Crusoé
12.02.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    "Não cabe que criacionismo não existe", diz general da educação de Bolsonaro

    Encarregado de traçar os planos para a educação em um governo de Jair Bolsonaro, o general Aléssio Ribeiro Souto é favorável a ensinar o criacionismo nas escolas, se a família de um aluno assim pedir. A declaração foi dada em entrevista publicada hoje no jornal O Estado de S. Paulo. Ex-chefe do Centro Tecnológico do Exército, o...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 15.10.2018 09:01 comentários 10
    ffraz_abr_20180730_1803
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Encarregado de traçar os planos para a educação em um governo de Jair Bolsonaro, o general Aléssio Ribeiro Souto é favorável a ensinar o criacionismo nas escolas, se a família de um aluno assim pedir.

    A declaração foi dada em entrevista publicada hoje no jornal O Estado de S. Paulo. Ex-chefe do Centro Tecnológico do Exército, o general afirmou que "se a pessoa acredita em Deus e tem seu posicionamento, não cabe à escola querer alterar esse tipo de coisa, que é o que as escolas orientadas ideologicamente querem fazer, mudar a opinião que a criança traz de casa".

    Para o general, "cabe citar o criacionismo, o darwinismo, mas não cabe querer tratar que o criacionismo não existe". O militar avaliou que as escolas brasileiras são excessivamente orientadas ideologicamente. "Houve Darwin? Houve, temos de conhecê-lo. Não é para concordar, tem de saber que existiu".

    Na entrevista, o general informou que o plano educacional do candidato do PSL tem 14 "ideias básicas", que incluem o treinamento continuado de professores, mudança na formação das licenciaturas e revisão dos processos educacionais da base curricular.

    Crítico da forma como é ensinado o regime militar no Brasil a partir de 1964, ele também afirmou que a pasta da Educação deve absorver as de Esporte e a Cultura. "O pessoal da Cultura é contra", reconheceu. "Isso é uma besteira tão grande!", afirmou o militar, para quem o importante é a eficiência no uso dos recursos, e não o tamanho do estado.

    Diários

    Toffolão em clima de Lava Jato

    Leonardo Barreto Visualizar

    Por que o Brasil cresce menos do que pode?

    José Inácio Pilar Visualizar

    Os parabéns da Onu ao Irã

    José Inácio Pilar Visualizar

    Por que a Rússia bloqueou o WhatsApp

    Redação Crusoé Visualizar

    Comedouro inaugurado por Randolfe está entregue às larvas

    Redação Crusoé Visualizar

    "Toffoli precisa ser imediatamente afastado", diz TI Brasil

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    A mentira carnavalesca de Gleisi

    Visualizar notícia
    Brasil analisa acordo entre EUA e Argentina

    Brasil analisa acordo entre EUA e Argentina

    Visualizar notícia
    Cubanos "interruptos": sem trabalho e sem salário

    Cubanos "interruptos": sem trabalho e sem salário

    Visualizar notícia
    Elon Musk tenta escalar xAI enquanto executivos saem

    Elon Musk tenta escalar xAI enquanto executivos saem

    Visualizar notícia
    Flávio quer presidenciáveis de direita no governo, diz Valdemar

    Flávio quer presidenciáveis de direita no governo, diz Valdemar

    Visualizar notícia
    Lula está mesmo em briga com o Master?

    Lula está mesmo em briga com o Master?

    Visualizar notícia
    O fenômeno Takaichi

    O fenômeno Takaichi

    Visualizar notícia
    Por que André Ventura apanhou feio em Portugal

    Por que André Ventura apanhou feio em Portugal

    Visualizar notícia
    Quem o eleitor paulista prefere na ausência de Tarcísio

    Quem o eleitor paulista prefere na ausência de Tarcísio

    Visualizar notícia
    Randolfe viraliza por inaugurar comedouro de cano de PVC

    Randolfe viraliza por inaugurar comedouro de cano de PVC

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Criacionismo

    Darwinismo

    educação

    General Aléssio Ribeiro Souto

    Jair Bolsonaro

    < Notícia Anterior

    As compras do Planalto

    15.10.2018 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Visitas de Haddad a Lula no programa de Bolsonaro

    15.10.2018 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Marília

    2018-10-15 19:02:23

    Você fala em retrocesso, mas bate na tecla que acredita. Incoerência. E para acabar com a bagunça, fico com a opinião do Zander, ensinar só o conteúdo acadêmico, religião, deixe para família.


    Marília

    2018-10-15 18:43:07

    Louvado seja Deus, mostrar os dois lados, e em casa os pais batam na tecla que creem e querem que seus filhos sigam. Parabéns general, o Brasil agradece.


    José

    2018-10-15 16:39:55

    O que o senhor quer dizer com cosmovisão medieval? Qual a tese do darwinismo que pode ser considerada verdadeira que de tal modo afaste por completo a tese criacionista? Na Antiguidade Clássica, todos os filósofos, excetuando os sofistas, que domina, aliás, a nossa época, defendiam um princípio absoluto que a causa e a origem de todas coisas. Toda cosmovisão ocidental está nas bases deste edifício racional. Ciência que se afasta dessa concepção não é mais ciência, é arremedo. É soberba.


    Zander

    2018-10-15 14:44:50

    Ensinar criacionismo é retrocesso. Isso é pepino da família, da catequese católica e judaica, das escolas dominicais protestantes, dos madraçais maometanos e similares. A escola tem d ensinar só o material acadêmico: não é lugar de proselitismo e cooptação de "vulneráveis", uma brutalidade covarde.


    Mario

    2018-10-15 14:05:10

    Quando se estuda estrutura atômica é mostrado uma sequência cronológica de Modelos. O Modelo não é exatamente o fato, mas uma tentativa de aproximação. Criacionismo e dar darwinismo poderiam ser ensinados como Modelos... Criacionismo e Big-Bang.... As potências da alma (conceito aristotélico) poderiam advir da matéria? As coisas podem ser vistas na escola como exercício de respeito a cada criança.


    Cássio

    2018-10-15 13:47:40

    Isso não vai acontecer e podemos aproveitar a deixa para discutirmos a retirada do "ensino" religioso das escolas.


    Oscar

    2018-10-15 13:40:46

    Me parece de muito bom senso. Me conforta!!! Menos interferência na vida das pessoas... eu apoio e voto nesta proposta...


    Paulo

    2018-10-15 13:29:00

    Concordo com todas as idéias. Principalmente a do Estado menor!!!


    José

    2018-10-15 12:50:32

    Idade Média? Toda a nossa civilização, toda, deve sua riqueza à Idade Média. Não é opinião, é fato. Poderia elencar aqui uma quantidade enorme de feitos, mas o espaço não permite. Porém, basta citar aqui "As Setes Artes Liberais" para confirmar o tesouro precioso do qual somos legatários. De qualquer maneira, estou aberto à discussão: [email protected]


    José

    2018-10-15 12:44:16

    Imaginemos os primeiros habitantes. Tudo tem começo. E deve ter sido, a propósito, por um homem e uma mulher; macho e fêmea. Quem foi professor deles: Tales, Sócrates, Aristóteles, etc.? O homem só se tornou homem porque trouxe em si essa potência para humanizar-se; pois, do contrário, seria impossível. Filosofia, Ciência, Literatura, Arte. Estas são atualizações das mais ricas manifestações em germe em nossos primeiros pais. Vale a leitura de Ben Wiker, "Pq nos tornamos hedonistas...", Paulus.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Marília

    2018-10-15 19:02:23

    Você fala em retrocesso, mas bate na tecla que acredita. Incoerência. E para acabar com a bagunça, fico com a opinião do Zander, ensinar só o conteúdo acadêmico, religião, deixe para família.


    Marília

    2018-10-15 18:43:07

    Louvado seja Deus, mostrar os dois lados, e em casa os pais batam na tecla que creem e querem que seus filhos sigam. Parabéns general, o Brasil agradece.


    José

    2018-10-15 16:39:55

    O que o senhor quer dizer com cosmovisão medieval? Qual a tese do darwinismo que pode ser considerada verdadeira que de tal modo afaste por completo a tese criacionista? Na Antiguidade Clássica, todos os filósofos, excetuando os sofistas, que domina, aliás, a nossa época, defendiam um princípio absoluto que a causa e a origem de todas coisas. Toda cosmovisão ocidental está nas bases deste edifício racional. Ciência que se afasta dessa concepção não é mais ciência, é arremedo. É soberba.


    Zander

    2018-10-15 14:44:50

    Ensinar criacionismo é retrocesso. Isso é pepino da família, da catequese católica e judaica, das escolas dominicais protestantes, dos madraçais maometanos e similares. A escola tem d ensinar só o material acadêmico: não é lugar de proselitismo e cooptação de "vulneráveis", uma brutalidade covarde.


    Mario

    2018-10-15 14:05:10

    Quando se estuda estrutura atômica é mostrado uma sequência cronológica de Modelos. O Modelo não é exatamente o fato, mas uma tentativa de aproximação. Criacionismo e dar darwinismo poderiam ser ensinados como Modelos... Criacionismo e Big-Bang.... As potências da alma (conceito aristotélico) poderiam advir da matéria? As coisas podem ser vistas na escola como exercício de respeito a cada criança.


    Cássio

    2018-10-15 13:47:40

    Isso não vai acontecer e podemos aproveitar a deixa para discutirmos a retirada do "ensino" religioso das escolas.


    Oscar

    2018-10-15 13:40:46

    Me parece de muito bom senso. Me conforta!!! Menos interferência na vida das pessoas... eu apoio e voto nesta proposta...


    Paulo

    2018-10-15 13:29:00

    Concordo com todas as idéias. Principalmente a do Estado menor!!!


    José

    2018-10-15 12:50:32

    Idade Média? Toda a nossa civilização, toda, deve sua riqueza à Idade Média. Não é opinião, é fato. Poderia elencar aqui uma quantidade enorme de feitos, mas o espaço não permite. Porém, basta citar aqui "As Setes Artes Liberais" para confirmar o tesouro precioso do qual somos legatários. De qualquer maneira, estou aberto à discussão: [email protected]


    José

    2018-10-15 12:44:16

    Imaginemos os primeiros habitantes. Tudo tem começo. E deve ter sido, a propósito, por um homem e uma mulher; macho e fêmea. Quem foi professor deles: Tales, Sócrates, Aristóteles, etc.? O homem só se tornou homem porque trouxe em si essa potência para humanizar-se; pois, do contrário, seria impossível. Filosofia, Ciência, Literatura, Arte. Estas são atualizações das mais ricas manifestações em germe em nossos primeiros pais. Vale a leitura de Ben Wiker, "Pq nos tornamos hedonistas...", Paulus.



    Notícias relacionadas

    Toffolão em clima de Lava Jato

    Toffolão em clima de Lava Jato

    Leonardo Barreto
    12.02.2026 16:07 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Por que o Brasil cresce menos do que pode?

    Por que o Brasil cresce menos do que pode?

    José Inácio Pilar
    12.02.2026 11:03 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Os parabéns da Onu ao Irã

    Os parabéns da Onu ao Irã

    José Inácio Pilar
    12.02.2026 10:04 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Por que a Rússia bloqueou o WhatsApp

    Por que a Rússia bloqueou o WhatsApp

    Redação Crusoé
    12.02.2026 09:45 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2026,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso