Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Na CPI, Natália Pasternak desmonta argumento de Bolsonaro a favor da cloroquina

11.06.21 10:27

Para defender o uso da cloroquina, remédio ineficaz para o combate à Covid, o presidente Jair Bolsonaro sempre usou como o argumento suas observações no Palácio do Planalto. “Neste prédio mesmo, mais de 200 pessoas contraíram a Covid e quase todas, pelo que eu tenha conhecimento, inclusive eu, buscou esse tratamento imediato. Desconheço que uma só pessoa deste prédio tenha ido ao hospital para se internar”, afirmou Bolsonaro em março, durante cerimônia no Planalto.

Em depoimento à CPI da Covid nesta sexta-feira, 11, a microbiologista Natália Pasternak desmontou a alegação do presidente da República e lembrou que as observações de Bolsonaro estão longe do conceito de ciência. “Não interessa quantas pessoas a gente conhece que tomaram cloroquina e se curaram. Isso não se transforma em evidência científica, isso precisa ser investigado”, disse a especialista.

Pasternak explicou as diferenças entre correlação e as relações de causa e efeito. “Correlação são coisas que acontecem ao mesmo tempo e a gente investiga, para ter uma resposta, para saber se há uma relação de causa e efeito. Para isso, a gente usa estudos randomizados, controlados, duplo-cegos e com grupo placebo. É esse tipo de estudo que consegue estabelecer uma relação de causa e efeito”, narrou a microbiologista.

“Quando alguém diz ‘parece que tem um monte de gente que tomou cloroquina e melhorou’, isso dá para a gente uma pergunta: será que a cloroquina funciona para Covid? Mas não nos dá uma resposta”, acrescentou. Pasternak fez duras críticas indiretas ao presidente da República e disse que “negacionismo é a propagação intencional da mentira”. “A gente testou cloroquina em animais. A gente só não testou a cloroquina em emas porque as emas fugiram”, afirmou a especialista.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1.324.223 motociclistas seguidores de Bolsonaro, em uma passeata em São Paulo. Não vi nada sobre esse assunto. Os jornalistas da Crusoe moram no Brasil 🇧🇷 é ?

  2. Acredito que os planos de saúde de classe média PREVENT SENIOR (idosos) e UNIMED que trataram precocemente pessoas de minha família e amigos com estas medic. sem eficácia comprovada (cloroq.+azitromiciana + Cortisona) agem de má fé com seus clientes. Os Médicos do SUS que nada indicam para COVIDS mas receitam medic. para gripe comum , estes estariam certos. Olhem os números de SP. Campeão nacional de mortos por COVIDS em números absolutos e relativos, com lockdown e tudo. O está a verdade ?

    1. PB, os caras vem com cada uma, que é de amargar. Deus queira que esta pandemia acabe logo, não aguento mais os caras chatos daqui e os hipócritas da CPI, falarem em cloroquina. Aqui em Minas tem uma festa chamada Velório do Carneiro. Assim que a epidemia acabar e o Bolsonaro ser chutado para fora, vou organizar a maior festa de todos os tempos: O VELÓRIO DO COVEIRO. Depois dessa festa, nunca mais quero ouvir a palavra Bolsonaro ou ter que olhar para a sua cara cretina.

    2. PAULO, o cara vem numa reportagem onde a Dra. Natália põe por terra toda essa lobotomização negacionista de kit covid, inclusive externando que a cloroquina já foi exaustivamente testa cientificamente e ficou claro q não ajuda no combate da covid. Quanto ao "supremacistas INTELECTUAIS brancos", isso é algo impossível de se imaginar..rs.. podem até axistir supremacistas brancos, assim como existem bozistas brancos, mas com certeza o "intelecto" passa longe dessas duas turmas..rs.

    3. Alexandre, essa sua colocação de esquerda e supremacistas intelectuais brancos (q porr* é essa?) não tem espaço numa discussão científica. Seus argumentos aqui colocados são dignos de pena. São de um BOBÃO. Então, vai procurar algo útil para fazer. Esses médicos que defendem e usam esse tratamento, devem ser do mesmo nível de alguns que foram na CPI, e não sabiam a diferença de vírus e protozoários. E também não sabem regra de 3. É lamentável ver imbecis com você se prestando a essa merda.

    4. Alexandre, estes medicamentos tem preços relativamente baixos, porém proporcionam enormes margens de lucros para os laboratórios, principalmente se for genéricos. Vc acha que esse seu argumento com relação ao povo ser cerceado do direito a um tratamento com esses medicamentos, se sustenta em fatos?

    5. Alexandre, pessoas que vc conhece usaram cloroquina, que combate protozoários, cortisona, muito provavelmente em ambiente hospitalar e azitromicina, que é um antibiótico para tratar infecções por bactérias. Minha pergunta é: qual o resultado esperado de usar concomitantemente esses três medicamentos numa doença causada por um vírus?

    6. Bozo ... A estratégia de empilhar cadáver e da mentira repetida sempre foi usada pela esquerda Stalinista/Maoista e Castrista da qual vc deve fazer parte. Mas esta esquerda é morta. Hoje temos os Supremacistas Intelectuais Brancos que repetem nas mídias as mesma narrativa que lhes interessa para confundir. As pessoas de que falo são empresários amigos pessoais e doutores de verdade que foram tratados desta forma ..E por outro lado vejo que o SUS nada indica..

    7. Com relação a "ser tratado da mesma forma que a elite", vale lembrar do experimento macabro feito em Manaus pelo governo federal. O resultado foi bem diferente de sua fake news sobre o prevent senior.

    8. Ela começou com o protocolo de cloroquina antes de haver qualquer pesquisa cientifica mostrando a ineficácia da mesma, isso no início, quando o mundo inteiro estava tateando no entendimento desse vírus e morreu muita gente em suas unidades hospitalares. Importa observar que esse convênio é voltado para praticamente o público idoso, o fato de diminuir bastante o índice de mortes deles é por causa da vacinação focada no grupo de idosos, agora imunizados. Fake News aqui não vinga!

    9. Palhaço Bozo .. Para sua informação .. A Prevent foi campeã em mortes antes de adotar este protocolo.. Hoje tem um indice que é a metade das mortes em relaçao a SP. . A CPI desistiu de convocar a empresa? O POVO TEM O DIREITO DE SER TRATADO DA MESMA FORMA QUE NOSSA ELITE . ESTE O MOTIVO DE MINHA INCORFORMIDADE COM PESSOAS E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE VEM A PÚBLICO PARA CONFUNDIR AO INVÉS DE ESCLARECER.

    10. SP nunca fez lockdown e, pelo visto, você não sabe o que é um LockDown. Ah! é sempre bom lembrar que o número de mortos nos hospitais da prevent foi alarmante, sendo inclusive pensado na possibilidade de fechamento/intervenção. Essas medicações são o ouro de tolo no combate da pandemia, pura ilusão de tratamento.

  3. Essa Natália Pasternak e a Elizabeth Dalcolmo "Poca-Boca", não são aquelas "pesquisadoras" de araque que vivem penduradas na globonews-lixo 24hs por dia?

  4. Já se sabe (os bolsonaristas também sabem) que mais de 80% das pessoas infectadas pelo Sarscov2 terão sintomas leves ou serão assintomáticos. Ou seja, tomar ou não tomar qualquer remédio é indiferente. Aliás, é melhor tomar placebo do que "cloroquinas", pois o primeiro não produz efeitos colaterais. Por isso é fácil convencer os bolsonaristas sobre a mentira cloroquinica.

    1. Bolsonaristas acreditam piamente nas mentiras do presidento. Muitos morreram ou mataram seus familiares e amigos acreditando nessas baboseiras assassinas.

    2. Não é fácil convence-los não NeutronLento, o rebanho bozista foge da ciência e da verdade igual ao diabo fugindo da cruz.

  5. Atualmente, tenho achado bobagem refutar qualquer posição de Bolsonaro. Ele é louco de verdade. Não é força de expressão. E, como se sabe, não faz qualquer sentido refutar um louco. Ou se o ignora ou se o interna.

  6. Pobres animais. Visto que os minions sao animais irracionais, melhor nebulizar 50 milhoes deles e ver o resultado. Deixa as emas e as pobres cobaias em paz...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO