Nacionalismo de Obrador estará em jogo na eleição do México
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), é um saudosista da época em que a empresa estatal mexicana Pemex reinava sozinha na extração e distribuição de petróleo, ainda que fosse uma das mais ineficientes do setor. Por isso, em sua proposta de reforma constitucional, Obrador pretende dar à estatal um controle maior sobre...
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (foto), é um saudosista da época em que a empresa estatal mexicana Pemex reinava sozinha na extração e distribuição de petróleo, ainda que fosse uma das mais ineficientes do setor.
Por isso, em sua proposta de reforma constitucional, Obrador pretende dar à estatal um controle maior sobre os preços, a distribuição, a importação e a venda de combustível. O objetivo é extinguir a lei de recursos naturais que foi aprovada em 2013 pelo governo de Enrique Peña Nieto, seu antecessor. Essa lei havia acabado com o monopólio estatal ao abrir o mercado para companhias privadas, mexicanas e estrangeiras. Obrador quer fazer algo parecido no setor elétrico, fortalecendo a estatal CFE. Aos eleitores, ele promete reduzir o valor das contas de luz.
As eleições legislativas que acontecerão neste domingo, 6, definirão se a tentativa de reforma da Constituição mexicana terá êxito. A julgar pelo que indicam as pesquisas de intenção de voto, o partido de Obrador, o Morena, teria 45% cadeiras na Câmara de Deputados. Somando-se o resultado dos partidos aliados, o presidente teria o apoio de pouco mais de 60% dos parlamentares. Seria o suficiente para garantir a maioria absoluta, mas não a maioria qualificada de dois terços.
"Uma mudança na Constituição necessitaria do apoio de dois terços dos deputados, o que parece estar distante. Mesmo que porventura o Morena alcance esse índice, Obrador também precisaria de uma maioria no Senado, o que ele certamente não terá", diz a economista Patrícia Krause. "O problema é que, mesmo que Obrador não consiga reformar a Constituição, todas essas iniciativas geram muitas incertezas, o que sem dúvida afeta os investimentos", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Juerg
2021-06-07 01:43:15Recomendo a leitura do livro: “O manual do perfeito idiota latino-americano”