Na mira de petistas, Campos Neto defende autonomia do BC
A independência do Banco Central do Brasil reduz os custos da condução da política monetária, defendeu o presidente da autarquia em evento realizado em Miami, nesta manhã. De acordo com Roberto Campos Neto (foto), os ciclos políticos e monetários têm durações e interesses diferentes, por esse motivo, “quanto mais independente você é, mais eficaz você é”. “A...

A independência do Banco Central do Brasil reduz os custos da condução da política monetária, defendeu o presidente da autarquia em evento realizado em Miami, nesta manhã. De acordo com Roberto Campos Neto (foto), os ciclos políticos e monetários têm durações e interesses diferentes, por esse motivo, “quanto mais independente você é, mais eficaz você é”.
“A principal razão da autonomia do BC é desconectar a política monetária do ciclo político. Porque eles têm clientes e interesses distintos. Quanto mais independente você é, mais eficaz você é, menos o país pagará em termos de custo de ineficiência da política monetária”, disse Campos Neto, em um evento em Miami.
O presidente do BC está sob fogo cerrado do Palácio do Planalto nos últimos dias, depois que Lula aumentou o tom nas cobranças contra o nível atual das taxas de juros. Segundo o petista, “não tem explicações” para a Selic em 13,75% a.a..
Hoje, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi mais incisiva e disse que “o Banco Central não deu um pio sobre as façanhas orçamentárias de Bolsonaro para se reeleger.”
As agressões à autoridade monetária também repercutem no Congresso Nacional. No entanto, líderes dos partidos no Senado Federal, que têm que aprovar um possível mudança na lei ou a interrupção do mandato do presidente do BC, negam que haja espaço político para a manobra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
José Roberto Colombo
2023-02-08 13:47:48Para variar o PT , quer fazer o que quer Câmara e Senado e STF são enfeites Compra tudo e a todos Conta mentiras , ilusões que os pobres de espírito e interesseiros acreditam Não olha o futuro, só no retrovisor Este e o “ grande presidente “ que TSE elegeu , pois de lá saiu a ordem de soltura ( STF) Vejam as falas dos ministros na época da Lavajato
Sônia Adonis Fioravanti
2023-02-08 13:01:50Os cor RUPTOS estão loucos PARA ASSUMIREM O BANCO CENTRAL E LOTAREM DE CUMPANHEIROS ANENCÉFALOS E PICARE TAS
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2023-02-08 12:29:19Campos Neto provavelmente não gosta desses juros tão altos. Mas com a incrível irresponsabilidade do governo Lula, é fundamental evitar o colapso da moeda. E Lula está mostrando que veio com tudo. Não esconde mais nada. O louco raivoso está solto.
Amaury G Feitosa
2023-02-08 10:33:36Quer dizer que a famosa "bundinha do ABC" agora é expert em política econômica? pensei como milhões pensam que fosse boa mesmo em proteger idosos que faziam empréstimos via INSS com o maridão mas vá ver é futrica da oposição.
Laercio
2023-02-08 07:41:17Lula para de falar bobagem e jogar pra torcida “ Deixa o homem trabalhar “ e vê se vai trabalhar também porque até agora só fez “ Bla Bla Bla “ e como é seu costume coloca a culpa nos outros dos seus erros e sua incompetência. Laercio Teixeira
Iara Belli Passos
2023-02-07 18:08:02Quem te vio e quem te ve! Que moral tem esse novo velho governo de fazer criticas a quem quer que seja?
Marcello
2023-02-07 17:20:16Quando chegar a hora do molusco indicar o novo presidente do BC, indicará a proeminente economista Mulher Sapiens?