Mudança feita pela PGR bagunçou a Operação Greenfield
Investigações atrasadas e com prazos de diligências vencidos. Esse é o cenário deixado pelo procurador Celso Três (foto) após sua rápida passagem pelo comando da Operação Greenfield, que investiga desvios em fundos de pensão e na Caixa Econômica. O procurador pediu à Procuradoria-Geral da República para deixar as investigações em janeiro, três meses depois de...
Investigações atrasadas e com prazos de diligências vencidos. Esse é o cenário deixado pelo procurador Celso Três (foto) após sua rápida passagem pelo comando da Operação Greenfield, que investiga desvios em fundos de pensão e na Caixa Econômica.
O procurador pediu à Procuradoria-Geral da República para deixar as investigações em janeiro, três meses depois de assumir o posto. Sem uma resposta de Augusto Aras, resolveu declarar sua própria suspeição como responsável pela Greenfield por motivos de "foro íntimo". Assim, voltou a conduzir somente os casos da Procuradoria da República em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, sua jurisdição de origem.
A Crusoé, Três afirmou ter tomado a atitude em razão de uma nota pública assinada pelos conselheiros do Conselho Superior do MPF que defendeu a "nulidade" de sua designação para atuar na Greenfield. "Isto é inédito no Ministério Público Brasileiro. Não há precedente que o órgão de cúpula da Instituição debruce-se a emitir juízo público de nulidade dos atos de seus próprios Membros".
Após a saída de Celso Três, as investigações que estavam sob seu comando foram redistribuídas a integrantes do MPF em Brasília. Crusoé apurou que os casos que estavam nas mãos de Três não avançaram. Procuradores do DF acabaram enviando as investigações de volta a Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, que foi coordenador da força-tarefa Greenfield, extinta por Aras no ano passado.
Crítico ferrenho da Lava Jato, Celso Três havia se candidatado para conduzir a Greenfield após a força-tarefa da operação ser extinta pela PGR. Ele foi o único inscrito em um edital aberto para procuradores de todo o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
NeutronLento
2021-05-04 06:04:39Quem se deu bem com essa bagunça foi o posto ipiranga que era réu
Guilherme
2021-05-04 00:23:43Quando um procurador é instrumento dos corruptos, aí a situação é bem grave. Uma coisa é um juiz nomeado, como beiçola, levando e outros. Vão cumprir as suas missões na impunidade dos mandriões amigos. Mas procurador que faz concurso e sabe desde o início qual a sua tarefa, defender bandido é o fim da picada!
Ana Galdino dos Santos
2021-05-03 22:43:35está do jeito que os corruptos gostam.
Zé_Ferino
2021-05-03 16:07:49Com essa cara de paspalho só poderia dar nisso mesmo.
Rosileine
2021-05-03 14:40:45aposto que o salário aumentou e ele não vai devolver certo?
LUCIANO
2021-05-03 11:53:18Institucionalmente, é vergonhoso o que Aras, Bolsonaro e o STF fizeram com o Ministério Público.
PAULO
2021-05-03 11:02:04Bolsonaro quer um cara terrível para ocupar uma vaga no STF, que já é terrivelmente acobertador de crimes do colarinho branco. Então o perfil da nova vaga é: - terrivelmente pilantra, - terrivelmente safado, - terrivelmente hipócrita, - terrivelmente dissimulado, - terrivelmente ordinário, - terrivelmente à favor da corrupção, - terrivelmente contra o Brasil. Aras parece ser o cavalo mais competitivo. Mas, como no Brasil do Lula e do Bolsonaro, o ruim pode piorar, pode aparecer outro jumento.
MARILDA ALVES CHEMELLO LUZ
2021-05-03 10:45:25E enquanto isso, nós os aposentados da Caixa, beneficiários da Funcef, pagamos um equacionamento perto de 30% de nossos salários para cobrir o roubo feito pelos indicados pela Caixa e consequentemente pelo governo. Isso por toda nossa vida...
Odete6
2021-05-03 10:08:27Três vezes tóxico esse ""vip"" da pgr: vendido, idiota e perverso. Já vai tarde.
Eduardo
2021-05-03 09:31:43Pois é o que o PGR Aras procurou mesmo (e bota procura e aulicismo nisso!), este tempo todo, é ocupar um vagão no STF. Por sinal a vaga de Marco Aurélio Melo reune o que há de pior. Incrível, o STF vai piorar! MAM vai deixar saudades com seus rococo’s.