Adriano Machado/Crusoé

‘Não há espaço para disputas políticas’, diz Gilmar Mendes sobre vacinas

09.12.20 18:31

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, usou as redes sociais nesta quarta-feira, 9, para lembrar que a discussão sobre a vacina contra o novo coronavírus deve ser norteada por informações técnicas, e não disputas políticas.

Vacinas devem envolver debates técnicos, não políticos. O papel do Estado, no tema, é garantir a  sua disponibilização da forma mais rápida e segura possível. Em respeito aos nossos mais de 178 mil mortos, não há espaço para disputas políticas. O momento exige grandeza”, escreveu.

A manifestação ocorre após semanas de embates. Os atritos entre o governo federal e a gestão João Doria sobre a imunização da população ganharam destaque em outubro, quando o presidente Jair Bolsonaro mandou o Ministério da Saúde cancelar o protocolo de intenção de compra da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Desde então, a disputa apenas cresceu. Na segunda-feira, 7, Doria anunciou o início da vacinação da população de São Paulo para 25 de janeiro de 2021, embora a Coronavac ainda não tenha o registro da Anvisa. No mesmo dia, Bolsonaro tratou de ir às redes sociais assegurar que o governo federal imunizará toda a população de forma gratuita e repetiu que não haverá vacina compulsória.

Em reunião nesta terça-feira, 8, Doria e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegaram a protagonizar um bate-boca. O tucano questionou se o governo compraria a Coronavac. Ele lembrou que o Planalto já se comprometeu com a aquisição de outros produtos, como a vacina de Oxford, da AstraZeneca, que também não foram autorizados pela Anvisa. O governador de São Paulo perguntou ao ministro se a diferença de tratamento tem relação com questões ideológicas ou políticas.

Eduardo Pazuello, então, replicou dizendo que a Coronavac não é do governo paulista, e sim do Instituto Butantan. Afirmou ainda que é preciso zelar pela segurança e eficácia dos produtos, mas garantiu que, quando a vacina estiver registrada, o governo avaliará a demanda e o preço para adquirir o produto.

As incertezas sobre a vacinação levaram a classe política a acionar o Supremo Tribunal Federal em busca de respostas. Nas próximas semanas, a corte vai decidir, por exemplo, se obriga o governo a apresentar um plano de imunização contra a Covid-19 e se a vacina será compulsória.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gilmar Mendes insiste em fazer essa cara de bunda quando está no Brasil, quando está em Portugal fica rindo para as paredes! Nojento

  2. O que está errado na afirmação do Gilmar? Não é porque age de modo não aprovável na maioria das vezes, que vamos ataca-lo quando age de maneira correta e ponderável. Por mim, a vacina deveria ter sido aplicada desde ontem... Quanto mais cedo, menos brasileiros morrerão. Deixem disputas políticas de lado, não queiram aparecer sobre a morte de brasileiros e ignorar a necessidade premente de vacinação. Mas, quer continuar na estupidez? Sugiro: vá bater um papo com o governador de MInas...

    1. Francisco,tu tem razão. Eu não critiquei o Gilmar mas caso o fizesse não seria por sua fala mas por seu oportunismo de querer "melhorar" sua cara suja sempre que lhe direcionam as camêeas. Penso que ele está se lixando para a população. De toda forma teu comentário é sensato.

    1. É que falar até papagaio fala. Gilmar Mendes falar em grandeza nesse momento é uma obviedade, mas vindo dele é de uma hipocrisia descomunal.

  3. Gilmar é o que é, um tucano togado, capacho de FHC. Um Ministro da mais alta Instância da Justiça ter o histórico de Gilmar, é autoexplicativo e isso deveria ser usado para apeá-lo do olimpo. Porém, o Senado que deveria fazer o que é certo, é presidido por um anão moral, que tem o balofo rabo preso e o jogo fica no 1 X 1. Talvez, Gilmar esteja subliminarmente passando pano para o Dória, o que nem é de estranharmos, tucanos que são. Aí tem coi$a. Não errei na grafia, senhores.

    1. kkk...Muito legal essa de Anão moral. Dá pra fazer par com o Gilmar imoral... Meu Deus do Céu. Até quando nosso País será essa latrina entupida?

  4. Sempre falo nesse espaço que o Beiçola não fica de boca fechada um dia sequer. Falar o óbvio é fácil, agora tenta rasgar a constituição no caso da reeleição da Câmara e Senado é outra história né, Sapão. Só faltava a Suprema Tragédia Federal interferir de forma impraticável na vacinação dos brasileiros hávidos pela imunização da Covid-9. O governo federal já se mostrou completamente alheio ao sofrimento do povo brasileiro, no entanto, não podemos esperar do STF uma solução mágica para tudo.

    1. O que esse "boca de latrina" fala não tem valor nenhum. Analfabeto que não consegue "entender" um mero parágrafo de um artigo da constituição não tem credibilidade nenhuma. O latido de meu cachorro tem mais lógica.

  5. QUEM TEM COMANDADO AS DISPUTAS POLÍTICAS NO STF, AGORA É CONTRA AS DISPUTAS POLÍTICAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19. POR OBVIO, A SITUAÇÃO DA PANDEMIA E GRAVE DEMAIS PARA PERMITIR DISPUTAS POLÍTICAS. DEVIDO A GRAVE SITUAÇÃO DO PAÍS, ESPERO QUE, DE AGORA EM DIANTE, O MINISTRO APLIQUE O MESMO PROCEDIMENTO NO STF E DEIXE DE AGIR POLITICAMENTE COMO FEZ RECENTEMENTE EM RELAÇAO A REELEIÇÃO DOS PRESIDENTES DA CAMARA E DO SENADO INDO POLITICAMENTE EM DIREÇAO CONTRÁRIA AO QUE DITA A CONSTITUIÇÃO.

  6. Agora, critica disputas políticas, aquilo que tem feito nestes últimos anos, incompatível com sua posição de ministro do STF. Uma das maiores disputas políticas é com a lava jato. Trabalha para destruí-la sem o menor pudor. Não tem mais o apreço do povo. Ao contrário, despreza-o. O desejo é vê-lo pelas costas.

    1. Comentário , logo de quem so faz da toga seus mal votos e age sem pudor para favorecer seus apaniguados.

  7. E vocês dão espaço para as platitudes desse individuo, que até ontem queria estuprar a Constituição? Vocês devem ser mais seletivos.

  8. Está na hora desse cidadão ficar calado e se manifestar apenas para resguardar a constituição. Quer governar e não foi eleito para isso. O que ele tem feito muito bem é soltar bandidos.

  9. Cala a boca Gilmar, você virou as costas pro Brasil quando vendeu a alma pro Diabo ! Você não tem moral pra dar opinião sobre nada ! Ainda mais sobre politizar coisas que não são politizaveis pois você é mestre nisso !!! #calabocagilmar

    1. Poxa, arranja uma vaguinha nesse trem pro Careca e pro Toffoly...

  10. Canadá aprovou a vacina e logo começará a vacinar. Em contraste, a Anvisa bozista faz de tudo para atrasar ainda mais o processo e assim fazer com que o Bozo atinja as 300.000 mortes planejadas. O Bozo e os bozistas são criaturas sórdidas, delinquentes, psicopatas que tem como único objetivo trazer mais sofrimento para a população.

    1. Zé jerico, o assunto aqui é a fala do Gilmar!

  11. Firmar compromisso com dinheiro público e fabricante inglês, deixando de apoiar o INSTITUTO BUTANTÃ, que é do Brasil, pode? Que patriota esse governo...

  12. Vive tentando prejudicar o país. Já deu indícios claros de que pouco se lixa com a população. Agora, depois da tentativa em rasgar a constituição, vem com conversinha. Não dá sequer pra qualificar.

  13. Em primeiro lugar, esse verme deveria criar vergonha na cara antes de falar em grandeza. Isso definitivamente é algo que ele desconhece. Grandeza seria a sua renúncia. Em segundo lugar, a vacina é de quem? Do canalha vagabundo que "governa" SP? Ou é do Butantã?

    1. Verdade Alberto. Grandeza seria a renúncia do Gilmar Mendes. Mas também do Bolsonaro...Ñ critique pessoas pelas suas virtudes. A vacina foi desenvolvida na China e o Butantan que se localiza em SP, vai produzi-la no Brasil. João Doria agiu diante da inércia e inépcia do governo federal, que é negacionista, cujo ministro da Saúde é um capacho, que ñ deu a mínima para a vacina, apostando tudo numa única vacina. Doria montou uma equipe competente e tem um plano de vacinação para o estado. É isso.

    2. O governo de São Paulo financiou a vacina, o Instituto Butantã faz parte da secretaria de saúde de São Paulo e é financiado com o icms dos paulistas.

  14. Absolutamente absurdo!! Ontem Pazuello declarou , mudando o discurso que a vacinação começaria em Dezembro. A POUCO, A PRÓPRIA PFIZER DECLARA ESTRANHAMENTO PORQUE O GOVERNO NÃO ASSINOU NENHUM CONTRATO ATÉ AGORA !!! Que loucura !!!!!!

    1. Alberto, estou começando a entender o perfil dos bolsonaristas. Eles têm empregos péssimos. Seus amigos e familiares os desprezam. Os filhos não os respeitam. E suas mulheres pulam a cerca. Então o único prazer que eles tem é ser bolsonarista. Vou continuar fazendo comentando os seus comentários (desculpe a redundância). Mas vou devagar para não tirar o seu único prazer.

    2. Elaine, ao que parece você (e os demais asnos que postam por aqui) só lê a CrusoLIXO. Saiba que tem outras formas mais honestas de se informar. NENHUMA vacina, seja a "vachina" ou qqr outra foi aprovada pela Anvisa até agora. A vacinação pode até ser iniciada - em regime de urgência - caso qualquer das vacinas (venham de onde vier) sejam aprovadas e certificadas pelo único orgão autorizado a fazê-lo.

  15. JB não se conscientizou da sua responsabilidade como presidente, só pensa na reeleição e em salvar seus rebentos das garras da justiça. Passou da hora de agir com responsabilidade, já são quase 180mil mortes, espera mais o que?

    1. Eu, na minha Santa ignorância, acho que o Presidente, para atender a meia dúzia de loucos, sapo por aí aplicando qualquer vacina em qualquer um que aparecesse na fila. O resultado se bom ou ruim é o de menos. O negócio virou paranoia.

Mais notícias
Assine agora
TOPO