"Não tem fato determinado para investigar Lava Jato", diz corregedor
Em conversa com Crusoé nesta segunda-feira, o corregedor da Câmara, deputado Evandro Gussi, do PV de São Paulo, disse ter recomendado não instalar a CPI arquitetada para investigar a Operação Lava Jato. A recomendação foi feita por ele à Secretaria-Geral da Mesa Diretora, após pedido do presidente da Casa, Rodrigo Maia, do DEM. "Investigar a...
Em conversa com Crusoé nesta segunda-feira, o corregedor da Câmara, deputado Evandro Gussi, do PV de São Paulo, disse ter recomendado não instalar a CPI arquitetada para investigar a Operação Lava Jato. A recomendação foi feita por ele à Secretaria-Geral da Mesa Diretora, após pedido do presidente da Casa, Rodrigo Maia, do DEM.
"Investigar a Lava Jato não é um fato determinado, é indeterminado. Investigar os acordos de delação também não era fato determinado. Portanto, se ele (Maia) instalasse a CPI, pela minha opinião, a Lava Jato estaria salva", afirmou o parlamentar paulista.
Gussi, porém, não descartou uma CPI para investigar apenas a negociação de delações por parte de escritórios de advocacia. Segundo ele, a denúncia contra o escritório Figueiredo Basto é o único fato determinado que justificaria a abertura de uma CPI. "Portanto, nada que dissesse respeito à Lava Jato em si poderia estar sendo investigado."
O discurso do corregedor, porém, embute uma esperteza: ao reescreverem o pedido restringindo o objeto da investigação, os defensores da CPI deixaram uma brecha capaz de abarcar temas relacionados à Lava Jato que vão além da questão dos escritórios. O novo texto refere-se ao suposto esquema das bancas de advocacia e "fatos análogos", o que deixa brecha para que a comissão avance em sua ofensiva sobre a operação.
Ainda assim, Rodrigo Maia estaria tendendo, conforme apurou Crusoé, a não instalar nenhuma CPI relacionada ao tema -- seja ela qual for. O presidente da Câmara avalia que a polêmica em torno da instalação da comissão já criou embaraços demais e que, qualquer que seja o seu foco, ele próprio poderia passar a impressão de afronta ao Judiciário caso autorizasse a instalação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Evandro
2018-06-30 20:59:49O temor deles é que não provarão nada que comprometa a Operação Lava Jato e aí sim, o QG de Curitiba voltaria mais forte e confiável perante a opinião pública. Seria um tiro certeiro no próprio pé.
Cris
2018-06-26 18:03:04Esse imbecil do Rodrigo Maia que instale essa CPI e verá o resultado nas eleições.
Dorothy
2018-06-26 12:25:37Ótimo. Maia não terá coragem para tanto. O povo não o perdoaria.
Beatriz
2018-06-26 09:51:14Podem dar a desculpa que for, mas a nós brasileiros mostra quem é bandido naquela pocilga! Continuem publicando os apoiadores, seremos tão ferozes quanto eles pra impedir q sejam reeleitos! No nosso imaginário só mexe contra a Lava Jato quem tem medo dela!
VALFRIDO
2018-06-25 23:33:42Idéia sem nenhum sentido. Quem praticar atos ilícitos, que responda por eles. Se for culpado, que vá para cadeia.
JOSE
2018-06-25 22:14:12O positivo é que se mostrarão a luz do sol.Quem é contra a Lava Jato?...uma operação louvada no mundo todo.Só quem está ameaçado(culpa no cartório). Vamos lá!...ponham a "cabeça pra fora"!...fica mais fácil a "degola".
Deizimara
2018-06-25 22:03:36Aprendi com minha avó que tem suas coisas que jamais farão mal a qualquer pessoa: canja de galinha e juízo. Acho que Rodrigo Maia tem ou teve uma avó tão inteligente quanto à minha.😉
Maria
2018-06-25 20:47:03Nossos representantes “ os quais não estão cumprindo o seu papel “ pensam que o povo é bobo! Que ideia absurda e ousada essa de investigar a Lava-Jato?
Marcos
2018-06-25 19:28:24Estão evitando falar muito sobre a operação. Ninguém gosta da ideia de chamar a atenção dos paladinos. Quem, no meio político se destaca em qualquer situação vira item de investigação. Que a operação continue e faça o que for possível e que as pessoas não generalizem seus sentimentos.