ser transferido ao Centrão. Somam-se a isso investigações em curso na Polícia Federal, no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União.

A companhia passou, no final de 2020, a ser destino de fatias milionárias do orçamento secreto criado pelo Palácio do Planalto para comprar apoio do Congresso. Criada à época da ditadura para desenvolver as margens do Velho Chico, a Codevasf conseguiu um orçamento recorde de 2,7 bilhões de reais em 2021, composto principalmente por emendas.

A empresa se tornou a preferida do Centrão, conforme mostram relatórios da CGU, pela capacidade de executar obras e entregar máquinas aos municípios com regras de contratação mais flexíveis do que as exigidas pelos ministérios. Conforme já revelado por Crusoé, boa parte do dinheiro aplicado na companhia vai parar em empreiteiras locais ligadas aos próprios políticos que a abastecem com dinheiro público.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mudar o presidente não basta...!! Os escalões inferiores há muito q mudar..!! Primeiro menos difícil é fazer um Senado forte, desprovido de rabo preso.!! Segundo é fazer uma câmara tb interesssada em pensar no Brasil..!! Sem isso, pode ser o presidente q for será difícil mudar os escalões inferiores, q realmente cuidam da grana..!!

  2. Só podridão……. Socorro….. precisamos urgentemente degredar esse povo corrupto para algum lugar, em navios como vinham os pobres escravos que eram vendidos e vinham para cá em navios negreiros, vamos fazer isso com os ladroes do governo!

    1. Maiores detalhes com o líder do governo no senado, pai de prefeito beneficiado.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO