Na contramão de Lula, Milei declara PCC e CV como terroristas
Ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou que seu país passou a considerar as duas organizações brasileiras como narcoterroristas
A ministra de Segurança da Argentina, Patricia Bullrich (foto), afirmou em entrevista ao canal La Nación+, na noite de terça, 28, que o governo de Javier Milei passou a considerar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), como organizações terroristas.
“A partir daí, decidiu-se uma nova estratégia de combate. Abandonaram a política de pacificação que havia sido muito bem-sucedida no Rio de Janeiro. Fui ver como era. Conheci a experiência. E começam essas duas organizações, que a Argentina declarou narcoterroristas”, disse Bullrich.
O entrevistador, então a interrompeu: “O Primeiro Comando e o Comando Vermelho foram declarados narcoterroristas pela Argentina?”.
“Sim. São narcoterroristas, porque têm todo um sistema”, disse a ministra.
Mais adiante na conversa, Bullrich voltou a tocar no assunto.
“Se o governo do estado do Rio de Janeiro está enfrentando uma situação em que bairros inteiros estão sendo dominados pelo Comando Vermelho, neste caso, mas poderia ser o Primeiro Comando Capital. São instituições gêmeas que não competem entre si, não se matam entre eles. Dividem o território e não se matam. Digamos, praticam extorsão, sequestros, assaltos a bancos, além do tráfico de drogas, são multifuncionais”, disse Bullrich.
“Mas não brigam entre si?”, questionou o jornalista.
“Não. Já ajudaram terroristas. No ano passado prenderam 26 terroristas que estavam preparando um atentado do Hezbollah no Rio de Janeiro, e eles tinham toda a infraestrutura interna era do PCC. Por isso, nós declaramos a organização narcoterrorista, essa organização”, afirmou a ministra.
“Nós fizemos. Nós colocamos agora no Repet, que é o cadastro de organizações terroristas”, seguiu.
Lula
O governo Lula, contudo, é contra equiparar os grupos de crime organizado como entidades terroristas.
"É preocupante a equiparação entre a criminalidade e o terrorismo. A forma mais eficaz de combater o tráfico de drogas é a cooperação para reprimir a lavagem de dinheiro e limitar o comércio de armas. Usar força letal em situações que não constituem conflitos armados equivale a executar pessoas sem julgamento", disse Lula durante a Assembleia-Geral da ONU.
Leia em O Antagonista: A insegurança de Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)